UOL Entretenimento Televisão

25/09/2009 - 13h28

Globo enfrenta crise na escolha da próxima novela do horário das seis

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Há uma crise, com consequências ainda imprevisíveis, no setor de novelas da Globo, em função dos critérios - ou a falta deles - no que diz respeito à escolha de suas próximas produções.

Três sinopses dos conhecidos e conceituados Walther Negrão, Maria Adelaide Amaral e Elizabeth Jhin, respectivamente, não foram aprovadas por um fórum de autores que avaliam as novelas dos colegas.

Este foi o motivo de terem chamado Alcides Nogueira, às pressas e como esta coluna já informou, para bolar uma trama rural. E com recomendações bem específicas: história contemporânea, mostrando o novo panorama rural do Estado de São Paulo - pujante e com muito dinheiro - e seguindo a linha folhetim clássico.

Curioso é que, até onde se sabe, a novela apresentada pelo Negrão era ambientada exatamente no campo. Mais precisamente na região do rio Araguaia. Algo bem na linha de "Pantanal", sucesso de Benedito Ruy Barbosa, que a Globo refugou e ele foi fazer na Manchete.

Será que teremos uma repetição dos acontecimentos daquela época, com o Negrão levando o seu trabalho para outro canal, com fez o Benedito?

O risco, posso assegurar, existe. Já é uma coisa real.

E atenção

Três importantes notícias da Bandeirantes:

1ª - Ontem, em comunicado oficial, a emissora anunciou a saída de Elisabetta Zenatti da sua direção artística. Ela permanecerá no cargo até quarta-feira e depois poderá continuar prestando serviços à emissora, mas através da sua produtora. No mesmo comunicado, assinado pelo vice Marcelo Meira, foi informado que "Hélio Vargas, de larga experiência na área e com todo apoio da Direção da Empresa, assume o comando da Direção Artística e de Produção, e no exercício de suas atuais atribuições contará com o envolvimento direto desta Vice-Presidência".

2ª - O programa do Marcelo Rezende está resolvido. Vai estrear em novembro, diário, 4 da tarde, tipo tribunal. Produção complicada. Ainda não tem diretor escolhido.

3ª - O contrato atual da Márcia Goldschmidt vence em dezembro. Já existe um começo de negociação, mas também tem, no meio disso, a história de uma outra emissora. Assunto que causa certa intranquilidade.

Detalhe

A contratação do Marcelo Rezende pela Bandeirantes, ao contrário do que muitos possam imaginar, não foi feita pelo departamento de jornalismo, entenda-se Fernando Mitre.

A verba saiu do seu artístico.

  • Mastrangelo Reino/Folha Imagem

    A apresentadora Adriane Galisteu


Bastidores

Tem bronca com Adriane Galisteu na Bandeirantes.

Duas coisas: uma é que ela insiste em fumar dentro do estúdio. Não respeita os diversos avisos. E a outra é que, mesmo advertida, ela resolveu gravar com uma blusa transparente, deixando aparecer os seus seios.

  • Mastrangelo Reino/Folha Imagem

    O ator e apresentador Juan Alba


Exclusiva

O ator Juan Alba foi bem nos testes realizados e acabou escolhido como apresentador de "O Preço Certo", novo programa da Record. Estreia em outubro.

Ainda neste final de semana, possivelmente amanhã, ele deve gravar o primeiro piloto.



Outro uniforme

Camila Pitanga volta às novelas, em "Cama de Gato", substituta de "Paraíso" na Globo, decidida a fazer um trabalho que em nada lembre sua passagem por "Paraíso Tropical", onde brilhou como Bebel.

O uniforme já será um diferencial. Na próxima das seis, ela viverá Rose, uma faxineira que se apaixona por Marcos Palmeira. Estreia dia 5.

Vai mudar

A informação vem de dentro da Globo: deve acabar muito em breve o quadro de culinária no "Mais você", da Ana Maria Braga.

Ou, na melhor das hipóteses, ter a sua duração reduzida. Como simples consequência, espaço maior para outros assuntos, como jornalismo e entretenimento.

Tendência

Aliás, parar com a cozinha em programas nas grandes redes é muito mais que uma simples tendência.

As emissoras, naturalmente, serão forçadas a isto. Impossível, nos dias atuais, ficar por quase 40 ou 50 minutos numa receita só.

E, às vezes, no preparo de pratos que não frequentam as mesas da maioria dos brasileiros.

Gravação divertida

Pessoal dos bastidores conta que tudo está sendo feito para deixar a equipe de "Vende-se um Véu de Noiva", novela do SBT, bem animada.

Dia desses, o resultado de um trabalho foi comemorado com farta distribuição de cervejas.

Quase um festival do pé redondo. Se a moda pega.

Casamento perfeito

Chama atenção os laços de amizade que hoje unem a Cuatro Cabezas e a Bandeirantes.

Diretores da produtora argentina revelam que nunca tiveram relações tão amistosas ou cordiais com nenhuma outra emissora do mundo.

A recíproca, informa-se, também é verdadeira.

Ausência notada

Um dos nomes que mais vendem CDs no País e sempre na mira dos programas de TV, o padre Fábio de Mello, curiosamente, não vai concorrer ao Grammy Latino 2009. A sua ausência na categoria "Religiosos" causa estranheza no meio.

Em tempo, são esses os artistas que irão disputar o prêmio: Regis Danese, Marina de Oliveira, Jozyanne, banda Oficina G3 e André Valadão, indicados por produtores, artistas e maestros.

Deu a volta

No lançamento do livro do Tuta, número 1 da Jovem Pan, segunda-feira no shopping Higienópolis, a Bandeirantes tentou entrevistar Silvio Luiz.

Ele disse que não podia. Como agora contratado da Rede TV!, precisava de uma autorização.

Avançado

"Casa Bonita" é o título de um reality show, diário, em cartaz no canal Multishow.

O programa tem 17 mulheres confinadas numa casa em Angra dos Reis, com gincanas e eliminações. A vencedora ganha uma viagem ao Caribe, com direito a acompanhante.

Trata-se de uma das coisas mais ousadas da tevê atual.

Reforço na equipe

Gloria Perez tem presença confirmada na próxima Mipcom - Mercado Internacional de Conteúdo Audiviovisual -, a ser realizada em Cannes, na França, de 5 a 9 de outubro.

Nesse tradicional evento, a Globo vai apresentar a versão em espanhol da novela "O Clone", resultado da parceria com a Rede Telemundo, e a autora decidiu acompanhar a equipe da Globo Internacional.

Na Mipcom, como se sabe, são negociadas co-produções, compra, venda e distribuição de conteúdo para todas as mídias.

C?est fini

Wellington Muniz, o Ceará do "Pânico", pretende estrear em março do ano que vem o show "Do improviso ao riso". Quer começar por São Paulo e se apresentar nas principais capitais do País. Ceará, que já é "Marília Gabriela", em breve vai virar José Luiz Datena. Está ensaiando.

Túlio Maravilha gravou o quadro "Paulinho Gogó" para o programa "A Praça é Nossa", no SBT. Deve entrar na próxima quinta-feira, 1º de outubro.
Atualmente defendendo o Botafogo do DF, o jogador está próximo de alcançar a marca de 900 gols - segundo contas que ele mesmo fez.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host