UOL Entretenimento Televisão

20/01/2010 - 00h05

Cultura troca direção de jornalismo pela sétima vez em quatro anos

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Troca de comando no Jornalismo da Rede Cultura. Antonio Neves saiu na quinta-feira. Estava em férias, foi chamado para a “gravação de um piloto” e surpreendido com o comunicado da sua demissão.

 

Paulo Fogaça, o Fogacinha, com passagens na Globo e SBT, já assumiu em seu lugar.

 

Foi apresentado na sexta-feira por Marcelo Amiky, diretor de produção, como novo “facilitador do departamento”. Algo que ninguém até agora entendeu o que significa – apesar dos esforços desenvolvidos.

 

É a sétima troca de comando no Jornalismo da Cultura só nos últimos quatro anos – Alexandre Machado, Albino Castro, Pola Galé, Julio Moreno, Paulo Roberto Leandro, Pola Galé de novo, Toninho Neves e, agora, o Paulo Fogaça.

 

Fácil concluir que o problema certamente não está no diretor, mas na estrutura do departamento ou da própria emissora.

 

Entre as consequências mais imediatas, já se sabe que haverá a mudança dos apresentadores do “Jornal da Cultura”. Laila Dawa e Ricardo Ferraz estão com os dias contados, mas os seus substitutos ainda não foram escolhidos.

 

Os dois serão aproveitados em outros setores.

 

E mais essa

 

Se uma não bastasse, agora são duas passarelas no ar.

 

E isto, com direito a bate-boca e “troca de tiros” entre os programas e emissoras envolvidos, “Domingo Legal” – SBT, e “Hoje em Dia” - Record.

 

Ainda causa surpresa a facilidade de se perder tanto tempo com tamanha bobagem.

 

Ibope

 

Ontem foi um dia de festa no SBT.

 

Números consolidados de segunda-feira (18) apontaram vitória sobre a Record nas duas faixas: período inteiro (24 horas) foi 6 a 5, e das 6h às 24h foi de 7 a 6.

 

Segundo se informa, isto não acontecia há mais de dez anos neste dia da semana.

 

Opinião

 

Há, em todo mercado, uma preocupação muito grande com o atual momento da Record. Uma situação que pode se agravar ainda mais se providências não forem tomadas, e no mais curto espaço de tempo.

 

 

É indispensável a colocação de profissionais certos nos lugares certos, enquanto ainda é possível salvar alguma coisa.

 

 

E necessário, antes de tudo, que a atual direção da emissora tenha a grandeza de reconhecer a sua incapacidade de combater o problema no estágio em que se encontra.

 

 

  • Munir Chatack/Divulgação

    Ten. Wilson (Murilo Benício) e cel. Caetano (Milton Gonçalves) de "Força Tarefa" (abr/2008)

Série – 1

 

 

As gravações da nova temporada da série “Força Tarefa”, estrelada por Murilo Benicio e Milton Gonçalves, serão concluídas em março.

 

 

É bem provável que o programa volte ao ar junto com a nova grade, em abril.

 

 

Série – 2

 

Assim que chegarem ao fim os trabalhos de “Força Tarefa”, o diretor José Alvarenga irá direto para as gravações de “A Separação”.

 

 

Trata-se de um novo projeto do casal Fernanda Young e Alexandre Machado, ainda sem elenco fechado.

 

 

Prazo final

 

 

Hoje é o último dia para que o Banco do Brasil exerça sua prioridade de compra do “Projeto Vôlei 2010” junto ao departamento comercial da Rede Globo.

 

 

A emissora irá acompanhar a Superliga - Masculina e Feminina, a participação de nossas seleções em grandes torneios internacionais, e o Mundial de Vôlei de Praia, entre outros.

 

 

Copa do Mundo

 

 

Entre hoje e amanhã, a Bandeirantes deve ter a lista final de todos os profissionais que estarão envolvidos na cobertura da Copa da África.

 

 

Trabalho desenvolvido pelo novo diretor José Emílio Ambrósio.

 

 

E tem outra

 

 

A Globo TV Sports e a Operadora de Televisão a cabo Starhub, de Cingapura, acabam de fechar um acordo de dois anos que prevê a transmissão de 82 partidas anuais de futebol.

 

 

Além dos regionais, Paulista e Carioca, e do Campeonato Brasileiro, o acordo também inclui a exibição do "FootBrazil", uma revista eletrônica semanal com 30 minutos de duração, especialmente produzida para o mercado internacional e que exibe os principais lances das rodadas.

 

 

  • Reprodução

    Eliane e Alex cumprem castigo do monstro no BBB (15/1/10)

Uma fortuna

 

 

Ninguém mais, com toda certeza, gosta do “Big Brother” que a própria Globo. E razões não faltam para isso.

 

 

Há em todo mercado comercial a estimativa que o faturamento do programa, em seus dois meses no ar, ou pouco mais que isso, passe tranquilamente da casa dos R$ 300 milhões.

 

 

Não tem nada melhor que começar o ano com um dinheiro desse tamanho.

 

 

  • Munir Chatack/Divulgação

    Bianca Rinaldi grava "Ribeirão do Tempo" em Brotas (jan/10)

Externas

 

 

Elenco e produção de “Ribeirão do Tempo”, nova novela da Record, mal completaram os trabalhos em Brotas, São Paulo, e já têm uma nova missão pela frente.

 

 

A equipe segue na próxima segunda-feira para a cidade de Casemiro de Abreu, RJ. Lá serão gravadas as cenas que mostram o riacho que dá nome à novela e à cidade fictícia: Ribeirão do Tempo.

 

 

Do elenco, viajam: Bianca Rinaldi, Caio Junqueira, Jacqueline Laurence, Ângelo Paes Leme, Taumaturgo Ferreira, Rodrigo Phavanello, Rafael Calomeni, Letícia Medina, Liliana Castro, Cássio Scapin e Heitor Martinez.

 

 

  • Record/Divulgação

    Gisele Itié em "Bela, a Feia"

A bela

 

 

Pelo menos para as equipes de produção e figurino de “Bela, a Feia”, a transformação de Giselle Itié já teve início.

 

Tudo em fase de testes.

 

 

Como se sabe, a Record não deixará essa etapa para a parte final da história, até para que a fase mais “bela” da personagem possa ser melhor explorada.

 

 

A emissora não divulga quando a cena irá ao ar e descarta-se a possibilidade de acontecer em várias etapas. A mudança, dizem, será uma grande surpresa, de um dia para o outro.

 

 

Preparativos

 

 

Só na próxima semana Luciana Gimenez voltará a apresentar o seu “Superpop”, ao vivo, na Rede TV!

 

Os novos cenários do programa ainda estão em fase de ajustes. Hoje, de acordo com a ordem dos trabalhos, será realizado um pré-light, teste de iluminação.

 

 

C'est fini

 

Ao trabalho – hoje é o dia da volta ao trabalho da apresentadora Eliana no SBT, depois de um período de férias na Europa.

 

Mas sua equipe já grava externas desde a semana passada em diversos pontos de São Paulo. A produção, inclusive, mandou uma equipe ao Haiti.

 

                                                             ***
 

 

Os dois donos da Rede TV! não tomam decisões isoladas. Há um acerto entre eles. A esperança de todos os setores da emissora é que agora, com a volta do vice Marcelo Carvalho dos Estados Unidos, as coisas comecem a acontecer.

 

 

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host