UOL Entretenimento Televisão

15/09/2009 - 00h05

Globo mostrou a teoria e a prática do bom jornalismo na TV no último domingo

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
O jornalismo na televisão teve dois momentos importantes no final de semana. O primeiro deles, a presença de Fátima Bernardes e William Bonner no palco do "Domingão". Os dois, se é que alguém ainda tinha alguma dúvida, deixaram a todos com a certeza que o "Jornal Nacional" nunca esteve em tão boas mãos.
  • Divulgação/TV Globo

    O casal de jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes do "Jornal Nacional"


São raras as vezes em que eles podem se colocar de corpo inteiro e falar à vontade de suas atividades. Foi o que aconteceu. O programa do Fausto Silva nos ofereceu esta oportunidade.

O outro, a perfeita entrevista de Patrícia Poeta com Fábio Assunção no encerramento do "Fantástico". Aliás, é impressionante a facilidade que esta jornalista tem de se colocar nas mais diferentes situações.

Educada e inteligente, sem ser inconveniente ou provocar qualquer constrangimento, ela tira absolutamente tudo dos seus entrevistados.

E não chegou a ser nenhuma surpresa, porque também não foi o primeiro excelente trabalho apresentado por ela.


Oscar da TV

William Bonner será o representante do quarentão "Jornal Nacional" no evento do Emmy International Awards, dia 21, em Nova York.

O telejornal é finalista da 37ª edição do prêmio, considerado o Oscar da televisão mundial. Concorre na categoria "Notícia", com a cobertura do Caso Eloá.

Os oponentes do "JN" são o "ITV News", da Grã-Bretanha; "Details", da Inter TV Channel, da Ucrânia e o "Al Jazeera News Hour", do Qatar.

Morde e assopra

O "Zorra Total" foi bem, no último sábado. Teve o Alberto Roberto (Chico Anysio) entrevistando Dira Paes e Lady Kate numa loja indiana ao lado de um bom imitador do Tony Ramos.

Só que a edição do programa deixou a desejar. A mania daquela coisa nervosa que o Fausto Silva tão bem combate.

Em vários momentos aconteceram abruptos cortes de cena, que acabaram dificultando o entendimento, principalmente o quadro do Rodrigo Fagundes (Patrick).

Uma bobagem

Prestes a completar 6 anos no dia 28, o "Pânico" tem que tomar cuidado com alguns exageros. E também não pode achar que qualquer coisa fica boa e dá audiência.

No programa de domingo, botaram o Alfinete para realizar uma matéria na Argentina. Uma coisa imbecil. O personagem é bom, mas - sozinho - não segura.

Passou a impressão de porque foi à Argentina e teve um custo, ficou a obrigação de botar no ar.

Efeito contrário

Pessoal da propaganda sempre fala que, quando um anúncio não é bem feito, acaba jogando contra. Ontem foi a vez do SBT apresentar uma dessas peças horrorosas, ao anunciar, em página inteira, em alguns jornais o novo horário do "SBT Brasil". Desproporcionaram Karyn Bravo e Carlos Nascimento, como fizeram com todos os outros contratados da casa na campanha do aniversário da emissora.

Os dois com os corpinhos tão pequenos e caras tão grandes. Nada mais feio.


Em dezembro

"A história de Ester", com texto de Vivian de Oliveira, já está em produção no RecNov para ser exibida em dezembro, dentro do projeto "Minisséries Bíblicas".

Curiosamente, em 1998, a emissora já havia exibido produção homônima, escrita por Yves Dumont e com a atriz Daniela Camargo no elenco.


Encerramento de contratos

A partir do dia 30, o elenco da novela "Vende-se um Véu de Noiva" não terá mais vínculo com o SBT. Fim de contratos.

E, por enquanto, não se fala na emissora em renovação.

Com exceção de Thais Pacholek, ninguém mais foi procurado.

Clima tenso

O ambiente na "Escolinha" da Bandeirantes que já estava esquisito, deve ficar ainda mais tumultuado agora com notícias de cortes no seu elenco.

Tudo em função dos comentários de que o programa vai passar a ser semanal, com a estreia da novela "Isa TKM", em outubro.

Consultada, a emissora informou que nada poderia adiantar ou comentar sobre o assunto

Teatro

Gabriela Duarte, atualmente fora das novelas, e Sérgio Abreu, do elenco do SBT, ensaiam o espetáculo "Olhe Para Trás com Raiva", de John Osborne, para estrear em janeiro do ano que vem.

A direção é de Ulysses Cruz.

Gravando - 1

Com as participações das atrizes Suzana Vieira, Marília Pêra, Daniele Winits e Monique Alfradique, o diretor Wolf Maya deu início às gravações de "Cinquentinha", minissérie de Aguinaldo Silva que estreia em novembro na Globo.

Por enquanto, só externas.

Gravando - 2

Também ontem, no Rio, a Globo deu início aos trabalhos da microssérie "Dalva", escrita por Maria Adelaide do Amaral.

Nos principais papéis, Adriana Esteves, Maria Fernanda Cândido e Fábio Assunção. Direção de Dennis Carvalho.

Reality show

A RedeTV! inicia até o final deste mês o processo de escolha dos cinco tubarões - quatro homens e uma mulher, milionários na vida real - que irão atuar no programa "Tanque dos Tubarões".

Mônica Pimentel, superintendente artística da emissora, já está à frente deste processo.

C´est fini

Sarah Brightman, Tony Bennett e Frank Sinatra Jr. serão algumas atrações do "Programa Amaury Junior", hoje à noite, na Rede TV!

A Espn Brasil, anunciando a mais completa cobertura da Uefa Champions League 2009-2010, está com todo o seu pacote comercial vendido: Allianz, Caixa Econômica Federal, Fiat, Ipiranga, Visa, Telhanorte e Nivea for men.

Curioso o que aconteceu. A SporTV mandou uma equipe completa aos Estados Unidos cobrir o US Open de Tênis. Durante mais de duas semanas lá estiveram o narrador Eusébio Rezende e os comentaristas Maria Esther Bueno e Dárcio Campos. Fizeram todos os jogos. Por causa da chuva, a final masculina teve que ser transferida para ontem. O jogo foi mostrado normalmente, mas com transmissão de uma outra equipe, nos estúdios, aqui no Brasil. Parece que esse um dia a mais fez diferença.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host