UOL Entretenimento Televisão

11/12/2009 - 10h12

Globo usa microsséries como alternativa para evitar problemas com o BBB

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Em outras temporadas, atores da Globo não poupavam críticas ao fato de a emissora exibir minisséries depois do "Big Brother" e do futebol. Alvos de enorme investimento, as produções entravam muito tarde e não registravam audiências tão boas. Um negócio que também era ruim para o telespectador.
  • Divulgação/Globo

    A exibição de microsséries como "Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor", que estreia em janeiro de 2010, é uma estratégia da Globo para não atrapalhar a transmissão do BBB

Em 2007, as críticas de Glória Perez e Christiane Torloni, durante a exibição de "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", alcançaram forte repercussão. Outros profissionais, na mesma ocasião, fizeram coro.

Vale lembrar até que se cogitou, no Projac, a ideia de não apostar em séries em janeiro, para priorizar o reality - que já se transformou num dos principais faturamentos da emissora em toda a temporada. Porém, com a mexida em algumas peças - séries mais curtas, no ar antes do "BBB" e lançamentos após a nova programação - a direção da Globo apresenta uma opção de grade interessante.

Uma solução, que pode virar regra, desde que seus autores produzam bons trabalhos direcionados ao período e nas condições estabelecidas, ou seja, no formato de microssérie.

Como se observa, é possível buscar um caminho para que os dois produtos - dramaturgia e reality show - possam chegar ao público de forma harmoniosa. Sem estresse.

Ufa!

Alívio geral. Não se confirmam os rumores de um novo título para a novela de Silvio de Abreu.

"Passione" está em pé e tem amplas possibilidades de ser confirmado como definitivo.

"Romance", certamente, é uma outra história. A Globo registrou, mas ainda não divulga do que se trata.

A conferir

Segundo alguém muito próximo do alto comando da Band, 30 de abril será o último dia do religioso RR Soares no horário nobre da programação da emissora.

E mais: na primeira semana de maio, o horário das 21 horas será ocupado por séries da HBO.

Valendo

O SBT vai gravar, na segunda-feira, o piloto definitivo do "Jogo das Loiras", só que o nome do apresentador ainda não é conhecido. Silvio Santos não definiu ninguém.

Numa dessas pode escolher ele mesmo. A direção geral é de Caco Rodrigues e direção de Walter Rodrigues. Em tempo: não há nenhum parentesco entre os dois.

Um problema

Alberto Pecegueiro, diretor da Globosat, não tem uma data escolhida para o lançamento do canal "Viva", voltado ao público feminino.

Ainda existem problemas operacionais a serem resolvidos com Sky e Net, principalmente.

As negociações estão em andamento. Do primeiro trimestre de 2010 não passa.

Outra coisa

Seguindo essa ordem, o canal "Zona de Impacto", outra novidade da Globosat, deve ficar para o segundo trimestre do ano que vem.

O foco é o público jovem, entre 12 e 25 anos. A tentativa é ligar novamente na TV todos aqueles que se desviaram para a Internet.

Carrasco no primeiro time

O autor de "Caras & Bocas", Walcyr Carrasco, renovou contrato com a Globo, conforme informado na coluna de ontem.

Mas não foi uma simples renovação.

Walcyr alcança agora o mais importante patamar, no que diz respeito a salário, regalias e bonificações. Um time de poucos, formado só pelos principais autores da casa.

Teve méritos. Subiu degrau por degrau e chegou lá.

Muito ruim

"É Notícia", de Kennedy Alencar, hoje está entre os principais programas de entrevistas da nossa TV. Com todos os méritos. Mas com qualidade técnica abaixo do aceitável.

Há, por exemplo, um estranho e contínuo ruído em seu áudio, que se repetiu no último domingo, quando lá esteve João Pedro Stédile.

Muito me engano, ou deve ser mesmo o barulho provocado por um ventilador em estúdio sem ar condicionado.

Domínio

Em novembro, a Globo renovou o domínio sobre o título "Jornal Nacional", seu principal telejornal, atualmente apresentado por William Bonner e Fátima Bernardes.

A emissora também assegurou a continuidade dos direitos sobre as iniciais "JN".

Aposta
  • AgNews

    O apresentador João Gordo


A Record, com o seu "Os Legendários", promoveu desfalques em série no elenco da MTV.

Marcos Mion e João Gordo são apenas dois exemplos, ou os nomes mais importantes que puxaram esta fila.

Agora há uma expectativa interessante em torno: poucos foram os que saíram da MTV e deram certo em outro lugar. Tem um tabu em jogo.

Caminhos separados

Nadja Haddad, apresentadora da Band, e o repórter Celso Cavallini, da Record, já não estão separados apenas pelas emissoras em que trabalham.

Os dois acabam de terminar um namoro de muito tempo.

Programação

O diretor Alexandre Avancini, que assediado pelo SBT optou por renovar com a Record, vai dirigir a novela que substituirá "Ribeirão do Tempo".

A história ainda não foi definida pela emissora, mas tudo leva a crer que terá a autoria de Cristianne Fridman.

Antes, Avancini comandará as filmagens da nova temporada de "A Lei e o Crime".

Chamada
  • Divulgação/Record

    O apresentador Gugu


Homero Salles, diretor do Gugu, está em Feira de Santana desde domingo gravando o quadro "De Volta Pro meu Aconchego". Nem fez o último programa.

Uma família, com 9 filhos, o mais velho de 13 anos e o menor de apenas 2 meses, pretende sair de Salvador para a cidade de Candeal, a 60 km de Feira de Santana. Mas a casa do avô, de apenas um quarto, não tem como receber mais 11 pessoas.

Gugu foi lá, levou todos e constatou que não dava. Na volta para Feira de Santana, entregou para a família uma casa nova, com faixa de boas vindas na porta. O imóvel foi comprado e reformado em 3 dias. Vai ao ar no domingo.

C´est fini

As últimas chuvas em São Paulo, como todo acontecimento que sai da rotina, mereceram ampla cobertura das emissoras de TV. Mas sempre com os exageros de praxe.

A Record, com seus insistentes caracteres, por exemplo, aumentou o número de mortos. E em nenhum momento se corrigiu.

Entre os muitos planos para o ano que vem, a direção da TV Globo tenta desenvolver o projeto de um novo seriado humorístico.

A ideia, inclusive, é preparar um programa que no futuro possa substituir o bem-sucedido "A Grande Família" sem provocar maiores traumas.

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host