UOL Entretenimento Televisão

18/07/2009 - 00h05

Exportação de novelas da TV Globo está em escala crescente

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

O mercado exterior, já de muito tempo, é um dos principais alvos da Globo. Além da Globo Internacional, que hoje atende milhões de telespectadores, inclusive brasileiros espalhados pelo mundo, a venda de produtos e formatos está em escala crescente.

As novelas da Globo ganham cada vez mais espaço em diferentes países de todo o mundo.

O Canal 7, de Moçambique, estreou "O Rei do Gado", uma das produções mais vendidas da emissora, com Antônio Fagundes, Raul Cortez, Glória Pires, Patrícia Pillar e Fábio Assunção.

Já "Desejo Proibido", que tem em seu elenco Fernanda Vasconcellos, Grazi Massafera, Murilo Rosa, Letícia Sabatella, Daniel de Oliveira e Alexandre Borges, entre outros, chegou à Rede Telletica, na Costa Rica.

Quando se fala em venda de novelas, seriados ou qualquer outro produto para outros países, não se deve imaginar que basta chegar lá e abrir o catálogo. Longe disso.

Mesmo a Globo, cujos trabalhos são conhecidos mundialmente, enfrenta uma disputa acirrada com outras emissoras de TV e produtoras. Daí a necessidade de um bom trabalho nas feiras internacionais, sem contar que também é preciso acompanhar os avanços tecnológicos - HD, no caso. Não é à toa que a Globo marca presença em todas elas, sempre em busca de novos mercados.

Comando único

Além do novo horário e duração reduzida, o "Esporte Fantástico", da Record, já a partir de amanhã, será apresentado apenas por Mylena Ciribelli.

Ela não terá mais a companhia de Reinaldo Gottino.

Xerox

O programa de Geraldo Luiz, na Record, liga para o orelhão. Quem atender, se fizer determinada tarefa, ganha R$ 300.

Tudo igualzinho ao que Luciano Huck faz de vez em quando no seu "Caldeirão", mas com prêmio de R$ 5 mil. Essa é a diferença.

Seria interessante que se copiasse também o valor do pagamento.

Nova casa

Paulo Franco, ex-Artístico da Record, começa efetivamente na semana que vem o seu trabalho no SBT.

Ele irá participar das reuniões do Comitê e, em paralelo, iniciar a pré-produção do novo programa de Roberto Justus.

Gravado

Na última terça-feira, o SBT gravou o piloto do "TV Animal", que tem direção do Ocimar Castro e apresentação de Itamar de Oliveira.

Por enquanto, ninguém tem certeza nenhuma no que isso vai dar. E se vai ao ar.

Não dá

A música não pode contabilizar mais esse nocaute. Maguila, ex-lutador, está percorrendo programas de televisão divulgando o seu CD. Já foi até na Globo, no "Globo Esporte".

É uma das coisas mais pavorosas que se tem notícia em todos os tempos. Nem engraçado é.

Chega a ser muito mais do que ridículo.

Teatro

Convidada para substituir Carol Castro no espetáculo "Dona Flor e seus Dois Maridos", a temporada de Fernanda Paes Leme na peça vai começar por Teresópolis - Teatro Higino Guerra, no próximo dia 27.

Petrópolis e Santos também estão no roteiro, entre outras cidades.

Cinema

Em novembro começa a ser exibido o novo filme de Tizuka Yamasaki, "Amazônia Caruana", repleta de atores globais - muitos deles, aliás, do elenco de "Caminho das Índias".

Trata-se de uma adaptação do livro "Mundo Místico dos Caruanas" e tem uma personagem da vida real, uma mulher pajé chamada Zeneida Lima.

Nos principais papéis estão Carolina Oliveira e Letícia Sabatella, mais Laura Cardoso, Dira Paes, Anderson Muller, José Mayer, Thiago Martins, Cássia Kiss, Fafá de Belém, Ângelo Antônio e Marina Mantega.

Oficina de seriados

Chegou ao fim a primeira oficina de seriados da Globo promovida para seus profissionais. A iniciativa foi bem recebida e já há planos de outra, no ano que vem.

Os participantes têm prazo até meados de setembro para apresentarem seus projetos de seriado, acompanhados do roteiro do episódio piloto. Esse material será analisado pela cúpula da emissora.

O prêmio pode ser um lugar na grade.

Reunião do mercado comum

Rafael Cortez será o "representante" do programa "CQC", da Band, na 37ª reunião ordinária do Conselho Mercado Comum e da cúpula de presidentes do bloco e estados associados. O evento acontece em Assunção, dias 23 e 24.

Além dos presidentes dos quatro países fundadores do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - e do Chile, que já confirmaram presença, também foram convidados Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Muito além do Morumbi

Silvia Poppovic, depois de 15 dias viajando por países que formam a Escandinávia, reassume suas funções na Band na próxima segunda-feira.

Por funções, entenda-se o comando do programa "Boa Tarde", por enquanto só transmitido para São Paulo.

C?est fini

A Globo já está gravando depoimentos especialmente para a novela "Viver a Vida". A exemplo do que aconteceu em "Páginas da Vida", todo capítulo irá se encerrar com a participação de um telespectador, contando a sua história de superação.

Silvio Santos ainda não tem nada definido sobre a grade do SBT nos finais de semana depois da estreia da Eliana. Uma coisa é certa: ela vai entrar aos domingos. Celso Portiolli, aí com o título do programa alterado, permanecendo apenas o "legal", vai para o sábado.

Palavras de Boninho no workshop de "No Limite", para os funcionários envolvidos no programa: "estou avisando antes: falou com participante ou tocou celular na gravação, nem olha pra mim. Pega o avião e volta pro Rio".

É isso. Amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host