UOL Entretenimento Televisão

13/07/2009 - 00h05

SBT e Record travam uma briga de absoluta irresponsabilidade

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
O que se assiste nos bastidores da nossa TV, de uns tempos para cá, neste interminável troca-troca entre Record e SBT ou SBT e Record, impressiona a todos pela absoluta falta de juízo. Briga de boteco não chega a tanto.

Dá até medo. Este, repito, é um filme que meio mundo já assistiu e sabe muito bem como termina. Num primeiro momento até parece interessante. As novidades se renovam a cada segundo, deixando todos atordoados pela velocidade que acontecem. Para quem escreve sobre televisão, então, não existe maior maravilha. Assunto é o que não falta.

Mas cabe perguntar: qual será, no final, o resultado prático de tudo isso? O que poderão lucrar SBT e Record, como resultados de audiência e faturamento, no desfecho de mais esta batalha? Por acaso, uma ou outra, ficará melhor aparelhada para se aproximar da líder Globo? Na primeira colocada, onde presume-se estão os melhores profissionais, ninguém mexeu. Ela continua intacta, com os seus diretores possivelmente se divertindo com essa folia.

As perspectivas, na verdade, são as piores possíveis. Verifica-se que não há, por parte de SBT ou Record, um mínimo de estratégia. É uma troca de tiros no vazio, com grandes chances das duas morrerem abraçadas ao fim de tudo.

E fazendo, evidentemente, um grande número de vítimas. As mesmas de sempre.

Apressado

O diretor da Record, Paulo Kalil, que já tinha ficado com a cadeira e geladeira do Eduardo Zebini, quando este deixou a direção do departamento de esportes, agora ocupou a sala de Paulo Franco, imediatamente após a sua saída para o SBT.

Não deixou esfriar e nem expulsou os fantasmas.

Crise

As consequências de toda essa loucura, nos bastidores da TV, podem ser muito piores para a Record. Há quem acredite que mudanças bem radicais devem acontecer na sua direção a partir desta ou da próxima semana.

E que possivelmente atingirão alguns dos seus cargos mais importantes.


Ao vivo

Depois de duas semanas de folga, o "Domingão do Faustão" volta ao vivo no próximo final de semana, diretamente de São Paulo.

E com a estreia de um novo quadro, "Maratoma".

Aline ganha tempo

Depois das gravações no Rio de Janeiro, Maria Flor, Pedro Neschling e Bernardo Marinho devem desembarcar em São Paulo nos próximos dias para a sequência dos trabalhos de "Aline".

A estreia da temporada não será mais no final deste mês, mas em outubro, o que permitirá à Globo um capricho maior na finalização.

Externas

Depois da etapa internacional, com trabalhos em Israel, Jordânia e Paris, a substituta de "Caminho das Índias", "Viver a Vida", de Manoel Carlos, agora tem as suas cenas gravadas no Rio de Janeiro.

Só externas, por enquanto, mas já movimentando boa parte de seu elenco.

O Rei pelo mundo

Os programas de linha e o show do Maracanã, realizados para marcar os 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, receberão uma edição especial, nos próximos dias.

Trabalho especial tendo em vista a exibição em países que recebem o sinal da Globo Internacional.

Liberdade

Paulo Franco, depois que deixou a Record, falou com algumas pessoas e a todas se mostrou muito satisfeito com a mudança para o SBT. Vai dirigir o programa de Roberto Justus.

Não aguentava a sua rotina de trabalho na antiga emissora. Contam que ele aceitou o convite de Silvio Santos, sem querer ouvir uma contraproposta da Record, entenda-se Honorilton Gonçalves.

Vale tudo

"A Fazenda" da Record resolveu utilizar os mesmos métodos do "Big Brother" para deixar os seus participantes mais soltos.

Numa festa da semana passada, Danielle Souza, a Samambaia, depois de várias taças de vinho, entre outras coisas, contou que já traiu o namorado.

Próxima da Record

Aprovada a pré-sinopse da próxima novela de Marcilio Moraes na Record, que irá substituir "Poder Paralelo". No final deste mês, o autor entregará o projeto definitivo, para início imediato de produção. O diretor ainda não foi escolhido, mas tudo indica que não será Alexandre Avancini.

O comando da emissora rasgou elogios à ideia de Marcilio Moraes, mas os detalhes não foram divulgados.

Feira internacional

As redes Globo e Record irão marcar presença em mais uma feira internacional, que deve ser a última e a mais importante do calendário deste ano.

Em outubro, seus executivos participam da Mipcom, mercado internacional de conteúdos audiovisuais, em Cannes, na França.

A Globo, que levará novelas, minisséries e seriados, também continuará negociando a venda de formatos de programas e quadros, trabalho que é desenvolvido por outro setor da sua área internacional.

Dois toques

Hiran Silveira, diretor da Teledramaturgia da Record, avisa que o trabalho de caracterização feito para Giselle Itié, protagonista de "Bela, a Feia", vai surpreender o telespectador.

Diz que a ordem é fazer mistério. Enquanto for possível, a Record manterá o suspense e irá esconder maiores detalhes da personagem, principalmente os que dizem respeito ao seu visual.

A novela estreia dia 4 de agosto.

C´est fini

Com todo aquele incêndio da semana passada no circuito Record - SBT, na Bandeirantes, pelo menos entre os seus principais diretores, todos estavam de férias.

E estima-se que nas últimas duas semanas, com as contratações realizadas, o SBT já tenha gasto por volta de R$ 12 milhões só com luvas e adiantamentos.

Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host