UOL Entretenimento Televisão

16/12/2009 - 00h05

O desastre da TV fechada começa pela falta de cuidado

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Os programas do canal SporTV resolveram eliminar as bancadas. São raros os que ainda mantêm algo parecido. Diante disso, seus participantes sempre aparecem sentados e, invariavelmente, com a sola do sapato na cara do telespectador. Complicado entender.

Os cenários, em plena era digital, são em sua grande maioria remendados ou desbotados, o que apenas comprova o descuido existente na TV fechada, onde não há um mínimo de cuidado com nada.

Na outra ponta, só para não sair do campo esportivo, encontramos a ESPN Brasil com o seu "Sportcenter", mantendo - creio que obrigatoriamente - o modelo de cenário e demais detalhes do mesmo programa apresentado em outros países.

É impossível encontrar alguma coisa mais feia e de tão péssimo gosto como aquilo. Cores e luzes, também nas mais variadas e berrantes tonalidades, castigando o pobre coitado do telespectador. Boate de beira de estrada não chegaria a tanto. Tem que assistir com um colírio do lado.

Já dizia o professor Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho: na televisão, o tom pastel para os cenários é o que há. Saiu disso, o desastre ou choque sempre será inevitável.

Promoção

Marcos Schechtman, responsável pela direção-geral de "Caminho das Índias", produção que conquistou o Emmy Internacional de "Melhor Telenovela", ganhou posições na Rede Globo.

Schechtman foi promovido a Diretor de Núcleo. O prêmio, certamente, deu o empurrãozinho que faltava. O próximo deve ser o Rogério Gomes, o Papinha.

Novo passo

No domingo passado, a Globo realizou em estúdios com o elenco de "Viver a Vida", os primeiros testes de gravação de novela em 3D (três dimensões).

Não vai nada ao ar. O resultado, segundo se informa, agradou a todos.

Esquisito

Tem uma vinheta no canal GNT, mostrando vários dos seus artistas rindo, e - ao que parece - querendo dizer alguma coisa.

É rapidinha. Começa e termina desse jeito, mas como ninguém fala nada, o telespectador fica sem entender coisa nenhuma. E querendo saber: estão "rindo do quê?".

Estranho. Mas vale pesquisar. Vai que numa dessas existe uma mensagem que ninguém está enxergando?

Gerações sertanejas

É interessante verificar a velocidade que existe na renovação da música sertaneja. Lá trás, muitos ainda lembram de Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Pardinho, além de outras tantas.

Depois vieram, quase que ao mesmo tempo, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone...

E agora, está por aí uma geração nova, representada por Victor & Léo, César Menotti e Fabiano, entre outros.

Um quadro curioso.

Enquanto isso...

O mercado da música está em estado de alerta. A venda de discos e shows desabou nos últimos meses.

Apenas alguns poucos privilegiados continuam trabalhando quase que normalmente.

E as perspectivas para o ano que vem são as mais sombrias.

Está pronto

  • Divulgação/Globo

    O ator Antonio Fagundes


O "Domingão do Faustão" já tem gravada para o dia 27, uma homenagem a Antonio Fagundes, que vai receber o troféu Mário Lago.

Contou com as presenças de Gilberto Gil, Rodrigo Lombardi - interpretando um texto de Augusto Branco -, e Alcione cantando "O que é, o que é?", de Gonzaguinha.

O público aplaudiu em pé.

Indy no Brasil

Com realização marcada para o dia 14 de março em São Paulo, a Fórmula Indy é um dos assuntos do momento. Nesta semana, será escolhida a empresa que vai montar o evento e também comercializar.

Para o passo seguinte ficou a definição de outros detalhes, como preço dos ingressos, por exemplo. O contrato é de 4 anos.

A Band irá gerar as imagens para todo o mundo - devem ser colocadas 22 câmeras -, mais as dos carros, só que estas sob responsabilidade de uma empresa dos Estados Unidos.

Assim fica difícil

Sábado passado, a Record botou no ar o "Esporte Fantástico" na faixa de uma da tarde, praticamente dividindo o primeiro lugar com a Globo no horário.

O primeiro bloco foi curto, de 2 minutos, e um intervalo de... 6 minutos.

Jogaram o programa no lixo. E foi certamente um dos melhores produzidos até aqui.

Festa do Gugu

Gugu Liberato vai fazer a festa de fim de ano de sua produção no sábado, na hora do almoço.

Na ocasião, serão sorteados 80 presentes para os 80 convidados.

Não está bom

Os telespectadores do "Rede TV News", principal telejornal da RedeTV!, exibido na faixa das 9 da noite, têm reclamado do áudio do estúdio, que, na verdade, fica na redação do jornalismo.

Há um ruído comprometedor no ambiente, que desaparece nas matérias gravadas.

Viver a Vida - 1

A chegada de Lucas (Rogério Romera), pai de Rafaela (Klara Castanho), vai movimentar os próximos capítulos de "Viver a Vida".

Suas ameaças levarão Dora, personagem de Giovanna Antonelli, a pedir ajuda a Helena (Taís Araújo).

A modelo, como se recorda, tem uma dívida com Dora, que foi quem lhe salvou a vida, e concorda em ajudá-la. Com isso, Dora e Rafaela se mudam para o Rio.

Viver a Vida - 2

  • Divulgação/Globo

    O ator Thiago Lacerda


O que chegou a ser divulgado como certeza no início, agora não está mais valendo.

De acordo com o autor Manoel Carlos, "Bruno (Thiago Lacerda) ser filho de Marcos (José Mayer) é apenas uma possibilidade que ainda não está confirmada".

De qualquer forma, prossegue o autor, "independentemente desta possível relação entre eles, o triângulo amoroso logo se formará com a aproximação cada vez maior de Bruno e Helena".

C?est fini

Cléber Machado, um dos principais narradores da Globo, cujo nome circulou com bastante intensidade na Record após a emissora adquirir direitos exclusivos de Londres-2012, não tem posição oficial da casa sobre sua presença na Copa da África, em 2010. "Ninguém falou nada pra mim, ainda", declara.

Em 2008, apesar de não ter ido a Pequim, Cléber Machado bateu escanteio e correu para cabecear. Transmitiu daqui a maioria dos jogos.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host