UOL Entretenimento Televisão

10/10/2009 - 00h05

Programas musicais na TV perdem cada vez mais espaço

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A televisão também tem os seus modismos. A música, por exemplo, foi um grande negócio por muito tempo, ou mais precisamente a partir da fase áurea da Record entre os anos 60 e 70. Hoje, todas as emissoras fazem restrições ao gênero, queixando-se da baixa audiência que apresentam.
  • Divulgação/Record

    Os 12 finalistas da edição atual do programa "Ídolos", exibido pela Record


Até mesmo os programas de auditório diminuíram de forma bem sensível as presenças de cantores ou cantoras entre as suas atrações. Uma mudança de comportamento determinada pelo telespectador.

Outro bom, ou mau exemplo, são os alardeados game shows. Também tiveram a sua época. Nos dias atuais estão em queda absoluta. Pior é que ainda há tentativas de se juntar as duas coisas.

Na contramão desta triste realidade encontram-se produtos como o "Ídolos", colocado entre as principais atrações da programação da Record.

O que verdadeiramente se pode esperar dele? Nem mesmo ao seu vencedor restará alguma ambição na carreira musical, porque esta perspectiva não existe. É uma mentira.

Basta verificar o que aconteceu com os vencedores das edições anteriores. Alguém sabe lembrar o nome de ao menos um ganhador do "Ídolos", em seus tempos de SBT ou Record, que seguiu em frente e se deu bem na música?

Lamentavelmente, ninguém.

Hoje são programas que nem sequer justificam as suas existências.

Loroza é pura disposição

Cantor e ator Serjão Loroza foi um dos convidados especiais da Festa Nacional da Música, que movimentou a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, nesta semana.

O artista, que se submeteu a cirurgia de redução do estômago, revelou que já perdeu 56 quilos. Agora, ele corre atrás de apoio para iniciar uma turnê de shows.

Quanto ao seriado "A Diarista", que volta à programação da Globo em 2010 e novamente com Cláudia Rodrigues, se for convidado, participará com a maior disposição.

Loroza, como se sabe, fez parte do elenco do programa. Aliás, do jeito que vai, daqui a pouco é bom chamá-lo de "Serginho".

Em paz

José Luiz Datena renovou contrato com a Bandeirantes por mais 5 anos.

Além do "Brasil Urgente", todo final de tarde, ainda terá um outro programa na hora do almoço, "Acontece", com estreia confirmada para o dia 19.

Outra novidade

O programa de Marcelo Rezende, na Band, também está encaminhado. O formato é aquele mesmo, o de um tribunal, e já tem até projeto de cenário e título.

"Tribunal da TV" será um programa diário, que vai entrar todas as tardes, com pouco mais de uma hora de duração. Estreia na segunda metade de novembro.

Vezes da casa

Quinta-feira, na gravação do "Canal Livre" que será exibido amanhã, o dono da Band, Johnny Saad, ficou o tempo todo ciceroneando o presidente do Senado, José Sarney, desde a sua chegada até a saída dos estúdios do Morumbi.

Inclusive acompanhou o programa, e os problemas com o microfone de Sarney, diretamente do switcher.

Amor & Sexo

Os atores Fabiana Karla e Leandro Hassum, e Juliana Alves e Evandro Mesquita, foram chamados para as próximas gravações do programa "Amor & Sexo", de Fernanda Lima, na Globo.

Vem aí

Existe a possibilidade de a Bandeirantes estrear em novembro, entre os dias 15 e 22, o novo programa de Daniela Cicarelli, "Go", baseado em formato da Endemol.

Vale informar que alguns setores da emissora defendem o lançamento para dezembro - ou até mesmo janeiro - a fim de oferecer mais tempo à equipe. Profissionais da produtora holandesa irão acompanhar todo o processo de implantação.

Aliás, fazer as coisas com pressa, já ficou provado, não leva a lugar nenhum. O "Quem pode mais?", antigo programa da Cicarelli, sempre serve como o melhor exemplo.

Outra coisa

Terminam na próxima semana as gravações de "Vende-se um Véu de Noiva", primeira do acervo radiofônico da Janete Clair, com externas no Guarujá.

No ar, a novela deve continuar até o final de janeiro.

Mais Você completa 10 anos

Ana Maria Braga está em Portugal para uma nova série de gravações. Viajou na quinta-feira e retorna na próxima quarta.

Na Globo, a sua equipe já está às voltas com o especial de 10 anos do programa "Mais Você".

A data oficial é 18 de outubro, mas a comemoração só deverá acontecer na primeira semana de novembro, com transmissão, possivelmente, direto do Credicard Hall, em São Paulo.

Pedala, Cauã

Cauã Reymond será uma das próximas atrações do programa "Casseta & Planeta, Urgente!", na Globo. Ainda de férias nas novelas, ele já está reservado para "Passione", a substituta de "Viver a Vida".

Na história de Silvio de Abreu, prevista para estrear em maio de 2010, Cauã Reymond irá viver um campeão de ciclismo que compete tanto no Brasil como lá fora, e é um grande ídolo dos amantes do esporte.

Estrelas

Angélica esteve em Jurujuba, Niterói (RJ), para conhecer o projeto dos irmãos Grael (Axel, Torben e Lars) que já beneficiou aproximadamente 10 mil alunos, em dez anos: o Instituto Rumo Náutico.

O espaço foi criado como forma de desenvolver e profissionalizar a educação através da vela.

Torben e Lars acumulam medalhas em torneios. Axel é ambientalista, mas não participa da matéria porque, no dia da gravação, estava na China.

Vai ao no "Estrelas" de hoje.

Cronometrado

A Record pretende lançar a minissérie "A História de Ester", protagonizada por Gabriela Durlo, em 15 de dezembro, uma terça-feira.

E tudo para que a exibição do último capítulo possa acontecer no dia do Natal.

Novo programa na Band

A Bandeirantes decidiu lançar um outro programa em novembro, na faixa das 2 da tarde.

Trata-se de uma produção da Telemundo, com casos da vida real e dramaturgia.

O público participa diretamente, opinando sobre a história contada, mas não decide sobre o seu desfecho. Segundo a emissora, trata-se de um formato testado em vários países, na maioria deles, conhecido por "Decisiones".

O título daqui ainda não foi encontrado, mas trabalha-se com três opções: "Decisões da vida", " Se fosse com você" ou "O que você faria".

O apresentador também será definido na próxima semana.

Contratação

Oficial: Juliana Baroni, ex-Globo, foi contratada pela Record e ficará à disposição das próximas novelas. Deve entrar em "Ribeirão do Tempo", de Marcilio Moraes, já confirmada como substituta de "Poder Paralelo".

Mel Lisboa na mira

Ainda a propósito de "Ribeirão do Tempo", outra importante novidade pode ser anunciada logo no começo da semana que vem.

A Record tem uma conversa muito bem encaminhada com a atriz Mel Lisboa.
Se as partes chegarem a um acordo definitivo, como tudo indica, ela será a protagonista da nova novela do Marcilio Moraes.

Acerto na troca

Há aproximadamente 10 meses, Cláudio Cordeiro deixou o informativo "Fala Brasil" para assumir a gerência da Record Pará. Uma aposta que deu certo.

A Record Pará passou a ocupar o primeiro lugar durante a manhã, e na média-dia, dá quase o dobro da audiência do SBT, a terceira colocada.

C´est fini

Silvio Santos recebeu o jogador Ronaldo no seu programa. Vai ao ar amanhã. Isso todo mundo tomou conhecimento. Quase ninguém sabe, no entanto, quantas vezes Silvio Santos já foi a um jogo de futebol no Brasil. Resposta: nenhuma.

Em companhia de dona Íris, ele esteve na Copa do Mundo da Alemanha.

O programa "Vídeo News" também será apresentado nos domingos da Band, a partir do dia 18 e logo depois do "Terceiro Tempo". Apresentação de Nadja Haddad.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host