UOL Entretenimento Televisão

24/05/2009 - 00h05

As novelas também têm seus deuses de plantão

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Há, entre os conhecidos autores, quem afirme ter poderes sobre a vida e a morte. Exagero? Nem tanto. No universo das novelas, eles realmente fazem e acontecem, muitas vezes sem explicar como, nem por quê.

No fundo, é um pouco daquilo, não importam os meios para se chegar a um bom fim e, se possível, com os índices de audiência superando os patamares inicialmente previstos. Nas mãos deles, muitas vezes, nada é o que parece ser.

João Emanuel Carneiro, com "A Favorita", rápido no teclado, deu logo uma virada na história, invertendo os papéis da mocinha e da bandida, Cláudia Raia e Patrícia Pillar. Resolveu ainda nos capítulos iniciais o que só era esperado para o final. Não se deve deixar de reconhecer os seus méritos, embora se saiba que foi uma mudança conveniente e imprescindível para a ocasião.

O mesmo acontece agora. Nos primeiros momentos de "Caminho das Índias", em sua volta à Globo, Márcio Garcia seria o mocinho da Juliana Paes. Não deu liga. Os deuses perceberam rapidamente a fragilidade das suas criaturas e tudo se modificou. Alguém, Rodrigo Lombardi, nem tão importante no começo, como num toque divino, se transformou no mais novo galã da televisão brasileira. E olha que ele já está nessa estrada há muito tempo. Só os poderes inquestionáveis dos nossos autores são capazes de imaginar e colocar em prática tais coisas.

A própria Glória tem dito que está apenas na metade da história, ou chegando à marca dos 100 capítulos. Isso nos dá certeza do que ainda pode vir por aí.

Amazonas

A Bandeirantes já enviou uma equipe a Parintins para "conversar com os bois" e aplainar todo o terreno da cobertura. Sobre o "conversar com os bois", entenda-se as lideranças dos grupos Caprichoso e Garantido.

E moderação é a palavra de ordem na cobertura da edição deste ano. Para os apresentadores escalados, principalmente. Falar só o necessário, como o microfone aberto ou não.

Chamada de embarque

A direção da Bandeirantes ainda não fechou a lista, mas já tem boa parte da sua equipe escalada para a Copa das Confederações, na África do Sul, no mês que vem.

Confirmados: Nivaldo de Cillo, Fernando Fernandes, Antonio Pétrin, Paloma Tocci, Neto e Luciano do Valle.

Aliás, além de fazer as vezes de repórter, Paloma Tocci também apresentará boletins especiais.


Desastre anunciado

REPERCUSSÃO DO "CASO MAÍSA" INCOMODA CÚPULA DO SBT

  • Divulgação
Todo o barulho feito em cima dos últimos dois episódios com a menina Maisa também preocupam setores importantes do SBT.

Silvio Santos não é de ouvir ninguém, mas haverá a tentativa. Ele será aconselhado a tirar o programa, momentaneamente, do ar. Entende-se, internamente, que apresentar a menina chorando duas vezes seguidas foi algo de extrema insensibilidade.

De qualquer maneira, todos estão de acordo que essa é uma história que não tem chance nenhuma de acabar bem.

Posição na grade

O seriado "Cinquentinhas", de Aguinaldo Silva, ocupará as noites de sexta-feira na Globo, com exibição logo depois do "Globo Repórter".

O seu elenco principal é quase uma garantia de altos índices de audiência: Susana Vieira, Marilia Gabriela, Renata Sorrah e Marilia Pêra. Direção de Wolf Maya.

Segundo um amigo global, no que diz respeito às quatro estrelas em questão, "uma não se dá com a outra, mas, juntas, são um espetáculo".

"Cinquentinhas" vai estrear na primeira quinzena de setembro possivelmente com três programas já gravados. A produção substituirá o seriado "Tudo Novo de Novo".

A força das novelas

Bastaram duas músicas nas novelas "A Favorita" e "Paraíso" para a dupla Rud e Robson, que tem o apoio da Som Livre, figurar entre as mais badaladas e caras do momento.

Cachê para shows muito próximo de R$ 100 mil. Para se ter uma ideia, o mesmo que o Leonardo, por exemplo.

Espanhol

O Campeonato Espanhol viveu momento de febre, no Brasil, quando era explorado pela televisão aberta - Bandeirantes, no caso.

Passou a ser exclusivo do canal pago e "sumiu" de campo. Agora, há emissoras convencionais interessadas na sua volta.

Inglês

Levado para a TV Gazeta de São Paulo, o campeonato Inglês não decolou. Índices baixíssimos.

Não será surpresa se mudar de endereço.

Conversinha

A direção da Globo está dizendo que gostou tanto de "Caras & Bocas", que está pensando espichar a novela. Não se deixe enganar.

A novela do Walcyr Carrasco tem qualidades sim, mas será esticada pelo atraso nos preparativos da sua substituta. Todo mundo já sabia que isso ia acontecer. Não foi por falta de aviso.

O que arrumaram agora foi uma boa desculpa.

Estouro na Fazenda

Internamente, na Record, circula a notícia que um grande estouro foi registrado no orçamento da "Fazenda". Um estouraço.

Quase 8 vezes do que foi previsto inicialmente. Impossível imaginar um erro desses em qualquer outra atividade. Na tevê tudo funciona de forma diferente.

C´est fini

A Globo adquiriu a série "Power Rangers: Força Mística" para exibição na TV Globinho. Já está liberado para exibição, mas ainda não se tem a data de estreia.

Emanuelle Araújo, que está na "Dança dos Famosos", também foi confirmada no elenco de "Pelo avesso", nova novela das 6. Se existe alguém que não pode se queixar da falta de trabalho esse alguém é a Emanuelle. Sorte dela.

Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host