UOL Entretenimento Televisão

04/09/2009 - 00h05

O futebol e a bagunça da noite de quarta-feira

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Globo sempre dividiu as suas transmissões de futebol. Os jogos dos clubes do Rio, por livre escolha da emissora, são colocados em toda a rede, inclusive nas parabólicas domésticas, deixando para as praças a responsabilidade dos clubes locais.

Coisa de muito tempo. Quando o futebol brasileiro era desenhado de outra maneira e a importância desses times, inclusive em número de torcedores, era completamente outra. Um critério dela, Globo, e sabe-se lá por quais motivos, engessado.

Isto não justifica, mas de certa forma explica as barbeiragens cometidas ou concessões a sua qualidade, como se viu na noite de quarta-feira.

Terminada a partida Corinthians e Santos para São Paulo, Cleber Machado pediu a classificação do campeonato brasileiro e encerrou a transmissão anunciando os gols da noite no "Placar da rodada". Imediatamente na sequência, praticamente colado, entra o apresentador Luiz Ernesto Lacombe e chama o mesmo narrador Cleber Machado, para repetir tudo o que havia dito há instantes. Pior, mostrando a mesma classificação de dois ou três minutos atrás.

Era nítido que a equipe que narrou o jogo para o Rio e toda rede, Atlético Paranaense e Botafogo, deveria ser a segunda matéria do programa para não colar com a transmissão. Isto sem contar com o áudio vazando do Lacombe em cima do narrador Luiz Roberto. Uma verdadeira bagunça!

Pra fechar a noite, a Band e a estreia de Renata Fan no "Apito final". E, logo de cara, o comentarista Neto chamando Luciano do Valle de "mito". Não tem preço!

Ao fundo, inúmeros monitores e no maior deles vários ajustes de câmera, zoom e etc. do Boris Casoy no estúdio, que já estava posicionado para vir na sequência da programação com o seu jornal.

Aos jovens desavisados, televisão é coisa séria. É preciso sempre considerar que, do lado de cá, existe alguém chamado telespectador, cada vez mais exigente com a qualidade e com o que entra na sua casa.


Carta do João

Na íntegra, a carta do jornalista João Leite Neto enviada a esta coluna:

"Muito pouca gente sabe que a primeira reportagem especial, encomendada para o "Jornal Nacional", não foi ao ar no "JN".

Início de 1970. Paulo Mário Mansur era o Diretor de Jornalismo SP. Eu acabara de ser contratado pela Globo, como repórter especial. Aliás no dia 1º de Agosto de 1969. Tinha, portanto, uns sete meses de casa.

Do Rio de Janeiro, o Boni determinou ao Paulo que preparasse uma matéria especial para a primeira edição do JN. Na época só entravam Rio e São Paulo. O Paulo me chamou e disse: "Mano, é a sua chance...Precisamos de uma matéria porreta"!!! Saí a campo "babando"... Os jornais não falavam em outra coisa senão das manifestações estudantis e do aparecimento de uma agente do DOPS que se infiltrou e se tornou "namorada" de, ninguém menos, do que o nosso Zé Dirceu, então líder estudantil... Fui direto para a Maria Antonia... Consegui levantar o "esconderijo" do Zé. A tal moça, que nas horas vagas era manequim -aliás linda- foi escondida pelo DOPS, na época dirigido pelo Delegado Celso Teles. A grande matéria seria localizar a tal moça... Com ajuda de amigos e "amigos", consegui uma pista.

Liguei para o Paulo e disse: "Esqueça de mim por uns três dias. Quero dois cinegrafistas (dos bons), um motorista e um carro sem identificação"... A noite, lá estavam Edgar Cavalheiro e Clovis Boniolo, com duas câmeras "AURICON" e uma "muda" B.H. Partimos a noite mesmo...

Ao amanhecer estávamos chegando a cidade de Casa Branca, interior de São Paulo. Mais um dia de vários contatos e, finalmente, às margens de uma pequena estrada de terra, fui colocado diante da exuberante figura de Heloisa Helena Magalhães, que se tornou famosa com o codinome de "Maçã Dourada".

Usei de toda a minha "lábia" até conseguir a entrevista. Fui além, fiz um verdadeiro "documentário", mostrando a "Maçã" andando de charrete, na piscina do clube, de biquíni e, no final, manuseando um revólver... Uma parte era filmada pelo Edgard com o consentimento dela, e outra parte, pelo Clóvis com a "muda" escondida, sem que ela soubesse... Terminado o trabalho, sem dormir, voltamos imediatamente para São Paulo. A imprensa do Brasil inteiro procurava pela "Maçã Dourada", e nós tínhamos todo aquele material.

Lembro-me bem da cara do Paulo Mário quando chegamos. Pegou o telefone e ligou direto para o Boni: "Temos um material "duca"! Temos aqui a "Maçã Dourada". O Boni disse: "Revele o material que amanhã estarei em São Paulo". No dia seguinte o Boni viu o material e sentenciou: "Não vamos esperar o "JN" porra nenhuma!!! Vamos colocar no ar ainda hoje. E assim foi. Com um texto primoroso do Lívio Carneiro Junior e, por ordem do "poderoso" Boni, abriu-se um espaço de 13 minutos, no horário nobre, e tudo foi mostrado quase na íntegra.

Flávinho, por incrível que pareça, já se passaram 40 anos! Nas comemorações do "JN" nenhuma alusão a certos nomes como Lívio Carneiro Junior, Luiz Lopes Correa, Marília Gabriela, Fausto Eduardo Nogueira (Internacional) e tantos outros, como se as outras praças nunca tivessem existido...

Um abraço - JLN


  • Divulgação/TV Globo

    A atriz e cantora Mariana Rios


Malhação lembra Michael

A atriz e também cantora Mariana Rios, nesta reta de chegada da temporada 2009 de "Malhação", vai ser mais exigida na parte musical.

Ela irá divulgar uma de suas músicas dentro da novela e ainda fará uma homenagem a Michael Jackson.


No ataque

A Rede TV! vai estender a sua programação jornalística. Novos produtos serão anunciados ainda no decorrer dos próximos dias.

E, em decorrência deles, outras importantes contratações para o setor. Apresentadores e apresentadoras, por exemplo.


Está na hora
  • Divulgação/TV Globo

    Taís Araújo e José Mayer, protagonistas de "Viver a Vida"


"Viver a Vida", de Manoel Carlos, nova novela da Globo, estreia no dia 14.

Curiosamente, nenhuma providência foi tomada ainda quanto ao contrato do diretor Jayme Monjardim, que vence em dezembro.

Tudo bem que não devem haver maiores problemas, mas, até por segurança das partes envolvidas, este é um caso que já poderia estar resolvido. E há muito tempo.

Outra situação

O atual contrato do Jô Soares na TV Globo acaba no final deste ano e até agora ninguém sabe o que vai acontecer.

Como não poderia deixar de ser, isso está gerando certo desconforto entre algumas pessoas de sua equipe.

Ainda demora

Ao contrário do que pretendiam alguns dos seus diretores, a Bandeirantes está sendo obrigada a transferir o lançamento do "Dia Dia", edição da tarde.

Existem problemas com a rede, principalmente afiliadas, que precisam ser contornados antes disso.

Locação

O palacete dos Brando Barbosa, no Jardim Botânico, Rio, está sendo utilizado pela Globo para algumas gravações de "Viver a vida", substituta de "Caminho das Índias".

O local já foi utilizado pela mesma emissora para outras novelas.

Sonho sob suspeita

Record e SBT precisam tomar certos cuidados com as suas reformas de casa. Tem gente demais no meio disso.

Aliás, ninguém entende como essas emissoras conseguem os alvarás, aprovações de plantas e Habite-se de forma tão rápida. Nós, os normais, não encontramos tanta facilidade.

Mas o pior, pelo jeitão da coisa, ainda está por vir. Ano eleitoral pela frente, devem sobrar tentativas de se promover festivais de benevolência. Por favor, não se deixem usar.

Faustão no Gugu

Gugu estreou na Record. Entre outras coisas, um fato em especial chamou a atenção do telespectador: a presença do Fausto Silva em seus intervalos, comandando os comerciais do Magazine Luiza.

Vai assim mesmo

Um detalhe na reta final de "A Fazenda" não passou batido dos observadores mais atentos: alguns clientes não tiveram o cuidado de fazer ações diferentes para o programa.

Ao contrário, repetiram o mesmo trabalho que foi ao ar no "Big Brother".

Oficina da Record

Hiran Silveira, número um das novelas da Record, esclarece que o projeto da oficina de atores está em pleno desenvolvimento.

Trata-se de uma ideia antiga da casa, mas que só agora ganhou condições de ser implementada.

Importante reconhecer

O "Casseta" teve um ganho na sua audiência. Está recebendo uma bola bem redondinha de "Caminho das Índias", mas a subida do humorístico começou bem antes da reta final da novela.

Resumo da ópera: o "Casseta" melhorou. E é bom dizer e reconhecer isso.


C'est fini
  • Divulgação/RedeTV!

    Edmundo ao lado de José Emílio Ambrosio, superintendente de Jornalismo e Esporte, em visita a RedeTV! (3/9/09)


O ex-jogador Edmundo almoçou ontem com José Emílio Ambrósio, diretor executivo de Jornalismo e Esporte da Rede TV!. Tudo conversado. Ele será oportunamente anunciado como novo contrato da emissora.

Charles Watson, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, passou a última terça-feira no Projac. Watson ministrou um curso sobre processo criativo, para autores, roteiristas, produtores e assistentes de direção da Globo.

Se todos os dirigentes da TV brasileira confirmarem presenças no Mipcom, em outubro, na França, vai sair mais barato fretar um avião. Feira é sempre uma grande festa.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host