UOL Entretenimento Televisão

02/08/2009 - 00h05

"Caminho das Índias" não pune quem dá mau exemplo

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Dia desses, "Caminho das Índias" foi destacada nesta coluna pela dignidade e competência que tem abordado o problema da esquizofrenia. Faz por merecer.
  • Divulgação/SBT

    Os atores Duda Nagle (à esq.) e Antonio Calloni, que vivem pai e filho em "Caminho das Índias"


Apesar de alguns autores, Aguinaldo Silva entre eles, considerarem que as novelas não devem ter mais esta obrigação - "traz prestígio ao autor, mas não acrescenta nada à história"-, há de se entender que a força que possuem, quando bem utilizada, pode sim colaborar com resultados positivos.

Isto posto, outra questão:
"Caminho das Índias" também tem as suas pedras de tropeço e a principal delas atende pelo núcleo do Antonio Calloni. Independentemente do excelente desempenho deste ator, um craque, e completamente na contramão deste destacado trabalho social, não se viu até agora nenhuma punição ao Zeca e companhia bela. Por enquanto, continua na base do tudo bem, com espancamentos e outros do gênero passando impunes. E ainda com direito a fundo musical ou ao sambinha de sempre. Passou a hora de um corretivo.

Praticamente todo capítulo tem uma aula de mau exemplo.


Locação

Búzios será um dos destaques de "Viver a vida", novela do Manoel Carlos que vai substituir "Caminho das Índias".

Além das gravações em algumas das suas praias mais importantes, parte do centrinho será reproduzida na cidade cenográfica.

Segundo semestre

A Globo reserva uma série de estreias para os próximos meses. Fernanda Lima vem com o "Programa da Noite" no dia 28 de agosto.

Confirmada também nova temporada do seriado "Aline", 7 episódios, a partir de 1° de outubro, desta vez com exibições às quintas-feiras, depois de "A Grande Família".


E tem mais

Ainda na Globo, foram decididos novos episódios do "Por toda a minha vida", 5 programas, iniciando em 19 de novembro, e a volta de "Ó pai, ó", a partir do dia 24 do mesmo mês.

Antes disso, 2 de outubro, estreia "Cinquentinha", seriado do Aguinaldo Silva.


Alto investimento

Prevista inicialmente para 200, "Bela, a feia", primeira produção da Record com a Televisa, poderá chegar à marca dos 300 capítulos. Vai depender da audiência.

A espichada em "Bela", caso aconteça, significa botar mais dinheiro do bolso. Cada capítulo custa 300 mil reais.

Garimpo

O SporTV está iniciando um processo de seleção entre jovens talentos do jornalismo, que poderão ser transformados em correspondentes do canal.

Ainda não se sabe quantos serão aproveitados.

Abertas as inscrições.

Espaço físico

Com o fim das novelas da Bandeirantes, que eram gravadas no "Estúdios Quanta", na vila Leopoldina, em São Paulo, a Record aproveitou para aumentar sua presença no local.

Antes, a emissora ocupava estúdio de 600 metros quadrados para a gravação do programa "Ídolos". Agora, tem um espaço de 1200 metros quadrados no "Quanta".


Uma questão contratual

"Viver a Vida", substituta de "Caminho das Índias", estreia dia 14 de setembro, na Globo. Terá entre 6 e 8 meses de duração. Vira o ano.

O contrato do seu diretor geral, Jayme Monjardim, termina em dezembro próximo. Até agora não há nenhuma novidade a respeito.

Consultada, a emissora informa que ainda está em vigor o compromisso atual, mas que existe uma cláusula de renovação automática. Quando chegar o momento, Monjardim e Globo discutirão os novos termos para sua permanência na casa.

E isso poderá acontecer inclusive antes do lançamento da novela.

Roça

Com ou sem reality "A Fazenda", a Record não voltará com novelas nas noites de sábado. Não há planos nesse sentido.

Resta saber qual será a estratégia da emissora para esse dia, após 23 de agosto, quando a primeira edição do programa chegará ao fim.

Baladão

André Mattos, atualmente em "Louca Família" e se preparando para estrear em "Bela, a feia", vai produzir um seriado, inicialmente mensal, para submeter à aprovação da Record.

No programa, ele viverá um marginal bom caráter, envolvido nas mais diversas situações. "Balada Baladão" é o título.

C´est fini

Patrícia Maldonado, sempre muito competente, estará à frente dos trabalhos da Band, de 20 a 30 deste mês, na Festa do Peão de Barretos.

Terça-feira, depois das férias, Ricardo Boechat reassume o comando do "Jornal da Band".

É isso. Mas amanhã tem mais Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host