UOL Entretenimento Televisão

13/11/2009 - 00h05

Apagão resgata a velha e complicada discussão sobre audiência no Brasil

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
O que mais se comentou nos bastidores da TV nesses últimos dois dias, foram os números de terça-feira divulgados pelo Ibope, referentes ao período em que houve falta de energia na Grande São Paulo, base da pesquisa, além de outros tantos lugares.

A audiência apresentada, percebe-se, apenas reforçou a desconfiança das demais redes em relação à sua leitura. Ainda há uma estranheza muito grande com os 9 pontos de média alcançados pelo "Casseta", que teve 95% do seu tempo dentro do apagão.

Isto, no campo das possibilidades, conduziu muita gente a imaginar que o registro desses índices saiu de residências com geradores próprios e que grande parte da amostra pode estar concentrada nas classes mais elevadas.

E aqui, uma pausa se faz necessária: na quarta-feira, o Ibope foi procurado por esta coluna e informou que tem uma "estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central". O mesmo, no entanto, imagina-se, não deve acontecer em todos os domicílios onde estão instalados os "people-meters".

Outro exemplo, segundo dirigentes dessas emissoras - que evidentemente não querem ser identificados, foi o fato de, no auge da escuridão, um flash do "Jornal da Globo", às 23h57, com 19 minutos de duração, fazer a emissora subir de 2 para 3 pontos, que acabou sendo a média do "Profissão Repórter", exibido entre 23h57 e 0h34.

Neste momento, em que tudo acontecia a favor da Globo, todas as demais, entre elas, SBT, Record e Band, amargavam os previsíveis traços de audiência.

É o velho e polêmico assunto que envolve a medição de TV no Brasil. Por mais que se fale e se discuta a respeito, sempre fica difícil chegar a alguma conclusão.

Que hora!

Mais uma da série "como assim?". Pequena coletiva no lançamento do novo sorvete da Magnum, a reportagem de plantão resolveu fazer perguntas a Cláudia Raia sobre os tempos em que ela foi casada com Alexandre Frota.

Coisa de mais de 10 anos.

E ela, com a maior paciência e elegância, não deixou ninguém sem resposta.

Exclusiva

O ator Marcos Pitombo foi escolhido pela Record para fazer o rei na minissérie "A História de Ester".

Entre outros trabalhos, na mesma emissora, Pitombo participou das novelas "Os Mutantes" e "Promessas de Amor".

Embarque

Amaury Junior segue no fim do mês para Orlando.

Além de cumprir mais um compromisso comercial, ele vai aproveitar e gravar o programa especial de Natal.

O outro lado

Renata Fan viajou em descanso para Porto de Galinhas; não interferiu na escolha do seu substituto no "Jogo Aberto"; e, jamais fez qualquer veto ao nome da Patrícia Maldonado.

As informações são de Rafael Fan, irmão e empresário da Renata.

Privilegiado

Sabe qual é o objeto de desejo de muitos funcionários da Globo? Trabalhar com o Jô Soares! E muito devido ao fato de ele, Jô, ter mais de três meses de férias por ano.

Dentro da nossa TV, o apresentador possui mesmo um padrão diferenciado: o seu talk show é diário, gravado de segunda a quarta-feira.

Mas tem outro lado a ser destacado: quando um ator ou atriz dá entrevista para falar de alguma estreia, o Jô faz questão de divulgar os nomes de todos os patrocinadores.

O pessoal do teatro sabe muito bem o que isto significa.

Quem matou?

Expediente bastante utilizado pelos autores de novelas, até como estratégia para turbinar a audiência, "Poder Paralelo", novela de Lauro César Muniz na Record, também terá um "quem matou?"

A identidade do serial killer será revelada no último capítulo, que irá ao ar em fevereiro. E a Record gravará três finais diferentes.

Sem microssérie -1

Os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou Chitãozinho & Xororó como todos conhecem, estão programando para 2010 uma série de eventos para comemorar os 40 anos de carreira da dupla.

Mas um projeto em especial, voltado para a televisão, não deve ir à frente: a microssérie da carreira deles, escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Sem microssérie - 2

Na verdade, essa possibilidade até existiu. As partes envolvidas tiveram algumas reuniões para discutir o assunto, mas a ideia não avançou.

Benedito, que se desligou de "Paraíso" não faz muito tempo, não tem encontrado espaço na agenda para desenvolver esse trabalho. A dupla gostaria que fosse ao ar ano que vem, pelas mãos do autor, e certamente com exibição na Rede Globo.

No entanto tudo indica que ficará para outra oportunidade.

Reforma

O programa esportivo "Bola na Rede", apresentado por Fernando Vanucci aos domingos na Rede TV!, deve passar por mudanças bastante profundas no começo do ano que vem.

Na forma e conteúdo.

Ninguém segura

Quando esta santa coluna diz que Cláudia Leitte está cada vez mais presente nos programas da Globo, quase sócia, não existe nenhum exagero.

Na terça-feira, ela gravou o "Casseta & Planeta, Urgente!" que vai ao ar dia 17. Antes, teve passagens por "Fantástico", "No Limite" e "Malhação".

Vai gravar também, nos próximos dias, o especial de Natal da Xuxa.

E, acredite, ela já tem compromisso marcado para o ano que vem: será a principal atração da Globo na edição do Brazilian Day, em Miami, em abril de 2010.

Elenco da próxima novela do SBT

O SBT vai apresentar na próxima terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da emissora, em São Paulo, o elenco de "Uma Rosa com Amor".

Serão revelados os nomes de Carla Marins, Edney Giovenazzi, Betty Faria, João Acaiabe, Lúcia Alves, Nilton Bicudo, Jussara Freire, Cláudio Lins, Toni Garrido, Joana Limaverde, Daniel Uemura, Roberto Arduim ("o tio Sukita"), Maria Cláudia, Mônica Carvalho, Greta Antoine, Ana Carolina Lima, Gisele Fraga, Luciana Vendramini, Isadora Ribeiro, Patrícia de Jesus, Clarice Abujanra, Mila Ribeiro, Etty Fraser e Rubens Caribé.

Direção de Del Rangel, que até a última hora pretende fazer segredo desta lista.

C´est fini

Ivete Sangalo, por enquanto, continua sendo mãe em tempo integral. Um momento, como não poderia deixar de ser, especial na vida dela. Mas a Globo pretende contar com a cantora, em dezembro. Algo que ainda está sendo amarrado.

Rômulo Arantes Neto fará participação especial em "Bela, a Feia". Matheus é o personagem, que se envolve com Juliana (Pérola Faria).

Já a ex-panicat Gabriela Monteiro entra em "Poder Paralelo".

"Zero Bala", na Bandeirantes, estreia domingo e terá uma hora de duração. Para televisão, uma grandeza. Tempo suficiente para os apresentadores, Daniella Cicarelli e Otávio Mesquita, falarem à vontade. Ninguém precisa se estressar por causa disso.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host