UOL Entretenimento Televisão

29/12/2009 - 00h05

Novelas se aproximam cada vez mais da vida real

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Tempo de amenidades e de jogar uma conversinha fora. Falar das surpresas que as novelas sempre nos reservam, por exemplo, é uma boa para o período. Repare que é quase uma regra geral: todas elas têm procurado, a cada dia, retratar os nossos dias com maior proximidade e fidelidade. Só que ainda acontecem coisas interessantes.

  • Isac Luz/TV Globo

    O esperado reencontro de Gustavo e Verônica em "Cama de Gato" foi ao ar na noite do dia 24 de dezembro, com o protagonista vestido de Papai Noel


Festas de Natal e Ano-Novo nunca mais faltaram. E, justiça se faça, isto se deve ao Daniel Filho, desde os tempos em que ele ainda era diretor de toda teledramaturgia da Globo. Sabendo o dia de exibição dos capítulos, uma continha rápida é suficiente. E pronto. Tudo acontece como na vida real.

Os fins de semana, com os sábados e domingos, geralmente são incluídos, mas ainda não se têm registros de feriados ou dias santos. Nunca ninguém falou disso e, pelo menos nas que foram exibidas até agora, não houve qualquer referência a eles.

Apagão, repare, ainda é algo que não existe, apesar de "Viver a Vida" acontecer nos dias atuais e num Rio de Janeiro que também vem sofrendo com tais problemas. Ou, no mínimo, devemos imaginar todo mundo por lá se organizou e já tem o seu geradorzinho em casa.

Carro também nunca falha. Sempre pegam na primeira e acidente, quando é o caso, ou mata ou inutiliza alguém. Batidinha de leve quase não se vê. É exceção.

Questões à parte, braços a torcer. Cada dia mais, se observa, há uma distância menor com a realidade.


A novela do filme
A venda de DVDs de "A Lei e o Crime", sem constar na ficha técnica o crédito a Marcilio Moraes, deixou o autor bastante contrariado. Isso não é novidade.

Nos bastidores da Record, dizem até que o lamentável episódio chegou a respingar no projeto do filme. Mas, pelo andar da carruagem, em relação ao trabalho para o cinema, tudo se acalmou nos últimos dias.

As primeiras filmagens estão previstas para abril de 2010, com Francisca Queiroz e Ângelo Paes Leme à frente do elenco. Direção de Alexandre Avancini.


Opinião
Juliana Paes não é unanimidade no setor de novelas da Globo. Importante diretor da casa, mesmo com todo sucesso alcançado por "Caminho das Índias", entende que ela ainda não é uma atriz pronta. Precisa se dedicar e estudar mais.


Futebol
A Série B do Campeonato Brasileiro vai continuar na Rede TV! em 2010. Com a saída do executivo José Emílio Ambrósio para a Bandeirantes, surgiram boatos que essa mudança também poderia acontecer. Nada disso.

Aliás, a direção da Rede TV! tem planos de ampliar a sua programação esportiva já na próxima temporada.


Louvável
Em meio às diversas mudanças realizadas pelas emissoras ao longo do ano, ou mais especialmente com a saída da Eliana para o SBT, a Record apostou as suas fichas em Ana Hickmann como nova apresentadora do "Tudo é Possível".

E se deu bem. Humilde, esforçada e com muita vontade de aprender ela se saiu bem e pode crescer muito mais. Foi, sem dúvida, um dos pontos positivos da temporada.


Pauta dos trabalhos
Na Bandeirantes, o assunto novelas voltou a ser discutido em suas últimas reuniões. O dono, Johnny Saad, entende que nenhuma grande rede de televisão no Brasil pode abrir mão deste produto. Há, segundo ele, uma exigência do telespectador.

A primeira experiência, em 2010, como se sabe, será uma sitcom escrita por Domingos de Oliveira.


Tudo certo
Na Globo já se admite que Fábio Assunção, depois da exibição de microssérie "Dalva & Herivelto", ficará reservado para a próxima novela do Gilberto Braga. Nada mais, além disso.

Glória Pires também no papel de uma viúva solitária, como contou no programa da Marília Gabriela, está garantida no mesmo trabalho.

São os dois nomes mais importantes deste elenco confirmados até aqui, além de Deborah Secco, porque com Wagner Moura, que também está nos planos, ainda não tem nada fechado.


Há um problema
A direção da Rede TV! ainda não conseguiu definir a sua grade do ano que vem. Existem muitos produtos novos. E bons.

Mas está complicado acomodar com o que já existe. É importante considerar que o programa da Luciana Gimenez ocupa e continuará ocupando a faixa nobre da emissora de segunda a quinta. E nem tem como mexer com ela.

Encontrar outros horários disponíveis virou a grande questão. Ou o quebra-cabeça da vez.


Boa nota
Chico Anysio voltará a fazer parte do elenco fixo do "Zorra Total" no ano que vem. Está certo e confirmado. Inicialmente, com o personagem Justo Veríssimo.


Férias
Gugu Liberato e sua equipe da Record pararam no último dia 20. Todos dispensados neste período de festas. O toque de reunir da produção será em 11 de janeiro. O programa volta ao vivo no dia 24.


C?est fini
Movimento zero nas emissoras de televisão. Plantão só do pessoal que toca o dia-a-dia. As grandes decisões devem mesmo ficar para o ano que vem. A Record não pretende parar em "A História de Ester". Existem planos de mais duas minisséries no ano que vem.

Foram muitos os protestos de telespectadores, indignados com os cortes em "O Retorno da Múmia", exibido pela Record no último dia 27. Mas tem uma explicação: classificado para 14 anos, o filme não poderia ser exibido às 14 horas.

Isto só aconteceu porque foi feita uma edição das cenas mais fortes e o Ministério reclassificou para 10 anos.

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host