UOL Entretenimento Televisão

16/09/2009 - 00h05

Não tem freio ou critérios a ocupação religiosa nos veículos de comunicação

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Ontem, no texto de abertura da sua coluna na Folha de S.Paulo, Daniel Castro informou que o SBT, via Guilherme Stoliar, foi se entender com o ministro Helio Costa, das Comunicações, contra a invasão das igrejas evangélicas na TV. Tema que o Ricardo Feltrin também abordou recentemente no Ooops! do UOL.

E, neste nosso espaço, muito já se falou sobre o assunto, sem que nenhuma das nossas autoridades se dignasse a tomar qualquer providência. Na verdade, no meio disso, observa-se, existem inúmeros outros interesses. E votos. Isso, ao que parece, é que importa.

O mesmo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, depois de arrendar o canal 21, junto ao Grupo Bandeirantes, hoje se dá ao luxo de apresentar o seu culto em várias redes de TV simultaneamente. Impossível calcular o preço disso. Ou imaginar quantas "toalhinhas do milagre" são necessárias para pagar essa conta. A TV Alagoas, que estava na rede do SBT, foi só mais uma que virou mercadoria nas mãos deste religioso.

Para conseguir qualquer concessão de rádio e televisão no Brasil, o interessado é obrigado a ter ficha limpa. Nada que o desabone civil e criminalmente. De que adianta isto, se na continuidade os espaços das emissoras são vendidos livremente e nada é exigido de quem compra?

Lamentavelmente, são muitas as distorções, e parece que não há nenhum interesse político em se atacar o problema convenientemente.

É o triste fim da grande maioria das rádios e televisões deste país.

Band - 1

A Bandeirantes vai mexer na sua programação. Isso é certo. Mas ainda existem dúvidas sobre o que, efetivamente, irá acontecer.

Sabe-se, por exemplo, que a faixa da manhã, já a partir de outubro, deve ser contemplada com uma sessão de desenhos, Band Kids, antecedendo ao "Dia Dia" que já existe, mas com a sua duração reduzida em uma hora, uma hora e meia.

Band - 2

A passagem da "Escolinha" para as noites de sexta-feira ou para o lugar hoje ocupado pelo "Toda sexta" também já é uma decisão conhecida nos interiores do Morumbi. Irreversível.

  • Fernando Donasci/Folha Imagem

    A apresentadora Adriane Galisteu


    Band - 3

    A maior surpresa, no entanto, é o novo programa da Adriane Galisteu.

    Trata-se, segundo se informa, de um formato da Fremantle, já adquirido pela emissora e em torno do qual ainda se faz um enorme segredo. Está em fase de orçamento.

    Tem chances remotas de estrear ainda este ano. O mais certo é ficar para o começo de 2010.

    Isto, entre outras coisas.

    Nome escolhido

    "Conexão Repórter" é o título definitivo do novo programa do Roberto Cabrini no SBT.

    Vai estrear em outubro, mas ainda não há nenhuma decisão sobre dia e horário de exibição.

    • Divulgação/TV Record

      A atriz Bianca Rinaldi


    Oficial

    A atriz Bianca Rinaldi, conforme a coluna antecipou, vai mesmo participar da próxima novela da Record, "Ribeirão do Tempo", de Marcilio Moraes.

    A pedido do diretor Edgard Miranda, ela já está se preparando para esse novo trabalho.

    "Ribeirão do Tempo" vai substituir "Poder Paralelo".



    Primeiros nomes

    A Record pretende estrear o seu "Pânico" ou alguma coisa similar a ele no primeiro trimestre do ano que vem.

    Além do Marcos Mion no comando, já estão acertadas as participações de Carlinhos Silva, Vinícius Vieira (Gluglu), Danielle Souza e Mirella Santos.

    • Divulgação/TV Record

      O humorista Carlinhos


    E mais

    Carlinhos Silva e Vinícius Vieira também gravaram o piloto do programa "O Preço Certo", que vai estrear nas tardes da Record.

    E parece que se saíram bem. Têm boas chances de serem aprovados.

    Outra coisa

    Comenta-se na Anhanguera que Silvio Santos só irá autorizar maiores investimentos no chamado custo-capítulo de suas novelas se existir uma reação nos índices de audiência.

    Está tudo condicionado a este retorno, algo que até agora, pelo menos, não aconteceu.

    Domínio

    A Rede TV! se cercou de todos os cuidados e já tem o registro de "No Tanque dos Tubarões" para título do seu reality show, com estreia prevista para início de 2010.

    A Rede TV! adquiriu os direitos do programa da 2waytraffic, empresa do grupo Sony Pictures Entertainment.

    Conta com a participação de cinco empresários, que se deparam com candidatos a empreendedores.

    Jogou no ventilador

    O SBT lançou na segunda-feira o seu novo programa de pegadinhas, "Pegadinhas Picantes", às 10 da noite, com 15 minutos de duração. Audiência é o que interessa. Deu 7 pontos.

    João Kleber, nos seus bons tempos, não chegaria a tanto. Se ainda existir o "ranking da baixaria", promete disputar as primeiras posições.

    Teatro

    Otávio Augusto, Gisele Fróes e Thiago Fragoso, após temporada de sucesso no Rio, chegam a São Paulo, no Teatro Paulo Autran, com o espetáculo "Rock and Roll".

    Estreia dia 25.

    • Divulgação/TV Globo

      O ator Bruno Mazzeo



    Convidado

    Bruno Mazzeo acaba de fechar participação especial na "Malhação" da Globo, a partir do dia 28. Ele vai fazer o novo empresário de Yasmin (Mariana Rios).

    Como sempre eles se encontram às escondidas, a família vai achar que são amantes. O certo é que vai entrar humor na história.



    C´est fini

    Danielle Winits será a apresentadora do próximo "Superbonita" no canal GNT. Confirmadas as participações das cantoras Luiza Possi, Wanessa e Ana Cañas. No ar a partir das 10 da noite.

    Além de manter a equipe de "Vende-se um Véu de Noiva", Del Rangel, responsável pela teledramaturgia do SBT, promoveu Renato Simões e Roberto Menezes a diretores-assistentes. A medida tem como objetivo aliviar os trabalhos da próxima produção.

    Espaço em televisão é uma coisa séria. E cara. A Rede TV!, quando não vende seus horários, tem programas que insistem em procurar namorado para a dra. Havanir, ex-deputada.

    Por fim, o SBT entrou ontem mesmo com uma liminar que obriga a TV Alagoas voltar a transmitir a sua programação. De qualquer maneira, toda a direção da rede, em São Paulo, entende que ainda terá pela frente uma batalha muito difícil.

    Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

    Email: colunaflavioricco@uol.com.br

    Compartilhe:



      Hospedagem: UOL Host