UOL Entretenimento Televisão

26/04/2009 - 00h05

Globo não aceita a multiprogramação na TV brasileira e regulamentação empaca

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Rede Globo sempre se mostrou contrária a multiprogramação, que o Governo já de algum tempo ameaça regulamentar.

Isto, entre outros motivos, não aconteceu até agora porque as nossas autoridades temem que algumas emissoras aluguem ou vendam canais, dentro do seu espectro, para igrejas, empresas de vendas e outros do gênero.

Se isto já ocorre nos dias atuais, pode se imaginar como será se facilidades forem maiores.

Algo que não é aceito pelos que defendem a implantação imediata, porque para tal basta criar leis especificas.

A Globo, mesmo com a sua reconhecida capacidade de produção, não tem interesse em alterar o que aí está. A alegação é que isto pode dividir a verba publicitária.

Por outro lado, também não interessa porque as Organizações Globo já têm um número considerado de canais que atendem as suas necessidades.

Fato é que não existe prazo nenhum disto vir a acontecer. Se é que um dia irá acontecer.

A multiprogramação, sem dúvida alguma, poderia alavancar e colaborar de maneira muito importante na implantação definitiva do HD no Brasil.
Isto sem considerar que, além de receber uma qualidade de imagem superior, as pessoas seriam ainda mais estimuladas a adquirir o tal conversor ou comprar aparelhos já habilitados para a transmissão digital.

Este, no entanto, é um assunto que, vira-e-mexe, cai no esquecimento.

Primeira rodada

Começa hoje a nova "Dança dos Famosos" do "Domingão". Conforme divulgado neste espaço, uma das novidades deste ano é em relação à eliminação dos casais. O júri e a plateia colocarão dois candidatos na berlinda e o público poderá votar durante toda a semana para decidir quem fica e quem sai do programa. O suspense dura até o domingo seguinte.

Carregando na tinta

Nas novelas é sempre muito comum extrapolar um pouco, mas em "Caminho das Índias", se observa que o seu elenco está indo além do tolerável. Repare com atenção. Todos os personagens, talvez com exceção do Lima Duarte e Laura Cardoso, estão exagerados na forma de interpretar. Exagero geral. Será que é necessário aquilo tudo?

Trilha sonora

A Record surpreendeu até mesmo alguns dos seus diretores ao colocar Laura Pausini no tema de abertura da novela "Poder Paralelo". Houve quem, até a última hora, insistisse em alguma coisa instrumental, apenas para copiar o que a Globo sempre faz.

Tem que arrumar

Há, no SBT, pessoas interessadas em reinventar a menina Maisa. Entende-se que é grande o risco de esgotamento, se algo não for feito o mais rapidamente possível. A sua participação aos domingos, conversando com Silvio Santos, já de algum tempo não causa maior repercussão, e agora, nas manhãs de sábado, ela tem pela frente o remodelado programa da Xuxa.

Quase lá

Faltam 3 contratações, incluindo a protagonista, para que a Record possa fechar de maneira oficial o elenco da novela "Bela, a feia", a primeira da parceria com a Televisa. Se bem que muitos da emissora já dão como fatura vencida a contratação de Gisele Itiê para o papel principal.

Segundo projeto

A novela "Rebelde", cujo original já passou no SBT, não está totalmente confirmada como segunda investida da dobradinha Record-Televisa. Outros roteiros estão sendo avaliados pelas emissoras.

"Pânico" no Congresso

O escândalo das passagens continua sendo assunto em 9 entre 10 programas da TV. Hoje à noite, será a vez do "Pânico" abordar a matéria. Sabrina Sato lá esteve durante a semana acompanhada do Cristian Pior, Evandro Santo, ouvindo vários parlamentares. Promete.

Vai mal

A direção da Record tenta mostrar tranquilidade e ainda não demonstra publicamente maiores preocupações com o fraco desempenho de "Promessas de Amor". Sabe-se, no entanto, que nesta última semana a sua direção começou a discutir alternativas para se buscar novo horário para a apresentação da novela.

Confidencial

Consta que Silvio Santos fará nova viagem ao exterior em maio, devendo permanecer cerca de 20 dias longe do SBT. Alguns entendem que o seu destino será, novamente, os Estados Unidos, outros falam em Dubai. Ele, que é bom, não diz nada.

Chico e Roque

Cada vez mais mergulhado no cinema, Daniel Filho já está às voltas com o filme "As vidas de Chico Xavier", que vai contar a história do médium mineiro. O trabalho, depois de esgotado nas telas, poderá virar uma microssérie na Globo. Na seqüência, finalmente Daniel Filho entrará de cabeça em "Roque Santeiro", com roteiro de Aguinaldo Silva, produção também prevista para microssérie.

Túnel do tempo

Dani Freitas, que comanda o quadro "Dani-Se" no "Programa Amaury Jr.", teve seu momento Maria Antonieta - rainha da França que adorava inventar moda e morreu decapitada. A gravação aconteceu nos jardins do Museu do Ipiranga, em São Paulo, em homenagem ao Ano da França no Brasil. Dani usou a moda para viajar na história.

C´est fini

As finais dos campeonatos regionais, neste domingo, devem mexer com as audiências de Globo e Band, mas ao mesmo tempo apresentar complicações para as demais concorrentes.

A Band, por sua vez e novamente por causa da Fórmula Indy, está organizando novo "trem da alegria" para os Estados Unidos agora em maio.

Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host