UOL Entretenimento Televisão

30/10/2009 - 00h05

Tirar o "Fantástico" da decadência vai exigir muito mais do que um grande sacrifício

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Nos dias atuais, uma das maiores preocupações na Globo atende pelo nome de "Fantástico". E nem poderia ser diferente. Já faz muito tempo que o programa vem apresentando graves sinais de desgaste. E decadência.

  • Crie tópicos e opine sobre as notícias de televisão no Fórum UOL Televisão

    • Divulgação/Globo

      Os apresentadores do "Fantástico" Patrícia Poeta e Zeca Camargo


    Nada do que foi tentado de uns oito ou dez anos para cá revelou algum resultado mais animador. Bastou que a concorrência se acirrasse um pouco nas noites dos domingos, para que os seus péssimos resultados se ampliassem na mesma proporção.

    Na verdade, este é um problema que vem se arrastando, principalmente porque houve um grave desvio daquelas que sempre foram as principais características deste programa. O jornalismo de qualidade, com boas reportagens investigativas e sem deixar de lado o melhor do entretenimento. Componentes indispensáveis do seu espelho, aos poucos foram trocados por quadros de uma inexpressividade absoluta.

    Nada do que vemos aí aconteceu por simples obra acaso. Foi o próprio "Fantástico" e as diversas equipes que passaram por ele nesses últimos anos, os únicos responsáveis pelo caos atual. E a de agora, certamente, deve ser reconhecida como a pior de todas. Nunca se chegou a tanto.

    Ainda não é um caminho sem volta ou caso perdido, nem pode ser considerado assim, mas lamentavelmente - constata-se - está bem perto disso.

    Uma batata quente nas mãos da direção da emissora. Fazer o "Fantástico" voltar a alguma coisa parecida com o antigo "Show da Vida" vai exigir muito mais do que um grande sacrifício.

    • Divulgação/Globo

      O ator Fabio Lago, o Fabiano de "Caras & Bocas"


    Volta marcada

    O ator Fabio Lago, atropelado recentemente na zona sul do Rio, voltará já na terça-feira a gravar normalmente as suas cenas na novela "Caras & Bocas" da Globo.

    Na verdade, quase que normalmente, porque o seu personagem também vai aparecer com o braço quebrado. A arte, mais uma vez, é levada a imitar a vida.

    Como será?

    Durante todos esses dias, por ocasião do lançamento do filme do Nelson Hoineff, "Alô, Alô Terezinha", mais uma vez Chacrinha volta a ser lembrado e homenageado.

    Uma das maiores expressões da nossa TV em todos os tempos.

    Aí vem aquela coisa: quantos e quais dos nossos atuais comunicadores serão lembrados daqui algum tempo?

    Ano que vem

    Lorena Calabria tem apenas um trabalho certo na Band na atual temporada, que será a apresentação do Grammy agora em novembro. Fora isso, mais nada.

    Já em 2010, é certo, ela irá comandar um novo programa, com base no jornalismo, na faixa nobre.

    Tudo errado

    Há quem insista em enxergar semelhanças nos programas "Pânico" e "CQC". Inclusive se perdendo nos comparativos de audiência. Nada a ver.

    Não há termos de comparação entre os dois.

    São linhas de atuação completamente distintas.

    Detalhe

    O "Pânico" tem se mantido na casa dos 11 pontos. E já de algum tempo. Mas com a melhora da audiência, resolveram também aumentar a sua duração. Está espichado, com quadros mais longos e um número muito maior de comerciais.

    Quantidade com qualidade na maioria das vezes nunca combinam. É bom lembrar que o amanhã sempre chega, trazendo a conta do exagero de agora.

    • Divulgação/Globo

      O apresentador Fausto Silva


    Enxuto

    Fausto Silva está sendo obrigado a renovar todo o seu guarda-roupa. Vinte e cinco quilos mais magro e com a perspectiva de perder outros vinte, ele não tem mais nada que sirva.

    Nem os sapatos. Está calçando dois números a menos.



    Novidade

    Indicado por Manoel Martins, Ulysses Cruz passa a integrar a equipe de diretores do "Domingão do Faustão".

    Experiente, e com a visão de quem conhece tudo de palco, acredita-se que o seu trabalho será muito útil.

    A direção geral é de Jayme Praça.

    A próxima

    A direção de novelas da Record, entenda-se Hiran Silveira, espera definir logo no começo da semana que vem a novela mexicana que substituirá "Bela, a Feia".

    Segundo ele, ainda não é possível adiantar alguma coisa ou fornecer pistas porque a definição também depende de um entendimento com o pessoal da Televisa.

    Outro jornal

    Ainda há um certo segredo em cima do assunto, mas a Rede TV! vem mesmo com novo jornal de análise na hora do almoço.

    Deve estrear logo no começo do ano que vem, mas a equipe responsável começará a ser montada a partir de agora.

    Acelerando o passo

    Roberto Justus vai continuar gravando o seu "1 contra 100", sempre aos domingos, até 20 de dezembro.

    Já existe uma frente de seis programas, número suficiente para atender o período de férias.

    A estreia do novo formato, um reality show, deve acontecer entre os meses de março e abril do ano que vem.

    Confidencial

    A Rede TV! tem interesse em transmitir a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Brasil. Já existe uma conversa bem encaminhada.

    José Emilio Ambrósio, executivo da emissora, participou de uma demorada reunião com Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes no começo da semana.

    C´est fini

    O pay-per-view do SporTV vestiu azul na transmissão de Cruzeiro e Santo André na noite de quarta-feira. Cor comum das duas equipes, mas a torcida foi franca e descaradamente a favor do time mineiro. Poderiam pelo menos ter disfarçado um pouquinho.

    E na quarta-feira quem assistiu Vitória e Corinthians percebeu nitidamente as diferenças. A captação de imagens da Globo se mostrou com brilho, cor e contraste bem definidos. A da Bandeirantes estava sem vida, apagada.

    Mas o pior não foi a qualidade das câmeras, mas o posicionamento delas no campo. Enquanto as da Globo mantiveram os padrões internacionais, quanto a distância e altura do gramado, as da Bandeirantes estavam muito baixas, como as que são postas em estádios das divisões inferiores. Não possuir bons equipamentos é uma coisa, agora não saber posicionar o equipamento é outra, muito mais grave. Isso sem considerar a qualidade de som de uma e de outra.

    Depois da virose e um acidente doméstico, Patrícia Poeta deve voltar ao "Fantástico" no programa deste domingo.

    A teledramaturgia da Record acertou a contratação do experiente diretor Henrique Martins. Ele vai estrear na novela de Marcílio Moraes.

    Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

    Email: colunaflavioricco@uol.com.br

    Compartilhe:



      Hospedagem: UOL Host