UOL Entretenimento Televisão

12/10/2009 - 00h05

Memorando de Boni sobre televisão escrito há 22 anos continua atual

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Esta coluna teve acesso a um documento histórico, um memorando de Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ainda como Vice-Presidente de Operações da Rede Globo, expedido em 2 de abril de 1987 a Daniel Filho, na ocasião diretor da Central Globo de Produções, com copias para outros diretores.
  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex Vice-Presidente de Operações da Rede Globo


Uma aula. Por favor, acomodem-se:

"Ref.: Qualidade Visual

A tela da televisão é pequena (hoje, para a grande maioria dos brasileiros continua sendo). A transmissão e recepção estão sujeitas a variações constantes de qualidade, dependendo de local, antena e até do televisor. Em casa, o espectador está cercado por telefone, crianças etc. Assim, o veículo exige uma linguagem especial que pode ser resumida na simplificação da imagem para que a leitura seja clara, direta e livre de elementos perturbadores. Do ponto de vista da composição visual - cenários, móveis e objetos de cenas e roupas - existem padrões internacionais estabelecidos e que conseguimos aplicar na Globo por muitos anos. Como eles parecem estar esquecidos, é bom rememorá-los:

1) Cenários

A - contrastes fortes são rigorosamente proibidos em qualquer caso. Cores básicas claras e tons "pastel" são fundamentais.
B - não se admitem listras verticais, paredes florais ou desenhadas.
C - Divisões horizontais de pintura só são aceitas com réguas divisórias. Entre paredes e pisos, usar rodapés ou outros detalhes de acabamento.

2) Mobiliário

A - devem ser evitados móveis de madeiras escuras
B - devem ser evitados estofados estampados, especialmente os "florais" ou listrados. Quando forem absolutamente necessários não poderão ser berrantes ou contrastados, preferindo-se os "ton-sur-ton".
C - evitar o excesso de móveis em cena

3) Objetos de cena

A - evitar o uso exagerado de objetos de cena, preferindo-se somente o essencial.
B - Ao caracterizar ambientes e classe sociais, evitar elementos óbvios como "pinguins", "São Jorge", cortinas de contas e outros penduricalhos.

4) Roupas

A - devem ser evitados o uso de xadrez e listrados, dando-se preferência a cores lisas mesmo nos vestuários de classes sociais "C" e "D".

B- evitar o uso de estampados de forma geral e, quando necessário em alguma produção, evitar que vários personagens usem este tipo de vestuário na mesma cena.

5) Geral

A - mesmo em produções de época ou regionais, as roupas devem ser simplificadas, evitando-se a caricatura de classes sociais ou rurais. Em televisão a linha "opereta" não funciona para produções de "época" e nem o "neo-realismo" é adequado às produções de atualidade.

B - planos gerais devem ser usados somente para localização. Primeiros planos, closes e extreme-close-ups são recomendados."

Voltando aqui ao nosso cotidiano: passados mais de 22 anos e em tempos de TV Digital, por acaso existe alguma coisa mais lógica ou atual para a televisão de hoje em dia?

Este memorando, antes de ser um documento histórico, pode ser de enorme utilidade para os que hoje estão à frente das nossas emissoras.

A propósito

A Record continua com aquela escada ao fundo do "Jornal da Record". É cenográfica. Vai do nada a lugar nenhum.

Então, por que insistir?

Complicado

Del Rangel, diretor da Teledramaturgia do SBT, admite dificuldades para montar o elenco de "Uma rosa com amor", que vai marcar a estreia do autor Tiago Santiago.

A maioria dos artistas tem contratos com Globo ou Record.

E atenção

Amilcare Dalevo e Marcelo Carvalho, donos da Rede TV!, já a partir do ano que vem pretendem substituir os atuais horários locados por programação própria.

Segundo se informa, existe um estudo nesta direção e a novidade poderá ser anunciada em novembro, por ocasião da inauguração dos novos estúdios em Osasco (SP) e nas comemorações do 10° aniversário da emissora.

Detalhe: a Rede TV! tem hoje a Igreja Universal, entre os seus concessionários mais importantes.

Especial

Dia das Crianças e a Hebe Camargo tem um programa especial. Gravado. Entre outros convidados, ela recebe o Celso Portiolli e faz um "esta é a sua vida" com o apresentador, mostrando trechos dos seus 13 anos de SBT.

Direção do Ariel Jacobowitz.

Em questão - 1

O SBT tem uma situação delicada pela frente: como acomodar os seus programas na segunda-feira. Fato consumado, o "Você se lembra?" só permanece até a próxima segunda-feira.

No dia 25 vai estrear Roberto Cabrini.

Em questão - 2

E o problema é como acomodar o Cabrini.

A substituição, pura e simples, do "Você se lembra?" pelo "Conexão Repórter" é uma hipótese improvável.

Nem é muito lógico imaginar um programa com tais características às 8 da noite.
E a opção pelo horário que hoje é da Hebe também.

Ninguém pode esquecer que o "Repórter Record" agora é exibido às segundas-feiras, 23 horas.

Ficaria produto contra produto e com grandes chances das duas emissoras saírem perdendo.
Complicado.

Boa briga

O "Jornal do SBT - Brasília", primeira edição, e o "Balanço geral", da Record, têm travado um pega bem interessante, no Distrito Federal, na disputa pelo 2º lugar.

Os últimos relatórios de setembro revelam que não há diferença entre as duas.
Apenas as condições técnicas são bem diferentes. A Record
está melhor aparelhada.

Casamento

A apresentadora da Rede TV!, Cristina Lyra, se casa no próximo sábado, com o economista carioca Bruno Decourt, em cerimônia marcada para a Igreja Santa Margarida Maria, na Fonte da Saudade, Lagoa, Rio.

Festa na Hípica.

Por enquanto

"Viver a vida", do Manoel Carlos, está aí. A novela estreou em 14 de setembro. Quase um mês se foi.
Cabe a pergunta: quando a história vai começar?

Até agora, o que se viu, foi apenas um desfile de imagens bonitas.

C´est fini

A Globo começa a acelerar o passo com vistas à produção do próximo "BBB". A informação é que tudo segue dentro do prazo previsto, inclusive as novidades na estrutura da casa, que nesta nova edição serão duas.

Hoje, no dia de Nossa Senhora de Aparecida, Olga Bongiovanni faz um programa especial, alusivo a data. Entre outras atrações, ela vai receber Maria Helena Chartuni, a única restauradora que tem acesso à imagem da Santa, que há 288 anos foi encontrada no rio Paraíba e hoje é visitada anualmente por 8 milhões de romeiros
No ar, a partir das 19h15, na TV Aparecida.

Mais festa: Fulvio Stefanini, do elenco de "Caras & Bocas", hoje comemora mais um aniversário. Faz 70 anos. E, não por acaso, no Dia das Crianças.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host