UOL Entretenimento Televisão

27/08/2009 - 00h05

SBT não prepara o público para o seu próximo domingo

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Pelo andar da carruagem, a direção do SBT decidiu que deve ser assim e só irá divulgar em cima da hora a programação do próximo domingo. Entendem os seus responsáveis, ou o seu responsável maior, que não há outra maneira para surpreender ou comprometer as estreias na concorrência, especialmente a de Gugu Liberato na Record. Há, no entanto, um enorme perigo nisso que -por certo- não foi considerado.

Agindo desta maneira, o SBT não terá a seu favor o necessário trabalho de divulgação. O telespectador não será preparado ou informado pelas chamadas na própria emissora, anúncios em jornais e revistas ou através do noticiário especializado, para o que irá ao ar ao longo de todo aquele dia. Isto deve ser visto como algo indispensável.

Por exemplo: vamos considerar que exista o desejo de se programar um bom filme na faixa de maior enfrentamento, a partir das 20h. O público do cinema não é necessariamente o público do SBT. Este tipo de telespectador, se não for previamente avisado do que estará em cartaz, com toda certeza, não irá espontaneamente sintonizar aquela emissora naquele dia e naquele horário. Isto é muito óbvio.

São aspectos importantes e precisam ser levados em conta. Ao que parece, no entanto, a ordem que vem de cima é passar por cima deles. Aconteça o que acontecer.

Ontem, por exemplo, dentro do próprio SBT, já existia um outro desenho de grade circulando, com alguns jurando que é esta e ninguém rasga:

11h00 - Domingo Legal;
15h00 - Eliana;
19h00 - Roda Roda;
20h00 - Sílvio Santos;
00h00, por mais incrível que possa parecer, "8 e 1/2 no cinema".
Numa dessas, alguém ainda acerta.

Nada a ver

Surgiram boatos que, por bronca, Hebe Camargo não teria aceito convite de Silvio Santos para uma gravação, na segunda-feira, às 11h, com os demais artistas do SBT. Gravação esta que acabou cancelada por causa do resfriado e rouquidão dele.

Nada disso. A Hebe, na verdade, não aceitou por dois motivos:
1° - já tinha outros compromissos assumidos que não podiam ser cancelados.
2° - segunda-feira é o dia da gravação do programa dela.
Só isso.

Agora, que em outros tempos as relações entre os dois já foram muito melhores, disto ninguém tem dúvida.


Cláudia Leitte em novela
  • TV Globo

    Claudia Leitte, que fará participação em "Malhação"


A partir do dia 23 de setembro, Cláudia Leitte inicia uma participação especial na novela "Malhação", da Globo.

O martelo foi batido entre a cantora e a direção da emissora. Ela vai fazer uma sequência de capítulos e, entre outras coisas, foi uma das figuras escolhidas para fechar a temporada 2009 da novela.

Outras surpresas devem ser anunciadas nos próximos dias.




Novo programa

Consta que a Globo já gravou o piloto de um novo programa, "Tudo bem", com apresentação de Carla Vilhena e Fernando Rocha, para ser apresentado depois do "Bom dia Brasil" e antes do "Mais você".

Consultada, a emissora respondeu o seguinte: "o piloto que Carla Vilhena e Fernando Rocha teriam gravado, a nossa posição é que a Central Globo de Jornalismo tem inúmeros projetos de "quadros" e se impõe como missão testar novos formatos. Carla Vilhena e Fernando Rocha, mas muito outros também participaram de algumas iniciativas nesse sentido. Mas não há nada formatado, nada decidido."

Bebê a bordo

Rita Lisauskas voltou à bancada do informativo "Rede TV! News". E com uma felicidade sem tamanho: está grávida de três meses. Vem aí um menino.

O pai, Sérgio Fernandes Costa, diretor da TV Record Litoral, também está em festa.

Nova temporada

O SBT passa a apresentar na próxima terça-feira, na faixa das 20h, a segunda temporada do bom "Esquadrão da Moda", comandado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund.

O programa tem aparecido com frequência na vice-liderança.

Vai mal

O "Jornal da Record", na terça-feira, apresentado das 19h45 às 20h31, deu ridículos 6 pontos de média. É para pensar.

O jornal é ruim? Não é. E nem se pode discutir as qualidades do seu conteúdo ou de seus apresentadores. O erro é o mesmo da novela "Bela a Feia", o horário.

Enquanto a Record não tiver um especialista, com reconhecida competência, pensando e agindo na sua programação, o desastre vai continuar. E há o risco de piorar.

Para se ter uma ideia, na terça-feira, o dia inteiro, "Ídolos" foi o único programa da emissora que alcançou dois dígitos. Ainda assim 11 pontos. A menor desde a estreia.

Depois da maionese...

Foi-se o tempo em que programa de humor era simplesmente programa de humor. Resolveram misturar tudo. Um exemplo, o último "Toma lá, Dá cá".

Do título ao conteúdo, houve uma descarada intenção de vender determinada marca de papel higiênico, com os seus personagens devidamente acompanhados dos rolos em questão. Não, por acaso, o título do episódio foi "O melhor Alfredo", comercial consagrado pelo Turíbio Ruiz hoje no elenco de "Caminho das Índias".

Lembrando que uma marca de maionese, até então, era a última estrela da vez.

"Merchans" à parte, o programa foi um dos mais divertidos.

Data que assombrou o mundo

A Globo, como é sabido, escolheu 11 de setembro para apresentar o último capítulo de "Caminho das Índias".

Ainda houve uma tentativa do diretor Manoel Martins para mudar, mas Glória Perez não aceitou ficar mais tempo no ar. A autora expôs as suas razões e foi atendida.

Assim, a novela chegará ao fim no mesmo dia em que se lembrarão os tristes ataques às torres gêmeas. Nada tão grave, mas não deixa de ser uma coincidência.


Na ativa

Depois de muito tempo, o ator Fábio Assunção voltou a circular pelas alamedas e estúdios do Projac.

Ele já está envolvido com os primeiros trabalhos da minissérie "Dalva", que terá Adriana Esteves no papel principal.

Bom jornalismo

Paulo Roberto Leandro está de volta à Rede TV!. Chamado pelo diretor executivo José Emílio Ambrósio, ele é novamente o número um da redação. Está entre os mais experientes de todo o setor.

Primeiro ano

Festa. O programa "Brothers", apresentado pelos irmãos Supla e João Suplicy na Rede TV!, terá uma edição especial no próximo sábado.

É o dia do primeiro aniversário.

Temperatura máxima

Ânimos exaltados nos bastidores do "Casos de Família" no SBT. A apresentadora Christina Rocha não gostou dos cortes realizados, sem qualquer justificativa ou critério, no seu programa da última sexta-feira.

C´est fini

Hoje, o COI vai divulgar oficialmente em seu site quem leva a Olimpíada de 2016 na TV brasileira. Tudo indica que a Globo, com Bandeirantes, e Record devem compartilhar os direitos de transmissão.

Só nos resta aguardar se isto modificará ou não o quadro para Londres - 2012.

E, no encerramento do próximo domingo, a Rede TV! terá o presidente do Senado, José Sarney, como entrevistado do Kennedy Alencar no "É notícia".

Ao contrário do que a Globo informou, Christiane Pelajo não voltou das férias na última segunda-feira. Isso só vai acontecer na próxima.

O programa "Repórter Record" tem novo dia e horário de apresentação: segunda-feira, onze da noite.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host