UOL Entretenimento Televisão

09/12/2009 - 00h05

RedeTV! promove um Carnaval fora de época em seu telejornal

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A apresentadora Renata Maranhão usou calça branca, justa, e blusa de um colorido exagerado na apresentação do "Leitura Dinâmica", edição de segunda-feira, na RedeTV!. E ela ali, saltitante, de um lado para o outro no cenário virtual.

Muito provavelmente já integrada ao espírito do Réveillon e do Carnaval que vêm por aí. Mas não pode. Rainha de bateria nenhuma chegaria a tanto. Já disse e repito: dá até medo de, um dia, essa moça sair dançando e soltando beijinhos.

Ibope insignificante no horário, mas não deixou de ser uma aula para os estudantes de Comunicação. Uma aula... de como não deve ser um telejornal. Não passa seriedade.

O "Leitura Dinâmica" já se mostrou um jornal moderno, agradável e até ousado para os padrões convencionais, mas não pode abusar. Passou feio do ponto.

Não fosse isso, talvez até como castigo dos deuses, nunca se registraram tantos erros técnicos e operacionais.

Prêmio de consolação

A festa do Brasileirão, que o SporTV transmitiu na segunda-feira, foi mais uma vez lamentável. Gelada, sem brilho e desinteressante. O desastre completo de sempre.

Mas, pelo menos neste ano, com o sorteio da Fifa na semana passada, fica a certeza de que é possível fazer alguma coisa ainda pior. O que foi aquilo?

Queimando o filme

A Globo, meio que assim de repente, parece que resolveu criar o "Festival Lázaro Ramos". É ele e mais ninguém.

Só neste final de ano foram "Decamerão, a Comédia do Sexo", "Ó Paí, Ó" e "Dó-Ré-Mi-Fábrica".

E isto porque o banco de elenco do Projac é dos mais recheados e dotado de opções diversas. Complicado imaginar se assim não fosse.

Reclamação

A Associação dos Roteiristas vem a público para destacar o anúncio de várias produções de dramaturgia voltadas para TV e cinema, com os seus benefícios para o mercado de trabalho.

Mas critica a postura das emissoras e jornalistas, que sempre esquecem de citar nos noticiários os nomes dos roteiristas ou autores responsáveis.

Procede. Se aqui se cometeu algo parecido, já fica o pedido de desculpas.

Esfera superior

O caso do R.R. Soares está nas mãos de Johnny Saad, o número um da Band. Ele é quem tomará a decisão se a igreja continuará ou não com o horário diário das 21h.

Importante lembrar que este mesmo caso já esteve em questão no passado e as partes entenderam por bem deixar como estava, selando novos acordos.

Desta vez, dizem, tem tudo para ser diferente e que há o interesse de priorizar a programação como um todo. É forte a torcida a favor.

Mas, desconfia-se, que se alguma coisa se alterar, em relação ao panorama de agora, só será a partir de março do ano que vem.

BBB - Datas

A Globo ainda não divulga, mas é oficial: o "Big Brother Brasil", em sua 10ª edição, sempre com a apresentação de Pedro Bial e direção de Boninho, vai estrear no dia 12 de janeiro, uma terça-feira, depois da novela "Viver a Vida".

Término anunciado para 30 de março, outra terça-feira. Ninguém, no entanto, pode descartar a possibilidade de uma espichadinha.

Estranho

Ninguém entende o porquê de, a todo instante, saírem notícias que o apresentador Geraldo Luiz estaria namorando alguém. Quem planta? E com qual finalidade?

Primeiro foi o caso da "ex-fazenda" Franciely Freduzesky e agora o da estudante Geisy, do recente salseiro na faculdade. Fica até esquisito.

Andar da carruagem

Ninguém se surpreenda se a Globo resolver mudar o título da novela de Silvio de Abreu, que vem por aí, em substituição a "Viver a Vida".

"Passione", desconfia-se, pode ser trocado por "Romance", com um coração substituindo a letra "o".

O registro, pelo menos, já foi providenciado.

Tropa de Elite

Amanhã, a partir das 22h30, a Record exibe "Tropa de Elite", com Wagner Moura - sucesso de bilheteria nos cinemas, superado apenas pelo mercado pirata. Chamadas durante a programação não faltam.

Curiosamente, a Globo, que também tinha interesse no filme, não parece nada incomodada. Vai no horário com "A Grande Família" de sempre, sem maiores estardalhaços.

O episódio? "Nem Tuco está perdido".

Mau tempo

O SBT foi obrigado a cancelar as gravações de "A Praça é Nossa" e do programa "Eliana", marcadas para ontem.

As fortes chuvas que caíram em São Paulo impediram muita gente de chegar à Rodovia Anhanguera, onde fica a emissora.

Organização

Quando o assunto é trilha de novela, a Som Livre, braço fonográfico da Globo, não brinca. "Viver a Vida" já tem três CDs no mercado.

O nacional traz Taís Araújo na capa; o internacional, Thiago Lacerda; e o intitulado "Lounge", Alinne Moraes.

Há casos de emissoras que também realizam um trabalho parecido, mas só colocam o disco no mercado depois que a novela terminou ou está muito próxima de terminar.

E ainda assim com muita dificuldade.

Bola cantada

Está confirmada a presença da cantora Maria Rita na final do programa "Ídolos", da Record, na próxima quarta-feira (16), em São Paulo.

Ela vai se apresentar ao vivo, acompanhada de sua banda.

Novo visual

Lana Rodes mudou completamente o visual para viver Tafnes, uma das mulheres do harém do rei Assuero (Marcos Pitombo), na minissérie "A História de Ester", que estreia em janeiro na Record.

Ela, que é loira na vida real, usa uma peruca e lentes de contato escuras, além de uma maquiagem egípcia nas gravações.

Parque de diversão

Parece brincadeira, mas não é. Esta santa coluna, na edição de sábado, tinha a notícia da contratação do jornalista Valdir Zwetsh para editar o "Jornal da Band". Consultada na ocasião, a emissora desmentiu.

Ontem, três dias depois, vem a confirmação da Band: "Agora é oficial - Valdir Zwetsh começa em janeiro como editor chefe do Jornal da Band".

Rir ou chorar? E tem gente que ainda acha que é fácil.

Coluna social

A quem interessar possa: Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso já confirmam para os mais próximos o dia 13 de março, um sábado, como a data escolhida para o casamento dos dois.

A cerimônia será em Búzios.

C´est fini

A cantora Tânia Mara, presente na trilha sonora da novela "Viver a Vida" com "Gostava Tanto de Você", vai divulgar as músicas de seu novo trabalho com exclusividade no próximo "Domingão do Faustão".

É falta de imaginação ou não é? São vários os programas de TV convocando pitonisas de plantão para adivinhar o que será no ano que vem. A mesma coisa de sempre e ninguém se dá ao trabalho de conferir.

A sede da TV Brasil, em São Paulo, com as chuvas de ontem, voltou a ficar inundada. E a TV Cultura também.

Chega por hoje. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host