UOL Entretenimento Televisão

28/09/2009 - 00h05

Nas suas novelas a Globo precisa voltar ao que sempre foi

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
De duas uma: ou a Globo passa a adotar outros critérios para definir os seus próximos trabalhos nas mais diferentes faixas de novelas, ou os agora conhecidos problemas das 6 da tarde, podem perigosamente se estender para os horários das 7 e 8 da noite. Não há outra alternativa.

E nem existe nada mais arriscado que colocar um autor para analisar e definir o projeto de um outro companheiro, que em alguns casos nem é tão companheiro assim.
  • Divulgação/TV Globo

    Zé Eleutério (Eriberto Leão) e Maria Rita, ou Santinha, casal de "Paraíso", atual novela das 6

Ingenuidade imaginar que isso possa funcionar, hoje e para tempos futuros, em toda a essência do melhor e mais puro profissionalismo. Na prática, não é bem assim.

A Globo sempre alcançou bons resultados com suas novelas, porque teve diretores capazes de escolher, e com absoluta isenção, o que deveria ou não ir ao ar: Boni, Daniel Filho e, mais recentemente Mário Lúcio Vaz, que ainda apita alguma coisa.

Manoel Martins e Ary Nogueira, cada um em seu campo de atuação, hoje são os responsáveis pelos diversos produtos do artístico. Importante que eles saibam definir alguém suficientemente capaz de tomar essas decisões, sempre colocando os interesses da emissora em primeiro lugar.

O critério atual, e o horário das 6 já aparece como bom -ou mau exemplo- beira o suicídio.

É importante agir com rapidez para evitar consequências piores.

Barbas de molho

A programação dos domingos do SBT ainda é motivo de preocupações.

Alguns dos seus diretores mais importantes entendem que as audiências do "Domingo Legal", Eliana e Silvio Santos bateram no teto. Quase impossível, mantidas as atuais condições, conseguir alguma coisa a mais.

Há a certeza que algo deve ser feito.

Premiado

Nesta quarta-feira (30), 4 da tarde, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o Diretor Geral de Comercialização da TV Globo, Willy Haas, receberá o troféu "Libertae".

Criado em 1990 pela Associação Brasileira de Anunciantes, o prêmio tem como objetivo reconhecer pessoas que tenham contribuído para a elevação da qualidade da comunicação brasileira.

Dificuldade

Pelo menos cinco capítulos da adaptação da novela "Uma Rosa com Amor" já foram entregues pelo autor Tiago Santiago à direção de teledramaturgia do SBT.

O grande problema, no entanto, ainda é a escalação do elenco, uma vez que a emissora não pretende convocar nenhum nome de "Vende-se um Véu de Noiva".

A nova produção tem previsão de estreia para o primeiro trimestre de 2010.

Pulso firme

Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos e hoje a principal defensora das novelas no SBT, faz campanha para que suas produções tenham horário fixo de exibição do começo ao fim.

Houve até uma tentativa de mexer com a faixa atual de "Vende-se um Véu de Noiva", o que ela não permitiu.

Bateu o pé. E bateu forte.

Novo programa
  • Agnews

    Daniela Cicarelli deve apresentar novo reality show da Band


A Bandeirantes não conta nada. É segredo absoluto. Mas um novo formato da Endemol, "Go", será a sua próxima novidade dos domingos. Programa já exibido na Romênia e Argentina.

Os participantes entram em uma fila com seus carros e concorrem numa série de situações. Os vencedores ganham carros novos.

A Volkswagen está no negócio e Daniela Cicarelli foi escolhida para ser a apresentadora.

Atrito

Tem bronca no circuito da próxima novela da Record, "Ribeirão do Tempo".

Marcilio Moraes, o autor, e o diretor geral Edgard Miranda estão encontrando resistências em setores do complexo RecNov quanto às suas solicitações.

Estremecimento

Dois apresentadores do "TV Fama", da Rede TV!, se desentenderam feio recentemente. Um insistia em chamar a outra de Lassie. De nada adiantaram os pedidos de parar com isso.

O caso foi parar na direção da emissora. Mas, também, onde já se viu?

Lassie, uma collie, é considerada "a cachorrinha mais famosa do mundo". Personagem de ficção.
  • Montagem/UOL

    Humoristas Danilo Gentili e Oscar Filho, repórteres do "CQC" (Band)



Situação de momento

O comando da Cuatro Cabezas, consultado, demonstrou não ter maiores preocupações a respeito.

De todos os atuais integrantes do "CQC", Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marco Luque, Felipe Andreolli e Rafael Cortez estão com as situações contratuais resolvidas.

Danilo Gentili e Oscar Filho ainda não.

De volta

Cristiane Dias cumpre últimos dias da sua licença maternidade.

No dia 6, uma terça-feira, ela estará de volta à redação do programa "Esporte Espetacular" para reunião de pauta e, no dia 11, novamente formará dupla com Luis Ernesto Lacombe, no vídeo.

A jornalista é mãe de Gabriel, seu primeiro filho com o ator Thiago Rodrigues.

Dois pontos

Eliana gravou uma edição do "Esquadrão da Moda", programa da Isabela Fiorentino e Arlindo Grund no SBT.

A propósito de Eliana, a Turquia aparece no roteiro das suas próximas viagens.

C´est fini

Fernando D' Ávila, conhecido e respeito profissional da nossa tevê, agora está na Record. Foi levado pelo Walter Zagari.

Rede TV! já tem a sua comitiva para o Mipcom. Além do dono Amilcare Dalevo, também estão certas as viagens de José Emílio Ambrósio e Mônica Albuquerque.

Contrariando fontes desta coluna, a Globo informa que não há por parte do programa "Mais Você" nenhuma intenção de mexer no quadro da culinária.

Tudo pronto: começam na outra semana as gravações de "Bom Dia Frankenstein", próxima novela das 7 na Globo. Fugindo um pouco das características de outras tantas novelas da Globo, "Bom Dia Frankenstein" concentra todos os seus trabalhos no Brasil. Não terá nada gravado, pelo menos nos seus primeiros capítulos, em algum outro país.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host