UOL Entretenimento Televisão

17/08/2009 - 00h05

Ressentimento leva SBT a negar sua própria história

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Poucos ainda se surpreendem, mas é impossível não constatar a insistência e facilidade do SBT ou dos seus responsáveis ao colocar em prática atitudes tão minúsculas e mesquinhas.

Este é o mês do aniversário da televisão: 28 anos. Pois bem, entre outras festividades, vem por aí um "SBT Repórter" especial, que pretende contar a história da emissora. Mas uma história bem de acordo com as conveniências e ressentimentos da casa.

  • Lourival Ribeiro/Divulgação SBT

    Após ter deixado emissora, o apresentador Gugu Liberato não será lembrado em programa comemorativo dos 28 anos do SBT, um "SBT Repórter" especial


Gugu, por exemplo, será simplesmente ignorado. Porque tomou a iniciativa de sair ao invés de ser dispensado -- como outros tantos milhares de funcionários -- existem ordens para que nenhuma referência seja feita a ele.

É como se o repórter da "Semana do Presidente" ou o apresentador de programas como "Sessão Premiada", "Viva a Noite", "Big Domingo", "Cidade contra Cidade", "TV Animal", "Passa ou Repassa", "Nações Unidas", "Sabadão Sertanejo", "PlayGame", "Domingo Legal", entre outros, nunca tivesse existido. Coisa mais feia. Não há nada menor do que negar a própria história.

Um programa jornalístico, que teria como única razão de ser reportar os acontecimentos, não pode ter fatos ou registros ocultados pela sua produção. Mas, com toda certeza, foram ordens que vieram de cima.

Atualização - 15h12:
Gugu aparece sim

Difícil dizer como isto foi resolvido e quando, mas o "SBT Repórter" especial desta quarta-feira fará citações, sim, ao Gugu Liberato, assim como ao Jô Soares, Boris Casoy, Flávio Cavalcanti, Nair Bello e J. Silvestre, entre outros.
Algo bem discreto. Mas que merece o melhor dos destaques.


Primeira vilã da Grazi

Foi-se o tempo em que os bandidões das novelas encontravam barreiras impostas pelos comerciais e ficavam ausentes de grandes campanhas. Agências, clientes e o consumidor aprenderam a separar o ator do personagem. Wagner Moura e Camila Pitanga são exemplos recentes e citados aqui devido à força das novelas da Globo. E agora chegou a vez de Grazi Massafera viver a sua primeira vilã.

  • João Sal / Folha Imagem

    Grazi Massafera fará sua primeira vilã na próxima novela das sete global, "Bom Dia Frankenstein", na qual forma casal de bandidos com o ator Guilherme Weber


Decidida a fazer algo diferente no vídeo, ela aceitou trocar de personagem em "Bom dia Frankenstein", que substituirá "Caras & Bocas": de médica passou a bandida. Mas uma bandida com pé na comédia. A atriz e Guilherme Weber formarão um divertido casal de vilões na história que tem a liberdade vigiada como tema principal.

Como os tempos são outros, se trata apenas de mais um trabalho, que não irá abalar em nada os seus compromissos comerciais. Os primeiros testes de vídeo já foram realizados e Grazi se saiu muito bem.

Está errado

A Bandeirantes está cometendo um erro com o seu "Primeiro Jornal". Tem 30 minutos de duração, num horário de forte concorrência, 7 da manhã, mas com dois blocos enormes de comerciais.

Assim fica difícil segurar o telespectador. Nem se pode exigir melhor audiência.

Exceção importante

Silvio de Abreu é um dos autores que costumam repetir vários artistas em suas novelas. "Passione", a próxima, contará com as participações de Fernanda Montenegro e Tony Ramos.

Mas ao contrário de tantas outras, desta vez ele não vai colocar a Cláudia Raia.

  • João Miguel Jr. / Globo / Divulgação

    A atriz Cláudia Raia não atuará em "Passione", próxima novela do diretor Silvio de Abreu, que costuma repetir atores em suas produções. A trama terá Fernanda Montenegro e Tony Ramos


Band terá novo complexo

Johnny Saad, presidente da TV Bandeirantes, conta que vai nascer um novo complexo de estúdios e área de produção no mesmo local onde está localizada a sede da emissora, no Morumbi, em São Paulo.

Ainda não existe um prazo para o início das obras. Depende naturalmente do desenvolvimento do projeto e envolve também questões como aprovação pela Prefeitura de São Paulo e outros do gênero.

Mas que vai sair, vai.

Assim é difícil

A Record tem a próxima Olimpíada, mas pelo jeito vai continuar sem os principais esportes.

A Globo acaba de renovar o seu contrato com o vôlei, Confederação Brasileira de Voleibol, até 2011. E o mesmo está acontecendo com a natação.

Segundo caso

Silvio Santos, na década de 70, quando ainda não tinha o SBT, apresentou os seus programas em duas redes de televisão diferentes, Tupi e Record.

O fato agora se repete: João Doria Junior continuará na Bandeirantes comandando o "Show Business" e vai estrear na Record -- todo mundo já sabia mas só na sexta-feira foi anunciado oficialmente -- com "O Aprendiz".

Esquema diferente

A Bandeirantes vem com um diferencial importante nas transmissões da Liga dos Campeões. Ao contrário da Record, que fazia os jogos dos estúdios, em São Paulo, a Band enviará equipes à Europa para acompanhar algumas partidas direto dos estádios.

Luciano do Valle já está confirmado na lista de embarque. Fernando Fernandes começou a gravar matérias especiais. E o comentarista Neto será chamado para integrar o time. O torneio começa dia 19 deste mês e vai até 22 de maio de 2010.

A decisão será em Madrid. Vale lembrar que a Rede Globo tirou a "Liga" da Record e "deu" para a Band.

Explicação

Os óculos escuros usados pelo Odilon Wagner em todas as suas cenas em "Caminho das Índias" têm uma razão de ser.

Ele não está fazendo nenhum tipo ou charme. São lentes próprias para problemas de anti-reflexo.

Tudo certo

Com Benedito Ruy Barbosa a Globo resolveu dois problemas. A novela "Paraíso" levantou o horário das 6, registrando médias de 30 pontos, e sua trilha sonora, hoje, é a mais vendida em todo o País.

Há muito tempo a gravadora Som Livre -- braço fonográfico da emissora -- não conseguia resultados tão interessantes.

Mercado

Faltando 11 meses para a Copa da África, o comercial da Band, liderado por Marcelo Mainardi, já vendeu 5 das 6 cotas net colocadas à disposição do mercado, para Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Casas Bahia, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Samsung.

O top de 5 segundos também ficou com a Embratel, e a Tramontina terá inserções de 30 segundos.

C´est fini

A Bandeirantes confirma a ida de Ricardo Boechat para a África do Sul, ano que vem. Durante o período da Copa do Mundo, ele irá ancorar direto daquele país o "Jornal da Band", principal informativo da emissora.

Registro: o "Video Show", da Globo, comemora hoje cinco mil edições no ar. O programa, atualmente, é apresentador por André Marques, Luigi Baricelli, Fiorella Mattheis e Geovanna Tominaga.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host