UOL Entretenimento Televisão

03/06/2009 - 00h05

Na TV e fora dela é preciso separar as coisas

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Importante ver aviões decolando no "Jornal Nacional" para localizar o Airbus A 330 da Air France. Louvável a atitude e o empenho das autoridades brasileiras, que desde o primeiro momento dedicam especial atenção a esta missão. Nem poderia ser diferente. Os olhos do mundo estão voltados para cá.

O que não pode, e aí não vai demagogia nenhuma, é esquecer dos nossos irmãos do Norte e Nordeste, vítimas daquele aguaceiro todo. Ou transferir recursos para outras missões. O pessoal de lá continua numa situação bem desesperadora. O que se deseja é que exista a mesma atenção para atender os dois casos da melhor maneira possível.

O mesmo se aplica aos nossos principais telejornais. Um fato, por mais novo e importante que seja, não pode anular o outro, como se viu nos últimos dois dias.

Recuperação da Globo

Notícia da Edianez Parente, no "Meio & Mensagem", revela que a Rede Globo, depois de ter passado por uma ligeira queda nas receitas em abril, já apresentou faturamento superior em maio.

Ainda segundo a nota, na soma dos primeiros cinco meses de 2009, a emissora aponta crescimento nominal em relação ao mesmo período do ano passado.

Nota social

O aniversário do ministro do Esporte, Orlando Silva, comemorado em São Paulo, no Praça São Lourenço, segunda-feira, contou com a presença de alguns dos mais importantes dirigentes das emissoras brasileiras e todos os presidentes dos principais clubes paulistas.

Escondido

Contratado há 4 meses, com o título de "embaixador da Olimpíada", o ex-jogador de basquete Oscar ainda não apareceu na Record. Continua fora do ar, causando um estranhamento em todos.

Consultada, a emissora informa que ele será aproveitado no novo programa das manhãs de domingo.


O que será?

No mínimo, estranho. A Bandeirantes acaba de tomar todas as providências necessárias para o registro do título "Toda Terça".

Ou é muita falta de imaginação ou o programa da Adriane Galisteu, que hoje é o "Toda Sexta", está mesmo para mudar de dia.

Pode ser também uma garantia para o período da Copa das Confederações. O certo é que alguma coisa tem.

Memória

No lançamento da nova grade, respondendo a uma pergunta do André Marques, "se a Globo mudaria a sua programação em função da concorrente", o diretor Roberto Buzzoni foi categórico: "de maneira nenhuma. Há o respeito com o telespectador".

Na prática, pelo que se viu domingo e se verá no próximo, não é bem assim.

Interiores da Fazenda

Dos cinco diretores da "Fazenda", na noite de estreia, dois não passaram pelo switcher. Foram deixados de lado.

Bruno Gomes e Alexandre Frota, segundo se informa, teriam discordado do roteiro final e acabaram deslocados para outras funções.

Bruno, de acordo com as mesmas fontes, virou um simples telespectador, enquanto Frota foi fazer o traslado dos concorrentes do hotel para a fazenda.

Há um enorme descontentamento interno com o ritmo do programa e com o trabalho do diretor Rodrigo Carelli. Procurados pela coluna, Bruno e Frota não retornaram as ligações.

Silêncio na área

Sem fazer barulho, a Globo escalou uma equipe de redatores para desenvolver novo seriado, que, se tudo der certo, será protagonizado por Heloisa Périssé.

Se passar pela avaliação de Manoel Martins, diretor de entretenimento, o programa deve ganhar espaço na grade de 2010.

Mas fala-se também na possibilidade de começar como especial de fim de ano.

Imóvel de desejo

O Olympia, casa de espetáculos, na Lapa, em São Paulo, virou objeto de disputa. Johnny Saad, número 1 da Bandeirantes, segundo um executivo da emissora, chegou a se reunir com os donos do imóvel, há poucas semanas.

Através da assessoria da Band, o Johnny nega essa informação.

De outra parte, representantes da igreja Universal, que é ligada à Record, também estão interessados no mesmo imóvel e, dizem, com grandes chances de levar. Consultada, a Record diz que não fala pela igreja.

América Latina

O diretor Ricardo Waddington comunicou à equipe da nova global das seis, "Pelo Avesso", que as primeiras gravações da novela acontecerão na Bolívia.

A produção reúne no elenco Marcos Palmeira, Camila Pitanga, Paola Oliveira e Carmo Dalla Vecchia, entre outros.

Vai com calma

José Luiz Datena virou um curinga na Bandeirantes. Tem uma das melhores audiências da casa e a sua presença passou a ser exigida em horários bem diferentes, para alavancar pontos importantes da grade. Tudo muito bem, tudo muito bom. Tem o valor dele e deve ser reconhecido por isso, só não pode extrapolar.

Ontem, no "Dia Dia", foi mal educado com as companheiras de trabalho Silvia Poppovic e Patrícia Maldonado, durante a entrevista com o tenente-coronel Jorge Barros, especialista em aeronáutica. Tomou conta do espaço que não era dele. Impertinente e grosseiro. Depois desapareceu, sem se despedir.

Datena ficou devendo às duas e ao público, que naquele momento sintonizava o programa da Bandeirantes, no mínimo, um pedido de desculpas.

Vem quente

A Globo informa que a estreia do "Liga das Mulheres", novo quadro da Renata Ceribelli no "Fantástico", vai acontecer ainda neste mês. Tem como proposta debater os principais dilemas femininos. E não deve faltar pimenta na coisa.

No site do "Fantástico", inclusive, numa referência ao quadro, encontramos a seguinte frase: "até a sua vida sexual, se você quiser, a gente põe na roda!" Opa!

Escala

Isabela Garcia foi chamada para o elenco de "Pelo Avesso", novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, que vai substituir "Paraíso" na Globo.

Ela também está no grupo da novela que vai gravar as primeiras cenas na Bolívia.

Tem dia

A Record trabalha internamente com o dia 6 de julho, como data de estreia do "Geraldo", novo programa das tardes.

O seu horário de apresentação ainda não foi definido. A dúvida é se vai entrar a partir das 3 ou das 4 da tarde.

C´est fini

Entra em produção nesta semana o especial de Renato Aragão para exibição na Semana da Criança, em outubro. O título provisório é "Acampamento de Férias". De acordo com as primeiras informações, um produto na linha "O elo perdido". Texto de Cláudio Lisboa, Paula Amaral e Marcius Melhem, redação final de Paulo Cursino, e direção-geral de Marcus Figueiredo.

É isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host