UOL Entretenimento Televisão

14/05/2009 - 00h05

Responsabilizar Globo por fechamento de equipes de vôlei é exagero

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Globo tem lá as suas normas de conduta. Critérios estabelecidos principalmente para os trabalhos em externas, que podem ou não ser dos mais simpáticos, mas que não dão a ninguém o direito de embarcar em viagens no imaginário.

Nas reportagens do futebol ou de qualquer outro esporte, como vôlei e basquete, por exemplo, já de muito tempo o enquadramento segue ordens bem definidas, ou seja, fechar no rosto do entrevistado, não permitindo que vaze na imagem propaganda externa, seja ela através de bonés ou banners que hoje decoram as diversas salas de coletivas. Claro que adotando essa postura, a emissora divide opiniões.

Entre entender, de um lado, como pura antipatia e egoísmo, e de outro, algo absolutamente natural ou legítimo direito, até cabe uma discussão.

Mas o exagero não pode ser levado em conta. Nesses últimos tempos, de modo especial, alguns setores resolveram responsabilizar a TV Globo pelo fechamento de algumas equipes de vôlei, que sempre foram patrocinadas por grandes empresas. Bala perdida.

Uma coisa não tem rigorosamente nada a ver com a outra. Podemos falar em crise, novas políticas de investimentos ou até na incompetência administrativa de vários dirigentes esportivos, mas culpar uma televisão por mais essa é algo que chega próximo da inconsequência.

É hora de botar esse problema às claras. Muitos desses times funcionam como franquias e os intermediários, interessados em facilitar a negociação, "vendem" a exposição na Globo e em outras emissoras. Esse é o jogo.

Televisão nenhuma é obrigada a fazer propaganda gratuita de ninguém.

Última forma

Karina Bacchi não sai mais do "Louca Família", do Tom Cavalcante, no 14° ou no 15° capítulo. Ela vai continuar no seriado. Já existem instruções nesse sentido. De duas, uma: ou ela dançou no "Mudando de Vida" ou dançou o "Mudando de Vida".

Oficialmente, a Record continua confirmando Karina e o programa para o segundo semestre. Tempo ao tempo.

O problema

A Record está desestruturada tecnicamente. São vários os problemas em alguns dos seus setores mais importantes.

O Recnov, complexo da teledramaturgia, por exemplo, trabalha acima deste limite há muito tempo. Os equipamentos disponíveis têm condições de gravar duas novelas. Nada mais que isso.

Atualmente são duas novelas e um seriado. "Bela, a feia", por enquanto, vai continuar na sala de espera.

Enquanto isso, alguém decidiu comprar 30 câmeras, última geração, para o jornalismo. Todas checadas e com chapinha do patrimônio, mas novamente guardadas em suas caixas. Não existem ilhas de edição para elas.

Ficou devendo

O "Profissão Repórter" tem seus méritos, entre eles, talvez o principal - o de apostar em jovens jornalistas.

Mas a pauta desta semana não tinha novidade nenhuma. Parecia um "vale a pena ver de novo", misto de Regina Casé com "Globo Repórter" ou coisa parecida.

Há, na verdade, uma perigosa repetição em programas do gênero. É um exercício saudável sair em busca de coisas novas.

Fora da lista

Cabal, conhecido rapper de São Paulo, foi procurado pela equipe de "A Fazenda" da Record e convidado para o programa. Inicialmente topou, mas depois desistiu por causa da gravidez da namorada.


Jornalismo no SBT

Historicamente, fazer jornalismo no SBT nunca foi uma tarefa fácil. Há as questões do dono, que prefere privilegiar seriados e filmes da parceira Warner - alguns até bons -, além de novelas sem qualidade. Os telejornais rigorosamente só existem para cumprir tabela ou receber anunciantes especiais, tipo Governo Federal ou empresas direta ou indiretamente ligadas a ele.

O "Jornal do SBT", por exemplo, continua naquele horário intragável. Por causa de um longa-metragem reprise, exibido no "Cine Espetacular", Cyntia Benini e Carlos Nascimento só entraram no ar a uma e quinze da madrugada de quarta-feira. Semana passada foi ainda pior.

O "SBT Repórter" certamente é o único programa da televisão brasileira dividido entre duas produções. Uma é diretamente ligada ao departamento de jornalismo e, a outra, responsável pelas produções e reprises. As salas e as pessoas, inclusive, são diferentes. Os trabalhos são apresentados em sistema de revezamento. Uma tem direito a chamadas, inclusive nos telejornais, e a outra não, mas ambas com extrema repetição dos temas.

Agora, informa-se, todo o material que Ana Paula Padrão deixou do "SBT Realidade" será transformado em "SBT Repórter".

Dado interessante - hoje, com toda certeza, o "Jornal do SBT - Manhã", apresentado por Analice Nicolau e Hermano Henning tem o maior share, participação de audiência, de toda programação da emissora.
Passa de 50% em suas duas edições das 5 e 6 da manhã.

Grupo de apoio

Ricardo Waddington, responsável pelo núcleo, convidou José Luiz Villamarim para o grupo de diretores da próxima novela das seis, que ainda tem o título provisório de "Pelo Avesso". Alguns dos seus últimos trabalhos foram em "Três Irmãs" e "Paraíso Tropical".

Rádio corredor

Nos interiores da Record existe a notícia que, depois de concluir seus trabalhos em "Mutantes - Promessas de Amor", o autor Tiago Santiago irá escrever um seriado ou minissérie, enveredando pelo lado do humor.
Aliás, autor nenhum tem a obrigação de acertar sempre. Mas, "Promessas de Amor" segue ladeira abaixo e frustrando o investimento. Na terça-feira nem chegou aos 10 pontos. Deu 9.

Foi bem

Com Wagner Moura como convidado especial, o "Casseta & Planeta, Urgente!" marcou 29 pontos de média na terça-feira. Um craque. E o filme "Tropa de Elite" passou longe da atuação do artista no programa, conforme antecipado pela coluna.

Em tempo: ninguém deve se surpreender com uma volta, em breve, do mesmo artista ao programa. Depois de conferir o resultado no ar, ele rasgou elogios à equipe.

Desgaste

O Ibope de "Aprendiz Universitário", 12 pontos na última terça-feira, deixa claro que o programa, apresentado por Roberto Justus, vem perdendo fôlego.

A produtora Fremantle, parceira da emissora no reality, informou recentemente que ele continuará na programação, em 2010.
Apesar dessa queda nos índices, "O Aprendiz", ainda é um dos melhores produtos em cartaz na nossa televisão. Impecável na sua realização.

C´est fini

Show: hoje e amanhã, no Sesc - Vila Mariana, em São Paulo, a apresentação da cantora Márcia com Elton Medeiros, em homenagem ao Cartola. Todo o espetáculo em cima do disco lançado pelos dois há 10 anos. A produção é do Pelão. Hoje é isso, mas amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host