UOL Entretenimento Televisão

16/11/2009 - 00h05

Manoel Carlos não acelera o passo e novela "Viver a Vida" está lenta, às vezes, monótona

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Pelo quase nada que apresentou até agora, e lá se vão mais de dois meses no ar, "Viver a Vida" não pode ser considerada uma das melhores novelas de Manoel Carlos. Mas possui condições de ainda vir a ser, entre outros tantos motivos, pelo inegável e indiscutível talento do seu autor. Tempo inclusive ele tem para isso e há sempre, por parte de todos, a expectativa de uma grande virada.
  • Divulgação/TV Globo

    O casal Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer), protagonistas da novela "Viver a Vida"


O que desde o começo incomoda é a lentidão da sua narrativa. Quanto a este aspecto deve-se considerar que o público foi acostumado de maneira diferente, porque os demais autores desta faixa de horário trabalham num outro ritmo. A trama é sempre desenvolvida por eles com maior velocidade.

Manoel Carlos adota um outro estilo, mas mesmo comparada com os seus trabalhos anteriores, "Viver a Vida" está mais lenta e, em muitos momentos, chega a ser monótona.

Pode melhorar? Pode. Só depende do que vem pela frente e do ritmo que o autor pretende imprimir a ela.

Em relação ao atraso nas gravações, e as reclamações sempre às escondidas de alguns dos seus atores, a assessoria da Globo informa que não há nada de novo sobre a frente dos capítulos. Que este é o estilo de Manoel Carlos. Sempre foi assim.

Em todas as novelas, ele prefere escrever o capítulo com mais atualidade. Já declarou que, se pudesse, só escreveria o capítulo seguinte depois de assistir no ar ao do dia anterior. De acordo com a Globo, "não há atraso, muito menos estresse".

Diz mais: a produção e a direção já estavam preparadas para o estilo do Maneco de escrever e os atores também, "quando aceitam fazer papel em uma novela dele".

E conclui, informando que o autor está muito satisfeito com o desempenho de todos.

Nova aposta

A Bandeirantes vai apresentar em janeiro, durante o período de férias do "CQC", três programas com o grupo de humor "Os Barbixas".

Na verdade, trata-se de um espetáculo que será adaptado para a televisão.

Terá direção do Tadeu Jungle.

Toma lá, dá cá

Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, uma das principais atrações de "A Praça é Nossa", recebeu autorização do SBT para gravar participação especial na "Escolinha da Band". Entre as emissoras está tudo acertado. Resta apenas definir o dia da gravação.

Segundo apurado, a visita de Zé Bonitinho ao programa do Morumbi envolve uma troca de gentilezas. Não faz muito tempo, José Luiz Datena apareceu como convidado da concorrente no programa "Você se lembra?".

Tudo na mesma

Hebe Camargo deixou o seu programa de hoje gravado - tem Cláudia Leitte como convidada - e viajou na noite de sábado para Paris. Volta no domingo que vem.

Ainda não existe nenhuma novidade sobre o que será da sua vida depois de dezembro. Se para ou continua no SBT.

Ritmo forte

Pessoal do "Casseta" está acelerando os trabalhos na Globo. Tudo indica que eles devem entrar de férias antes mesmo do previsto.

O último programa da temporada vai ao ar no dia 22 de dezembro.

Aprovado

A Globo já tem algumas certezas na sua programação para 2010.
"Aline", o seriado, com Maria Flor, Pedro Neschling e Bernardo Marinho, está no meio delas.

Fez por merecer, apesar de alguns enxergarem o programa como versão para o novo século do antigo "Armação Ilimitada".

Próxima das 9

Silvio de Abreu já tem muita coisa de "Passione"" escrita.
O que fatalmente deve surpreender o público presente, sem nenhuma dúvida, serão os personagens da Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini.
Dois bandidos como há muito não se via.

Ainda sobre a substituta de "Viver a Vida", já contando com a direção de Denise Saraceni, uma equipe da Globo trabalha na região da Toscana, Itália, gravando "stocks-shots" da novela.

Ao vento

Entre os profissionais do rádio, inclui-se os da Bandeirantes, as críticas são frequentes quanto a antecipação de um jogo da rodada do final de semana para quarta-feira, só para atender interesses da televisão - leia-se TV Globo.

E a própria Band por tabela, por que não?

Mas num ponto todos concordam: é quem paga a conta. Então não tem outro jeito.

Casos de família

Zezé di Camargo fez as chamadas do especial "Show da Virada", da Globo, que será realizado em dois dias, 17 e 18, no Credicard Hall, em São Paulo.
E passou como um recado: o pai não anuncia a presença da filha, Wanessa Camargo, confirmada no mesmo programa.

Desconfia-se de um puxão de orelhas.

Deu um perdido

Rodrigo Lombardi gravou sexta-feira, em São Paulo, nova participação em um comercial de cerveja. Em seguida, pegou a família e viajou para o exterior.

Na volta ao Brasil, o ator vai se dedicar a uma peça de teatro, com Fulvio Stefanini, e se preparar para a nova novela de Silvio de Abreu, "Passione", substituta de "Viver a Vida".

C´est fini

Pichadores, favelas de São Paulo e do Rio, e gravidez na adolescência, são temas já abordados pelas equipes de "A Liga", novo programa da Bandeirantes com formato da Cuatro Cabezas.
Neste jornalístico, o mesmo fato é reconstituído com enfoques diferentes por seus repórteres.
Rafinha Bastos, Thayde e Débora Vilalba são os apresentadores fixos, mas haverá sempre um quarto elemento como convidado em cada episódio.
Estreia no ano que vem.

Em tempo de divulgação de seu novo disco, Zeca Pagodinho acertou participação no programa da Hebe Camargo. No ar, dia 23.

A série ""Tsunami"" também será uma das atrações especiais da Bandeirantes em janeiro.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host