UOL Entretenimento Televisão

12/11/2009 - 00h05

Apagão provoca um show de falta de educação, ao vivo, e em rede nacional

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Correr atrás da boa informação ou ter a primazia de sair com alguma notícia na frente, faz parte do exercício do bom jornalismo. Não há nada mais estimulante. É o que no fundo move todo profissional da imprensa. Mas é impossível passar batido em relação ao que aconteceu na manhã de ontem, mesmo diante do que já foi intensamente reportado durante o dia pelos sites, envolvendo equipes de reportagens da Globo e Record.

  • Opine: Programa "Hoje em Dia" apelou para conquistar audiência?

  • REPÓRTERES DA GLOBO E RECORD DISCUTEM POR ENTREVISTA


    Brigar por audiência é uma coisa. Faltar com a ética é outra, completamente diferente.

    Sempre houve no campo um grande respeito entre os profissionais de externas, acima e independentemente dos prefixos de cada uma. Isto revela educação e sabedoria, até porque é bom partir do princípio que as emissoras ficam e os funcionários mudam. Quem hoje está do lado de cá, amanhã poderá perfeitamente trabalhar do lado de lá. É a pura e simples lei do mercado.

    Nesta quarta-feira, no entanto, tivemos uma dessas lamentáveis exceções à regra. Dentro do programa "Hoje em Dia", a repórter da Record em Brasília, Venina Nunes, invadiu o link que a Globo News tinha montado para entrevistar o secretário de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que já estava com fones no ouvido pronto para entrar no ar na emissora concorrente.

    Um barraco como há muito não se via.

    A repórter teve que ser retirada da frente da câmera da Globo, reclamando que o secretário não queria falar com ela, embora avisada pela assessoria de que tudo estivesse agendado com antecedência.

    Foi clara a pretensão de atrapalhar o trabalho da outra jornalista, Camila Bonfim, e criar um fato, devida, absurda e irresponsavelmente estimulado pelos estúdios de São Paulo.

    Não se deve misturar as coisas. A concorrência saudável será sempre bem-vinda e incentivada, mas querer criar um fato ou faltar com respeito a um companheiro de profissão, são atitudes que não podem ser aceitas em nenhuma hipótese.

    Essas meninas
    • Divulgação

      A apresentadora Renata Fan


    Renata Fan, a serviço da Band, viajou para Porto de Galinhas. Descanso merecido.

    Mas, dizem nos interiores do Morumbi, que ela deixou ordens expressas para que Patrícia Maldonado, hoje no esporte, não fosse a sua substituta. Mas de jeito nenhum.

    Pelo sim, pelo não, ontem quem comandou o programa da hora do almoço, "Jogo Aberto", foi Milton Neves.


    Confidencial
    • Sergio Lima/Folha Imagem

      O humorista Danilo Gentili


    Danilo Gentili, do "CQC", passou parte da tarde de terça-feira na Record reunido com Vildomar Batista, do Departamento Artístico.

    Em curso a negociação para que ele venha participar do "Legendários", novo programa do Marcos Mion.

    Brincadeirinha

    Na direção da Bandeirantes há quem considere um desperdício o que acontece.

    O "Dia Dia", programa de todas as manhãs, agora sob nova apresentação, sugere o "Palácio dos Enfeites" como seu único e mais apropriado patrocinador.

    Nenhum outro se ajustaria tanto.

    Pilotos

    Os trabalhos realizados no último final de semana não foram suficientes.

    Daniella Cicarelli e Otávio Mesquita, durante todo o dia de hoje, devem gravar novos testes do "Zero Bala", que estreia domingo.

    Especial da Xuxa
    • Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

      A apresentadora Xuxa


    A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi escolhida para as gravações do "Natal Mágico", especial da Xuxa na Globo. Os trabalhos têm início nesta quinta-feira e devem se estender até o dia 20 (sexta-feira).

    Participações de Fernanda Paes Leme, Juliana Didone, Zezé di Camargo e Luciano, Eri Johnson... e Cláudia Leitte, naturalmente.



    Teste de resistência
    • Divulgação/TV Globo

      A atriz Denise Fraga em "Norma"


    O diretor Luiz Villaça, marido da atriz Denise Fraga, não jogou a toalha. Em contato com a coluna, ele revela que continua ligado ao programa "Norma", que a Globo tirou do ar das noites de domingo devido a baixa audiência. "Eu ainda estou com 'Norma', gosto muito do projeto, estamos estudando caminhos. Acho que o programa tem um imenso potencial. Pretendo batalhar por ele", declara.

    Perguntado sobre a possibilidade de "Norma" vir a ser transformado num quadro do "Fantástico", Villaça foi direto: "Nenhuma".

    Longe da TV, Denise Fraga segue com a temporada de sucesso da peça "A Alma Boa de Setsuan", em São Paulo.

    Leitura do Big Brother

    Vem aí o "BBB 10". Nas 9 edições até aqui realizadas, tivemos apenas duas mulheres como vencedoras, Mara e Cida.

    Longe de ser uma "ciência exata", diante de tal quadro, as chances de um outro homem ganhar chegam a 61%.

    O novo Cabrito Jr

    Tom Cavalcante iniciou as gravações de "O Curral 2", sátira ao reality "A Fazenda", com o novo visual do Cabrito Jr.

    O detalhe é que, a exemplo do Britto Jr, o personagem também deixou "crescer" a barba e o cavanhaque.

    No ar, dia 21, na Record.







    Aquecendo os tamborins

    Assim como a Globo, que já está preparando matérias especiais no Rio e em São Paulo, a Bandeirantes também já iniciou os seus trabalhos com vistas ao próximo Carnaval.

    Mais uma vez, tudo fechado e sacramentado com as cidades de Salvador, Olinda e Recife.

    Programa do Rei

    Nesses dois próximos dias, a Globo vai tomar decisões definitivas quanto ao novo especial de Roberto Carlos.

    Mas a ideia é aquela mesma: fazer o programa em cima de um show, que será realizado em São Paulo, fechando as comemorações dos seus 50 anos de carreira.

    Dia 25 de dezembro no ar.

    Chico & Amigos
    • Divulgação/TV Globo

      O humorista Chico Anysio


    A Globo marcou para o dia 29 de dezembro, a exibição de "Chico & Amigos", especial de Chico Anysio.

    A ação do programa, conforme informado, se passa em um navio, onde o humorista contracena com alguns dos seus principais personagens e também com convidados, entre eles Lima Duarte (que faz um vampiro argentino), Totia Meireles e Dira Paes.

    Detalhe: tantos os artistas mais experientes como os mais jovens se emocionaram nas gravações dessa homenagem a Chico Anysio.

    O programa foi dirigido por Maurício Sherman.

    Confirmando

    Débora Santilli e Juan Alba serão os apresentadores de "O Preço Certo", que estreia segunda que vem na Record, a partir das 4 da tarde.

    O programa é sucesso em vários países.

    C´est fini

    A Bandeirantes ainda não desistiu de forma oficial. Algumas gravações do "Decisiones" foram realizadas, mas dizem que as possibilidades deste programa estrear estão muito próximas de zero. Cheirinho de feijão queimado no ar.

    No alto comando da Globo já há quem pense desta maneira: ou o "Fantástico" volta às suas origens, priorizando o bom jornalismo e reportagens de qualidade, inclusive na área da saúde, ou é melhor pensar em outra coisa.

    Johnny Saad, número 1 da Band, viaja neste próximo final de semana para a Europa. Desembarca em Paris.

    Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

    Email: colunaflavioricco@uol.com.br

    Compartilhe:



      Hospedagem: UOL Host