UOL Entretenimento Televisão

27/04/2009 - 00h05

Substitutas de novelas que estão no ar demoram a ser gravadas na Globo

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Globo tem três novelas no ar e até agora pouco se sabe sobre as suas substitutas.

No horário das 18h, informa-se, as estreantes Duca Rachid e Telma Guedes irão escrever a próxima trama, que vai tomar o lugar de "Paraíso" entre julho e agosto. As providências não passam disso. Em relação ao elenco, apenas Paola Oliveira está reservada para o papel de protagonista.

Caso muito pior é o da faixa das 19 horas. Está certo que "Caras & Bocas" começou agora, mas ninguém sabe o que virá a seguir. Não há ainda um autor escolhido.

Quanto à próxima das 21 horas, "Viver a Vida", de Manoel Carlos, aí sim, os trabalhos já estão mais adiantados. O diretor Jayme Monjardim escolheu as locações fora do país e o elenco está praticamente escolhido.

Em comum, nenhuma das 3 está sendo gravada, algo que nunca se viu na Globo. A preocupação de trabalhar com segurança e certa antecedência, ao que parece, não existe mais.

Uma maneira de, não deixa de ser, viver perigosamente.

O problema

A Globo não é perfeita. Nem nunca será. Acontece que as suas concorrentes, isso vem de muito tempo, sempre tiveram dificuldades em explorar convenientemente as suas deficiências. Nos dias atuais, até pelo dinheiro que tem e dizem que sobra, a Record poderia ser a única a entrar nessa zona de confronto. Mas não. Decidiu-se que o melhor é copiar a líder, inclusive no seu modelo de produção e programação. Resultado: nunca vai passar do triste papel de rascunho. A Globo pode, se for o caso, errar à vontade que dificilmente será incomodada na sua confortável posição.

Descuido

Regra número 1: Televisão é, antes de tudo, imagem. Precisa ter com ela toda preocupação, mas isto, ao que parece, não está entre as principais prioridades da tevê fechada, especialmente nos canais esportivos da Globo. Os cenários são os mesmos de muito tempo. Velhos e desgastados.
Os participantes dos diversos programas, na verdade, se preocupam em aparecer com camisas diferentes. Fácil observar isso, só que em plano aberto, todos aparecem por inteiro. Da cintura pra baixo, de uma forma geral, é uma lástima.

Quem ganha com isso?

Frase antiga do Juarez Soares: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os dois primeiros episódios do "E 24", novo programa da Band, alcançaram índices expressivos de audiência. Terceiro lugar no horário.

Mas não se pode tapar o sol com a peneira. O "E 24" nada mais é do que um produto que vive de explorar a desgraça alheia. E isso num momento em que se cobra uma televisão de melhor qualidade e menos sangue. Onde exatamente se encaixa o "E 24"? Entretenimento não é. Jornalismo também não.

Mas, constata-se, está muito bem vendido.

Cabe a pergunta: as pessoas focalizadas recebem algum cachê pela participação ou simplesmente assinam o tradicional termo de autorização?


Sertanejo

Sérgio Reis está acertando com a Rede Gazeta. O projeto de um novo programa sertanejo, comandado por ele, está praticamente aprovado pela direção da emissora. Se tudo correr como se espera, pode estrear ainda neste primeiro semestre.


Ninguém merece

Na Rede TV!, é muito fácil perceber quando Luciana Gimenez resolve gravar o "Superpop". E pelos latidos e corre-corre. Isso mesmo! Nesses dias, a apresentadora costuma aparecer na emissora, em Osasco, com dois cachorrinhos a tiracolo. Vira e mexe, eles escapam (ou são soltos?) e os funcionários têm que correr atrás.


Astrid de volta

Pouca gente sabe, mas está absolutamente certa e confirmada a volta de Astrid Fontenelle ao canal GNT. E ao mesmo "Happy Hour", programa que ela comandou por muito tempo e, só durante o ano passado, foi substituída por Lorena Calábria. No ar, em agosto. Plano comercial nas agências e a música "Eu voltei" já escolhida como tema de abertura.


Gancho de estreia

Netinho vai estrear dia 9, sábado, no SBT. A intenção, logo no primeiro programa, é receber a farmacêutica bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que em 1983 foi espancada e vítima de uma tentativa de assassinato por parte do ex-marido. Segundo se informa, o apresentador, na oportunidade, irá pedir desculpas por ter cometido um erro parecido.


Cinema

O "Armação Ilimitada", programa de muito sucesso na Globo, vai voltar como filme. Na história, os mesmos Kadu Moliterno e André de Biase, naturalmente, irão aparecer mais velhos e pais de 4 filhos cada um. A participação de Andréa Beltrão, que também formava no trio principal, ainda não foi confirmada.

Está valendo

Agora é definitivo: "Vende-se um Véu de Noiva", título original, será mantido e usado pelo SBT para a sua novela. E assim já foi anunciado numa festa, quinta passada, que a emissora ofereceu ao mercado publicitário.

Novo endereço

A Record agora informa que as gravações da novela "Bela, a Feia", primeira da parceria com a Televisa, acontecerão no Complexo Recnov, no Rio. Até então, o Polo de Cinema era apontado como local dos trabalhos. Com a mudança de "Bela" para o Recnov, e a ausência de data para as primeiras gravações, tudo indica que a emissora vai mesmo esperar por Gisele Itiê.

C´est fini

Em relação à nota "Sem estoque", a Comunicação da Record informa que "nada foi apagado" do seu arquivo, e que o seu diretor responsável, João Luis Urbaneja, faz um trabalho de recuperação, e que todo o acervo está sendo digitalizado. Diz, ainda, que a emissora recebe uma verba do ministério da Cultura para recuperar as fitas, e que dois programas da Record News, "Arquivo Record" e "Zapping", são alimentados pelo setor de arquivo. Então tá. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host