UOL Entretenimento Televisão

06/01/2010 - 00h05

Programas religiosos não se sujeitam à classificação obrigatória

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A "classificação obrigatória" veio tomar o lugar da censura. Hoje, nada mais é "proibido", mas a programação da TV - como um todo - já de um tempo passou a obedecer a horários determinados para exibições de suas novelas, séries, seriados, minisséries e até programas de auditório.

É o que existe agora e, se é o que deve valer, não cabe discussão, desde que os seus critérios sejam justos e iguais, com o mesmo efeito para todos.

Acontece que ainda se verificam distorções e, antes que se faça algum juízo antecipado, nada contra programa religioso nenhum. Ao contrário. Mas exatamente eles aparecem como perigosas exceções pelo que frequentemente exibem ou apresentam como verdade absoluta.

Várias pessoas têm deformações, doenças incuráveis ou ferimentos focalizados, em sua boa fé acreditando nos milagres prometidos. Não tem dia, nem hora. É o que se vê o tempo todo, inclusive para casos que até hoje desafiam a medicina tradicional.

A saúde está entre os principais problemas do nosso país, o que naturalmente leva muitas pessoas ao desespero. A televisão não pode irresponsavelmente contribuir para o seu agravamento.

É preciso que exista um melhor critério e que tais cenas, no mínimo, também obedeçam a horários determinados.

Casamento do macaco

Os telespectadores que estão acostumados com o tradicional "final feliz" das novelas não serão surpreendidos com "Caras & Bocas".

O seu encerramento também será assim. Todo mundo trocando juras eternas e se juntando no capítulo final. Inclusive o macaco.

Casamento na igreja, com direito a padre e o elenco inteiro presente.

Só me bateu uma dúvida: quem vai conduzir a noiva?

Fuso diferente

"Viver a Vida" está com um calendário novo ou diferente do nosso. O seu Réveillon só começou na segunda-feira e ainda ontem não tinha dia para terminar.

Vai que, numa dessas, o autor entregou o capítulo atrasado.

Carnaval

Na semana que vem, em Salvador, Patrícia Maldonado começa a gravar matérias especiais que a Band irá exibir durante o Carnaval.

Lorena Calabria também vai realizar um trabalho parecido, mas no Recife.

Jornalismo - 1

Luciana Barcellos é a mais nova chefe de redação do SBT em São Paulo.

Antes, era editora executiva do "SBT Brasil".

Jornalismo - 2

Diego Sangermano, que durante dois anos foi repórter do SBT em São Paulo, será o novo Gerente Regional de Jornalismo do SBT em Porto Alegre.

Assume na próxima segunda-feira.

Tubarões americanos

Luciana Gimenez recebeu a missão de entrevistar, em Nova York, os empresários que participam da edição americana do reality show "Shark Tank", exibido pela Rede ABC.

A gravação foi feita ontem, na Nasdaq, e ainda não tem data para ir ao ar.

A RedeTV! prepara sua versão do programa, com o título de "No Tanque dos Tubarões", para estrear em maio.

Novo comando

Valdir Zwetsh, novo editor-chefe do "Jornal da Band", assume a função na próxima semana, mas ainda sem contar com o apresentador titular, Ricardo Boechat, que só volta no dia 20.

Boris Casoy continua até lá.

Zwetsh, ex-Record, chega com a missão de elevar os índices do "JB".

Tática

O pessoal da Record jura, de pés juntos, que não existe atraso nenhum nos trabalhos de "A História de Ester".

A data de estreia só não foi confirmada até agora, informa-se, por uma estratégia de programação.

Está com todo jeitão de só começar em fevereiro.

A propósito

O mesmo "jeitão" vale para "Ribeirão do Tempo", novela de Marcílio Moraes.

Também não estreia antes de março.

O segredo em cima dela também é bem comprometedor.

Estado de graça

O autor Walcyr Carrasco teve uma segunda-feira das mais memoráveis na TV.

"Alma Gêmea", em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo, deu 21 pontos de média, com 55% de participação de audiência. O SBT, em segundo no horário, ficou com 6.

No mesmo dia, "Caras & Bocas" marcou 35 pontos, com 61% de share. Um pouco demais, nos dois casos.

Time escalado

Oficialmente, são estes os nomes que estarão com Marcos Mion no programa "Os Legendários", na Record: Miá Mello, Marcelo Marrom, Felipe Solari, João Gordo, Jaqueline Khury, Gui Pádua e Mionzinho.

C´est fini

Luigi Baricelli entra em férias na segunda-feira. Só voltará ao comando do "Vídeo Show" no começo de fevereiro. A propósito, o programa, com seu novo esquema aprovado, vai continuar do mesmo jeito nesta nova temporada.

O novo "Big Brother" agora terá 8 mulheres contra 7 homens. Uma a mais. A diferença pode ser explicada pelo fato de, até agora, nas 9 edições, as participantes terem vencido apenas duas.

Orlando, na Flórida, virou, neste começo de ano, a capital brasileira dos apresentares de televisão. Todo mundo lá. Xuxa, Fausto Silva, Silvio Santos, Gugu, Amaury Jr...

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host