UOL Entretenimento Televisão

19/11/2009 - 00h05

Departamentos de jornalismo e esporte passam por mudanças nas TVs

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
José Emílio Ambrósio deixou a Rede TV! na tarde de terça-feira. Comunicou a sua decisão de sair em uma amistosa reunião com o dono, Amilcare Dallevo, que não fez qualquer contraoferta diante da excelente proposta da Bandeirantes. Não tinha como cobrir. Nos bastidores da TV, indiscutivelmente, este é o assunto da semana, até pelos desdobramentos que ainda vai apresentar.
  • Divulgação/RedeTV!

    O jornalista José Emílio Ambrósio, que deixou a RedeTV! para assumir um cargo na Band


Ao mesmo tempo em que já se especulam nomes para substituí-lo na Rede TV!, também há uma expectativa bem interessante em torno do trabalho que ele irá desempenhar na nova emissora.

Nada oficial até agora, mas são fortes os rumores na direção de que ele irá ocupar uma vice-presidência na Bandeirantes, na área de tecnologia, mas com plenos poderes para atuar em algumas das áreas mais importantes.

Ao invés de um mês, como inicialmente se falou, José Emílio deve assumir dentro de 15 dias. E já pode chegar acompanhado de um novo diretor para o departamento de esportes.

Nos bastidores, dois nomes são muito comentados: Luciano Calegari Junior e Eduardo Zebini, que também interessa à Rede TV!.

Agora é esperar e acompanhar o desenrolar dos fatos.

Tendência

A saída de José Emílio Ambrósio para a Bandeirantes, pode levar a Rede TV! separar o Jornalismo do Esporte.

A alta direção da emissora está convencida que tal medida, a partir deste momento, só trará importantes benefícios.

Novidade na Bandeirantes
  • Folha Imagem

    O jornalista Marcelo Rezende


Estão bem encaminhados os trabalhos para que, dentro de muito pouco tempo, Marcelo Rezende passe a colaborar com o "Jornal da Band", antes mesmo de estrear o seu novo programa de todas as tardes.

A coluna apurou que algumas reuniões já aconteceram a respeito, inclusive tratando de detalhes de produção, sempre com o objetivo de fortalecer o conteúdo.

Consultada a respeito, a Bandeirantes confirma a informação. De fato, Marcelo Rezende deve começar em dezembro, apresentando reportagens especiais no telejornal comandado por Ricardo Boechat.

Caso em questão
  • AgNews

    O apresentador Bruno de Luca


O ator e apresentador Bruno de Luca teve convite da Record para o novo programa do Marcos Mion. Ficou de pensar.

A partir disso, passou a existir maior empenho da Globo para aproveitá-lo em alguma outra coisa da casa.

Recente entrevista no Jô Soares, por exemplo, não aconteceu por simples obra do acaso. Teve um trabalho atrás disso.

Diretores de núcleos e programas também já foram devidamente acionados.

Projeto

Um novo galpão será construído em breve no CDT Anhanguera, complexo de estúdios do SBT, em Osasco, bem atrás do prédio principal.

Existem problemas com a falta de espaço para acomodar os cenários de tantos programas e novelas já exibidos pela emissora.

A reivindicação do pessoal da cenografia é antiga, mas só agora será atendida.

Detalhe

Pouca gente sabe, mas o SBT tem guardados e conservados os cenários de praticamente todos os programas que já foram produzidos pela emissora. Isto desde os seus tempos de Vila Guilherme.

E, num outro galpão ao lado da cenografia, a sua contra regra também é uma das mais completas entre todas as emissoras brasileiras. Tem muito museu que não chega a tanto.

Olha só

A Globo tem projeto de um novo programa de humor, para ser produzido em São Paulo, que não tem nada do antigo "Sai de Baixo". Mas poderá lembrar alguma coisa dele.

Um trabalho que provavelmente será desenvolvido pela diretora Cininha de Paula.

Atrações do Domingão
  • Divulgação/Globo

    A cena em que Helena apanha de Tereza em "Viver a Vida"


Taís Araujo está confirmada no próximo "Domingão do Faustão", bem na semana em que a sua cena com Lilia Cabral em "Viver a Vida" continua sendo alvo dos mais diversos comentários.

O programa, transmitido de São Paulo, a partir das 3 da tarde, vai abrir com o divertido "Faustolândia" e também contará a presença da dupla Victor & Leo.

A propósito

É difícil querer adivinhar quais foram as reais intenções do autor Manoel Carlos e do diretor Jayme Monjardim na cena ainda em questão da Taís Araujo com a Lilia Cabral em "Viver a Vida". Mas desconfia-se que houve mesmo o desejo de causar, promover um choque, até pelo posicionamento das câmeras.

Uma delas, no chão, pegando de frente uma Helena chorando e sem maquiagem, humilhada, ajoelhada e tomando tapa na cara, aos pés da outra personagem, Tereza, em vários momentos focalizada de baixo para cima, passando a impressão de poder ou grandeza.

Ainda é assunto que vai dar discussão. Mas, se era isso que pretendiam, mãos à palmatória. O objetivo foi alcançado.

Band Kids

A Bandeirantes está preparando uma grade voltada ao público infantil, para apresentação aos domingos, na sequência do programa "Zero Bala", de Daniella Cicarelli e Otavio Mesquita.

Promessa de muitos desenhos e filmes. Começa dia 20 de dezembro.

Critérios
  • Divulgação/Globo

    O humorista Chico Anysio


A Globo batalhou, mas não conseguiu, junto ao Ministério da Justiça, "classificação livre" para o especial em homenagem a Chico Anysio, previsto para ir ao ar no dia 29 de dezembro. O conteúdo foi visto como "não recomendado para menores de 10 anos".

Como se sabe, o programa tem toda a ação em um navio, onde o Chico contracena com alguns de seus mais importantes personagens e recebe convidados do elenco da Globo. Até a "Escolinha do Professor Raimundo" está no meio. A Globo vai mostrar depois de "Viver a Vida".

Então é o seguinte, aviso importante aos pais e responsáveis: assim que acabar a novela, vamos tirar imediatamente as crianças da sala. Botar na cama. O programa do Chico pode ser um perigo. E que todos durmam com um barulho desses.

Retrospectivas

Foram definidos os dias e horários das retrospectivas da Bandeirantes. A do esporte, com o nome de "O Brasil torceu na Band", será apresentada dia 22 de dezembro, às 23h15.

Enquanto a do jornalismo, "Um Olhar para 2010", irá ao ar no dia 29, às 23h15.

Maratona

A Globo enviou uma equipe para a Etiópia, que ficará duas semanas naquele país gravando com maratonistas. O cinegrafista Ary Jr., um dos mais respeitados da emissora, integra o grupo.

Evidente que esse trabalho tem a ver com a proximidade de mais uma "São Silvestre" e será apresentado no "Esporte Espetacular".

C´est fini

A partir da saída de José Emílio Ambrósio, a Rede TV! montou um comitê provisório para tocar os setores que eram subordinados a ele. O Jornalismo está sendo cuidado por Otávio Previdi e Paulo Roberto Leandro, enquanto o esporte ficará sob a responsabilidade de Terence Mattar.

Morreu na segunda-feira, aos 73 anos, em São Paulo, o redator de humor José Sampaio. Trabalhou em todas as emissoras de televisão. Entre outros sucessos, foi o responsável por vários personagens bastante conhecidos, entre eles, Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, de Chico Anysio, e Rolando Lero da "Escolinha".

Dia 25, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a experiente jornalista Fátima Ali estará lançando o livro "A Arte de Editar Revistas".

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host