UOL Entretenimento Televisão

18/05/2009 - 00h05

Emissoras descobrem potencial dos programas da manhã, e Record se dá bem

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A televisão tem certas coisas que devem ser descobertas e ressaltadas.

Guardadas as devidas proporções ao que sempre aconteceu no considerado horário nobre - 6 da tarde à meia noite -, hoje, a faixa matinal se transformou no grande objeto de desejo das várias emissoras de televisão. Está todo mundo investindo por ali.

Há uma briga forte entre as três principais redes, Globo, SBT e Record, mas já de alguns dias contando com as participações especiais de Bandeirantes e Rede TV!. Descobriram as manhãs.

Os relatórios de audiência apontam um dado bem interessante. A Record vem da sua madrugada religiosa e depois de um rápido "Direto da Redação", tem Luciano Faccioli apresentando só para São Paulo o "SP no Ar". Rádio na televisão e na praça onde o Ibope é contabilizado. Programa simples, no improviso e sem nenhuma parafernália, ele faz a diferença.

Este é o horário, das 7h às 8h, que a Record ocupa invariavelmente o primeiro lugar de audiência, alavancando de maneira importante para o que entra a seguir.


Pânico no SBT

Um vírus entrou na rede do SBT e danificou vários sistemas de transmissão e edição, causando transtornos muito sérios em todos os programas do final de semana.

O problema começou na sexta-feira e se estendeu pelos últimos dois dias. Ontem, por muito pouco o "Domingo Legal" não entrou no ar.

Técnicos da Avid, empresa dos Estados Unidos, especializada em assuntos de edição, foram chamados para resolver o problema. Acredita-se que a transmissão do vírus aconteceu por meio de um pen drive. Até o fechamento desta coluna, a questão ainda não estava totalmente resolvida.

Atrasada

A Record ainda é a que mais apanha com a alta definição. Tem satélite próprio e sistemas instalados, mas não decola. Dinheiro, presume-se, também não deve ser o problema. Sobra o quê? Com toda certeza alguém mais competente para tocar esse setor.

Aliás, altas novidades podem ser anunciadas nesses próximos dias, com a presença de Edir Macedo no Brasil.

Tem data

O "Zorra Total" de número 500, que também irá comemorar o 10° aniversário do programa, será apresentado no dia 25 de julho. Edição especial, inclusive relembrando os muitos artistas que, durante esse tempo, passaram pelo seu elenco.

Tudo certo

O SBT vem, muito em breve, com um novo programa de calouros. Projeto sob encomenda e feito de acordo com o desejo do dono Silvio Santos.

O apresentador ainda não foi escolhido. Ao que parece, alguém de fora será convidado para desempenhar tais funções.

Imbatível

Silvio Santos tem bons motivos para tratar o seu "Chaves" com muito carinho e consideração.

Durante toda a semana passada, das 12h45 às 13h15, o seriado ocupou folgado segundo lugar no horário, só perdendo da Globo.

Copião

As primeiras cenas da novela "Vende-se um véu de noiva", próxima do SBT, exibidas internamente e para poucos no final da última semana, impressionaram pela qualidade e um ritmo bem interessante.
Quem viu, garante, que para os padrões da emissora, é um trabalho diferente. Deve surpreender.

Sem saída

Alexandre Avancini, diretor de "Promessas de Amor", foi o primeiro a defender a volta dos efeitos especiais à novela, como estratégia para recuperar a audiência.

Não tinha outra alternativa.

Esporte

A Rede TV! anuncia para hoje, logo após o "Manhã Maior", a estreia do "Rede TV Esporte", com Flávia Noronha.

A propósito do "Manhã Maior": Daniela Albuquerque foi anunciada como um das suas apresentadoras. Mas por causa da faculdade no mesmo horário do programa, ela só aparece quando dá. Como diria Fabiana Karla, do "Zorra", ela pode. Tem bom apoio.

Oficial

No final da última semana, em comunicado, a Rede Globo informou ao mercado a contratação de Ricardo Frota para o seu Departamento de Comunicação. Está em processo de ambientação. Ele irá integrar a divisão de Relações Externas, responsável pelo relacionamento com a Diretoria Geral de Comercialização, entenda-se Willy Haas.

É o primeiro caso de executivo que troca a Record pela Globo. Trabalho do Luiz Erlanger.

Deixa assim

Na Bandeirantes, a sua direção, depois de examinar o assunto e fazer as contas necessárias, chegou à conclusão que é melhor aguardar o término do contrato de Daniela Cicarelli em dezembro. Sai mais barato que rescindir. A multa é pesada.

Estica

Os muitos profissionais, entre técnicos, produtores e redatores, convidados para o reality show "A Fazenda" assinaram com a Record até o dia 30 de agosto. Tudo leva a crer, no entanto, que o programa, em vez de maio, ficará para junho, devido a problemas de equipamentos e do elenco - ainda não fechado. Os contratos devem ser prorrogados.

Boa forma

Regime bravo. Malhação idem. Não sei quanto, mas Christiane Pelajo emagreceu muito nos últimos tempos. O exercício parece que continua no trabalho. Agora, durante as suas muitas caminhadas no "Jornal da Globo", ela faz questão de apresentar a nova forma.

A propósito dos nossos telejornais, na sexta-feira, em sua escalada, o "Leitura Dinâmica", da Rede TV!, saiu-se com essa: "o presidente Lula ficou p da vida". Novos tempos.


C´est fini

Wolf Maya promoveu na última quinta-feira, no Projac, uma reunião com profissionais de diversos setores da Globo.

Em pauta, o "Criança Esperança" e as estratégias para sua promoção. Como se sabe, a campanha depende das ligações do público e vivemos um período de crise. Como aconteceu no ano passado, mais uma vez, o programa será realizado no Rio.

É isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host