UOL Entretenimento Televisão

10/09/2009 - 00h05

"Caminho das Índias" foi muito bem, mas também teve as suas falhas

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
"Caminho das Índias" tem só mais dois capítulos inéditos pela frente. A novela chega ao fim de maneira brilhante, e injusto seria desmerecer as suas qualidades. Glória Perez foi, antes de tudo, corajosa ao abordar temas até então inéditos ou deixados de lado pela televisão, entre eles, a questão da saúde mental no personagem vivido pelo Bruno Gagliasso. Aliás, maravilhosa a cena da Marjorie Estiano e Stênio Garcia na terça-feira. Por tudo isso merece o melhor dos reconhecimentos.
  • Divulgação/TV Globo

    O casal Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) da novela "Caminho das Índias"


Só não foi bem na questão da violência. Sem voltar muito na história, ficando apenas nos capítulos exibidos nesses últimos dias, tivemos duas agressões a mulheres (Letícia Sabatella e Juliana Paes) praticadas pelos seus maridos ou amantes (Alexandre Borges e Rodrigo Lombardi), e numa delas citando a lei Maria da Penha, que deve estar sempre acima de tudo e ser tratada sem qualquer deturpação.

Não fosse isto, a autora deixa apenas para o final, alguma punição a um bando de desordeiros, pelos inúmeros e incontáveis atos de vandalismo cometidos ao longo de tantos capítulos. Não pode ser assim.

Aprontam trocentas vezes e o castigo só aparece no fim. É uma coisa no mínimo desigual. Desproporcional. Diluída no meio de tudo o que acontece de bom - casamentos, batizados, premiações, beijinhos e fim de ressentimentos - e sempre muito comum no desfecho de toda novela.

É por aí

Nos últimos anos o SBT praticamente ignorou a promoção de seus produtos em outros veículos. O departamento de marketing quase foi extinto.

Coincidência ou não, com a saída de Gugu Liberato, parece que a direção da casa acordou para o fato de serem necessárias campanhas publicitárias de seus artistas e programações. O que se vê hoje em quase todas as revistas e jornais é um trabalho que nunca deveria ter sido interrompido.

Uma avalanche de anúncios que promovem a emissora e seus contratados.

  • AgNews

    A apresentadora Hebe Camargo


O que não pode

Sobre o assunto acima: o SBT publicou anúncio em duas páginas na revista "Caras", com o seu elenco inteiro.

Só a Hebe Camargo não apareceu. Esquecimento ou o quê?




Olha o perigo

Aconteceu! Silvio Santos, em seus camarins do SBT, dia desses, criticou a Record. Até ele entende que a sua concorrente comete uma grande besteira ao mexer tanto na sua programação.

A que ponto chegamos!

Questão do horário

Nada certo ainda, mas a novela comprada pela Band, "Isa TKM", muito provavelmente será exibida na faixa das oito da noite, onde hoje está a "Escolinha".

Que não vai sair do ar. Mas pode virar semanal.


  • Divulgação/SBT

    O apresentador Ratinho


Três vezes Ratinho

Ratinho vive um momento no mínimo curioso no SBT. Ele, como se sabe, encontrou dificuldades para voltar ao ar no fim de seu atual contrato, que só vai até o final deste ano.

Para quem estava descartado, e hoje aparece em três produtos diferentes - "Programa do Ratinho", "Nada além da verdade" e até na novela "Vende-se um Véu de Noiva"-, pode-se considerar uma vitória.

Mas tem uma coisa

O seu Ratinho está com a vida resolvida. E não é de hoje. Esta sua participação na novela não tem rigorosamente nada a ver.

Primeiro que ele não é ator e isto é absolutamente imprescindível para quem é chamado a interpretar numa novela, seriado ou filme.

Por último, está fazendo as vezes de um ator e tomando o lugar de alguém. Cadê o Sindicato? Participação especial ainda vá lá, mas fazer um papel não pode.

Dois lados

A Globo liga e informa que ainda não tem uma posição firmada se poderá ou não haver uma próxima edição de "No Limite".

Esta coluna, no entanto, baseada em informações de uma fonte digna do maior crédito, reafirma que esta possibilidade praticamente não existe. Os números da atual temporada desestimulam qualquer iniciativa neste sentido.

O contrato com a dona do formato, Castway, vence em janeiro.


  • Divulgação/TV Globo

    O ator Caio Castro


Passaporte

A próxima temporada de "Malhação", na Globo, com início em novembro e comandada pelo autor Ricardo Hofstetter, vai apresentar muitas novidades no elenco.

No entanto, quatro atores da atual fase, escrita por Patrícia Moretzsohn, irão continuar na novela.

Casos de Caio Castro, o Bruno; Johnny Massaro, o Fernandinho; Caroline Figueiredo, a Domingas; e Rael Barja, o Caju.

Pausa merecida

Com vários projetos em andamento na Globo como ator e autor, Marcius Melhem não deve ficar muito tempo fora do ar.

Encerrada a sua participação em "Caminho das Índias", ele viaja em férias para Portugal na próxima segunda-feira.

Na volta, aí sim, terá uma rodada de reuniões com a emissora sobre novos trabalhos.

Aniversário

Tom Cavalcante passou todo o dia de ontem na Record, gravando o programa que vai comemorar os 5 anos do "Show do Tom".

Vai ao ar no dia 26.

Intervalo

Em comemoração ao seu centenário, a Aji-no-moto convidou a dupla Zezé di Camargo e Luciano para estrelar nova campanha do Sazon que será veiculada simultaneamente no Brasil e no Japão.

Executivos da empresa estarão em São Paulo, apenas para acompanhar este trabalho que terá como locação uma casa na Granja Viana.

Haverá ainda a participação de 100 figurantes.

Pode mudar

Dentro da Record já existem sugestões para que o programa "Esporte Fantástico" saia das manhãs dos domingos.

O sábado surge como única alternativa.


  • Divulgação/TV Globo

    O ator Oscar Magrini


Participação especial

Oscar Magrini entra nos últimos capítulos de "Paraíso", novela das 6 da Globo.

Começa a aparecer a partir do capítulo deste próximo sábado no papel de um aviador.




C´est fini

Ao contrário da Globo, todos os outros órgãos de imprensa, televisão, rádios e jornais, inclusive CBN e o Diário de São Paulo, não tiveram dificuldades em acompanhar o lançamento da reconstrução do templo da Renascer, segunda-feira, no bairro do Cambuci.


A Bandeirantes, ontem, pelo segundo dia consecutivo, sofreu com a falta de energia em seus estúdios do Morumbi. Num lugar onde funcionam 4 emissoras de televisão e outras tantas de rádio, o mínimo que se exige é um gerador competente. Que ainda não foi comprado.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!


Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host