UOL Entretenimento Televisão

03/12/2009 - 00h05

Discussão sobre o Ibope é velha e inconsequente

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Ninguém deve se iludir, ou imaginar que o serviço prestado pelo Ibope, no caso da televisão, tem como prioridade fazer chegar ao público informações sobre o comportamento das emissoras, ou quem está se saindo melhor e quem não está. Isso não existe e nunca existiu.

Tanto que, por cláusula contratual entre as partes, não é permitida a nenhum canal de TV a divulgação desses números. Quando há interesse, o vazamento acontece, mas sempre por baixo do pano.

Os índices de audiência coletados servem para balizar os serviços do mercado publicitário e determinar, de uma maneira que se entende como a mais coerente, o destino das mais diversas verbas.

As 30 ou 40 maiores agências do país confiam plenamente nas informações fornecidas pelo Ibope, até pela inexistência de outro instituto de pesquisas confiável.

Já tivemos, a bem da verdade, inúmeros casos inexplicáveis ao longo do tempo. A elevada audiência da Globo no recente apagão, aqui levantada, foi apenas a penúltima delas.

É complicado entender como uma única empresa pode ser responsável por uma tarefa tão importante e há tanto tempo.

Hoje é a Record quem aparece indignada com a questão, como em outras ocasiões foram a Band e o SBT - que até ensaiou criar uma empresa - Datanexus - para levantar ou questionar os números da concorrente. Silvio Santos, depois de bancar a montagem, rapidamente acabou com ela.

Não sei, sinceramente, até quando a Record pretende seguir nesta batalha, mas há quase uma certeza de que toda essa gritaria de agora será só mais uma, e em nada irá alterar a atual ordem das coisas.

Racha

Informação segura: toda essa questão do Ibope e os manifestos feitos contra este instituto não tiveram unanimidade entre os diretores da Record.

Há os que se referem ao episódio como lamentável besteira e num momento bem inoportuno. No instante em que a emissora mais precisa de apoio do mercado comercial.

Novo programa do Justus
  • Roberto Nemanis/SBT

    O apresentador Roberto Justus


A notícia veio de fora e a confirmação ainda não existe, mas já é possível apostar que o novo programa de Roberto Justus no SBT será "The Rebel Billionaire", formato da Fox, a mesma que já distribui o "Troca de Família" e o "Mudando de Vida", ambos da Record. Evidente que o título por aqui será outro.

"The Rebel Billionaire" já foi exibido no Brasil pelo canal People+Arts, apresentado por Richard Branson, fundador do grupo Virgin. Em sua sinopse, o programa é descrito como "um reality show, no qual o milionário aventureiro Richard Branson busca um substituto no mundo dos negócios".

Trata-se de um formato muito próximo do conhecido "O Aprendiz". A diferença é que além das disputas de negócios, também são realizadas provas radicais.

Mais detalhes serão divulgados na próxima terça-feira, em encontro com a imprensa que o SBT vai promover.

Novo desfalque

A Band tirou mais um executivo da RedeTV!. No caso, uma executiva.

Depois do José Emílio Ambrósio, é a vez de Elisa Ayub, gerente de aquisições e novos conteúdos.

Na nova emissora, ela vai desempenhar as mesmas funções.

Engano

Ainda não existe uma previsão para a estreia de "Solitários" no SBT. Pelo andar da carruagem, deve ficar para fevereiro, junto com a nova programação. Um grande equívoco.

Todo e qualquer reality show deve ser produzido e gravado simultaneamente a sua apresentação.

Gravar antes e botar no ar muito tempo depois não funciona. Por mais que se faça segredo, e existam compromissos de sigilo, sempre há o vazamento de informações.

Festa da Band

Em comunicado distribuído pelo dono Johnny Saad, a Band convida todos os seus funcionários para a festa de final de ano, no dia 11, no pátio da emissora.

Certeza de comida farta, bebida e bons presentes. Sempre foi assim, desde os tempos em que o seu Autílio, antigo funcionário, cuidava de tudo.

Esporte

Com apresentação de Fernando Vanucci e comentários de Silvio Luiz e Luiz Alfredo, a RedeTV! apresenta no dia 20, a partir das 18h45, a sua retrospectiva do futebol.

O departamento de esportes também prepara um especial para o dia 3 de janeiro, "Perspectiva 2010", que abordará, ainda, o centenário do Corinthians.

Jornalismo

A RedeTV! vai exibir no dia 27, também com início às 18h45, o especial "Retrospectiva 2009".

O programa será dividido em três partes: a primeira ficará sob a responsabilidade de Rita Lisauskas e Flávia Noronha; a segunda terá Cris Lyra e Cláudia Barthel; e a terceira, Renata Maranhão e Augusto Xavier.

Direção de Marília Assef.

Agora vai

Marcelo Rezende grava o primeiro piloto do seu novo programa na Band, "Tribunal na TV", na quarta-feira que vem.

Já está com equipe de produção montada e trabalhando.

Nova série da Globo

A microssérie "Dalva & Herivelto: Uma Canção de Amor", com Adriana Esteves e Fábio Assunção, teve as suas gravações concluídas. Agora entra na pós-produção, edição e sonorização.

A autora Maria Adelaide Amaral teve acesso às cenas e está animada com o resultado, destacando os trabalhos dos protagonistas e do diretor Dennis Carvalho.

Vai ao ar no dia 4 de janeiro.

Destino incerto

Geraldo Luís poderá tomar outro rumo na Record, assim que o programa "Geraldo Brasil" sair do ar. A atração já entrou em contagem regressiva. Lamento pelos amigos da produção.

Nos corredores da emissora, ontem, falava-se na possibilidade de Geraldo deixar o Artístico e ser integrado ao Jornalismo. Mas sem confirmação oficial.

Até o momento não existe nada de concreto ou nenhum projeto para o apresentador na Record.

Final do Ídolos

A Record está em negociações avançadas com a cantora Maria Rita para uma apresentação especial na final do programa "Ídolos", no dia 16, no Teatro Bradesco, no Bourbon Shopping, em São Paulo.

Setores da emissora chegaram a pensar em uma atração internacional para o show de encerramento, mas agora é Maria Rita quem lidera as apostas.

E, cá entre nós, excelente escolha.

C´est fini

E o Lombardi se foi. Gente boa. A voz mais famosa do Brasil. Insubstituível. Mereceu partir sem sofrimento, dormindo. Molecão e coração mole, amigo de todos.

É difícil imaginar Silvio Santos trabalhando com outra pessoa. Ontem, por sinal, SS recebeu a notícia na Anhanguera e quase desistiu da gravação. Só não o fez, porque acabou convencido por pessoas próximas a manter os trabalhos do dia, em homenagem ao próprio Lombardi, e em respeito às 250 mulheres que estavam em seu auditório. Mesmo abalado, foi em frente e tocou até o fim.

Luigi Baricelli terá jornada dupla no próximo dia 31. Além de voltar a apresentar o Show da Virada na Avenida Paulista, em São Paulo, ele ainda fará o sorteio da Mega-Sena da virada, com a expectativa de um prêmio recorde em nosso país.

Os autores Ana Maria Moretzsohn, Manoel Carlos, Maria Carmem Barbosa e Tiago Santiago irão participar do ciclo de palestras "Escrevendo para TV", de 9 a 18 deste mês, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, no Rio.

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host