UOL Entretenimento Televisão

17/11/2009 - 00h05

"A Fazenda" pode dar à Record resultados inesperados

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Record soube tirar ensinamentos da sua primeira "A Fazenda". Pelo menos isso ficou bem demonstrado, domingo à noite, na estreia da segunda edição. O programa se mostrou mais enxuto. Ganhou em dinamismo e pode provocar uma reviravolta bem interessante neste final de temporada, período em que, porque alguém inventou assim, todas as emissoras têm por hábito só pensar no ano que vem. Ou, no máximo, produzir os mesmos e desinteressantes especiais de sempre.
  • Divulgação/Record

    O apresentador Britto Jr com o elenco da nova temporada de "A Fazenda" na estreia do reality


Aliás, este é o principal aspecto, ou seja, investir numa coisa com amplas perspectivas de bons resultados, no momento em que todas as demais concorrentes costumam puxar o freio de mão.

Assim como a Globo se deu muito bem em quebrar o que era uma tradição, programando o "Big Brother Brasil" para todo começo de temporada, no auge das férias de verão, a Record tem as melhores condições de fechar este ano com resultados que nem a sua direção imaginava.

Gostar ou não de reality shows é uma outra e complicada questão. Incontestável é que a televisão, nos dias atuais, não consegue viver sem eles.

"A Fazenda", do jeito que está aí, pode muito bem fazer a diferença.

Registro

Um mês antes da estreia do programa, esta santa coluna antecipou com absoluta precisão os nomes dos 14 participantes da nova "A Fazenda".

Não errou um.

Operação especial

A Record montou uma estratégia diferente para despistar duas equipes da Rede TV!, que se hospedaram nos dois hotéis onde estavam os 14 participantes de "A Fazenda".

Está no direito dela. Preservou os direitos do seu programa. Isso é uma coisa.

Outra, completamente diferente, é usar de truculência para se evitar imagens dos participantes. O repórter da Sonia Abrão, por exemplo, estava no meio da rua, um lugar público portanto, e não poderia ser ameaçado ou tratado do jeito que foi.

E mais: é infração considerada grave colocar carros em cima da calçada, como também foi feito para impedir a visão do local onde estavam os artistas.

Faltou bom senso e educação.

Pedra de tropeço

A concorrência interna ainda é um dos problemas mais sérios na vida de todas emissoras. O sucesso do que está mais próximo, na grande maioria dos casos e salvo as exceções de praxe, é seriamente combatido pelos próprios companheiros de casa. Coisa antiga.

Arma a serviço dos incompetentes.

A Bandeirantes está vivendo um desses momentos. Como o "Acontece", apresentado por José Luiz Datena apenas para São Paulo, entra na sequência do "Jogo Aberto", ele tem procurado dar continuidade ao tema, contando com a colaboração do pessoal do esporte.

Por um determinado momento até que foi assim, só que já existe - informa-se - um boicote em questão. Ciumeira brava.

Coisinha de cabeça pequena e algo que, antes de complicações ainda maiores, já deveria merecer melhor atenção por parte da direção da casa.

Esclarecimento

Hebe Camargo não está nos planos da Rede TV! para 2010. O contrato com o SBT termina em dezembro, e oficialmente ainda não existem notícias de um novo acordo.

Como as coisas na Anhanguera, em alguns casos, passaram a ser decididas nos "pênaltis", tudo pode acontecer.

Caso ela resolva sair, o seu destino dificilmente será a Rede TV!. Quem garante é o presidente da emissora, Amilcare Dallevo: "Somos amigos há 15 anos e não estamos negociando", esclarece.

Comercial

Depois do "BBB", Fórmula 1 e o Futebol 2010, a Globo também fechou o seu Carnaval.

Bradesco, Tim e Nova Schin já estão definidos como patrocinadores nacionais. Informa-se que ainda existem - poucas - cotas locais à disposição.

Longe dos tubarões

Marcelo Carvalho, vice da Rede TV!, não descarta a possibilidade de vir a se tornar um dos novos apresentadores da casa. Mais que isso, ele dá essa certeza para a temporada que vem.

Não será no reality "No Tanque dos Tubarões", mas num dos 10 formatos já adquiridos.

Em família

Ivan Lins tem presença confirmada na trilha sonora de "Uma Rosa com Amor", próxima novela do SBT.

Detalhe: um dos protagonistas da história, conforme antecipado pela coluna, é Cláudio Lins, filho de Ivan, que fará par romântico com Carla Marins.

Hoje, em coletiva de imprensa, é a apresentação oficial do elenco, aquele mesmo que esta coluna fez o favor de antecipar.

Grade de dezembro

Victor & Leo estão negociando um especial na programação de fim de ano da Rede TV!.

Os sertanejos, em excelente fase, entre outros trabalhos, foram responsáveis pelo tema de abertura da novela "Paraíso", na Globo.

Ajuste

Daniella Cicarelli se mostrou um pouco acelerada na estreia do "Zero Bala", na Band. Talvez pela ansiedade.

Como são dois apresentadores - Otávio Mesquita é o outro, cabe à direção do programa saber compensar e dividir melhor os trabalhos.

Avisa lá

Os profissionais que acompanharem seus artistas nas gravações do "Show da Virada", da Globo, hoje e amanhã no Credicard Hall, em São Paulo, terão que pagar estacionamento do próprio bolso.

"Não temos vagas disponíveis para credenciar e o estacionamento a ser utilizado deve ser o da própria casa, efetuando o pagamento de R$ 25 à empresa que administra o local...", diz o comunicado.

Tempo ao tempo

A Rede TV!, por absoluta precaução, não anunciou na sua festa de sexta-feira que também deve transmitir a Olimpíada de 2016 no Brasil.

Tudo combinado e fechado, mas ainda faltava assinar o contrato.

C´est fini

Digna de registro a excelente fase do narrador Milton Leite, do SporTV. Está hoje entre os poucos melhores na transmissão esportiva.

Nesta terça tem futebol. Seleção brasileira contra seleção de Omã. Ou contra o vento. Aliás, Galvão Bueno considerou falta de sorte o pênalti batido pelo Luís Fabiano por cima do travessão, sábado, contra Inglaterra. Numa final de Copa tenho minhas dúvidas se ele diria a mesma coisa.

O governador José Serra é um dos convidados do Ronnie Von, hoje, 22h15, no "Todo Seu" da TV Gazeta.

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host