UOL Entretenimento Televisão

06/10/2009 - 00h05

Teledramaturgia da Record bate cabeça e deixa escapar valores importantes

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Cleyde Yáconis, anunciada ontem nesta coluna em papel importante na nova novela do Silvio de Abreu, "Passione", teve seu nome recentemente vetado na Record. Acharam que ela não servia. A Globo, evidentemente, agradece.
  • Fabiola Tavernard/Carta Z Notícias

    A atriz Cleyde Yáconis: vetada na Record, ganhou papel na próxima novela de Silvio de Abreu


Mas, o caso nos leva a outros e mais tortuosos caminhos: é necessário descobrir, antes de tudo, o que está pegando na teledramaturgia do Recnov? Não é lógico admitir que tantos e tão importantes valores artísticos sejam desprezados desta forma.

No caso da Cleyde Yáconis entenderam que, apesar de estar viajando com um espetáculo de teatro e na mais perfeita das suas condições físicas, ela não poderia aguentar o ritmo das gravações. Pode se entender como uma avaliação. Uma avaliação errada, mas uma avaliação.

Mas o que dizer de outros atores, como Jussara Freire e Ana Beatriz Nogueira, além de jovens promissores como Natasha Haydt, Pedro Nercessian e Paloma Bernardi, hoje em "Viver a Vida", no papel de filha da Lilia Cabral e José Mayer? Tem coisa errada no meio disso.

A Record, para o seu próprio bem, precisar reavaliar os seus valores. E conceitos. Este pode ser um dos fatores da má fase que as suas novelas observam.


Prioridade

O elenco de "Ribeirão do Tempo", novela de Marcilio Moraes escolhida para substituir "Poder Paralelo", terá pouca gente de fora.

A ordem é priorizar os profissionais contratados da emissora. E são muitos. "Ribeirão do Tempo" vai apostar em realismo fantástico.

Por outro lado

No Recnov, complexo de dramaturgia da Record, já se fala em espichar "Poder Paralelo". Como muita coisa nesse país, a ideia é contrariar o calendário e começar o ano depois do carnaval.

Comenta-se que "Ribeirão do Tempo" não vai mais estrear em janeiro, mas em 23 de fevereiro.

Linha de fundo

Frase do repórter da Jovem Pan, domingo, num ataque do Flamengo no jogo contra o Fluminense: "pato novo não mergulha fundo".

Mas, tudo bem. Qualquer dia ele explica.

Mau exemplo - 1

A produção de "Viver a Vida" precisa observar melhor certos detalhes.

Em cenas de capítulos recentes, vários dos seus personagens apareceram dirigindo sem o cinto de segurança afivelado. Não é por aí. E também não é porque está gravando novela que está isento de multa.

Mau exemplo -2

E quanto ao teste do bafômetro, é outra coisa que não chegou a esta mesma novela da Globo.

Pelo menos é o que ficou demonstrado, sábado, pelas personagens de Lilia Cabral e Letícia Spiller.

Gente bêbada dirigindo também não pode.

Apelação

Depois de colocar duas paniquetes peladas desfilando numa praia de nudismo, Tambaba, é difícil prever onde o "Pânico" pode chegar.

Matéria repetida. O mesmo foi feito com a Samambaia, quando ela ainda estava por lá.

Não há outra explicação senão desespero pela audiência. Pode ser perigoso. Esse tipo de apelação sempre traz consequências bem desagradáveis.

Cadeira elétrica

Helio Vargas se deu ao trabalho de arrumar e depois desarrumar a mala. Na última hora, em função das muitas estreias que a Bandeirantes está prometendo, ele desistiu da viagem ao Mipcom.

Cuidar do Artístico, em qualquer emissora, tem dessas coisas.

Leão na Record

O apresentador Gilberto Barros, fora do ar desde o fim do seu programa na Bandeirantes, gravou ontem participação na final do quadro "Festival de Piadas", de Tom Cavalcante, na Record.

Britto Junior e André di Biase também estiveram no programa.

Distância

Produtor do espetáculo e integrante do elenco, Marcelo Faria tem apresentações do espetáculo "Dona Flor e Seus Dois Maridos" fechadas até janeiro.

Até lá dificilmente o ator, que apareceu em alguns capítulos de "Paraíso", fará outra coisa na televisão.

Rádio corredor

Nada oficial. Mas há na Record quem entenda que a mudança de "O Melhor do Brasil", programa do Rodrigo Faro, do sábado para o domingo, se vier a acontecer, poderá atender melhor as exigências de audiência.

Só que existe um problema. Havendo esta transferência alguém terá que sair.

C´est fini

André di Biase, que aguarda o início de filmagens de "Armação Ilimitada", foi reservado para o elenco de "Ribeirão do Tempo", próxima novela da Record. O ator ficou um longo tempo no ar com "Os Mutantes". Ewerton de Castro também estará na nova novela de Marcilio Moraes.

A Rede TV!, via Mônica Pimentel, pretende convidar o publicitário Nizan Guanaes para ser um dos investidores do reality show "No tanque dos tubarões", que tem estreia prevista para o primeiro trimestre do ano que vem.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host