UOL Entretenimento Televisão

20/04/2009 - 00h05

Os intermináveis programas de comerciais da TV fechada

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Este é um caso para a Defesa do Consumidor. Quando alguém assina os serviços de uma operadora a cabo qualquer e recebe a relação dos serviços oferecidos, ninguém informa que o Universal Channel, por exemplo, não será o tempo todo um canal de filmes ou seriados.

Ou, outro caso, o Animal Planet também não será, integralmente, uma televisão dedicada ao mundo animal, com séries e documentários.

Diariamente é possível encontrar várias dessas emissoras exibindo intermináveis infocomerciais, dedicados à venda de processadores, trituradores, liquidificadores, milagrosos aparelhos que fazem emagrecer e outros do gênero. São programas de 30, até 60 minutos de duração e que acabam sempre se repetindo.

Nos finais de semana, principalmente na parte da manhã, é ainda mais grave. O que se observa é quase uma rede, tamanho o número elevado de canais fazendo a mesma coisa.

O assinante, na verdade, compra uma coisa e acaba recebendo outra.
Alguém tem que dizer se isso está correto.

Estremecimento

A sexta-feira não terminou bem na Band e isto não se deveu apenas ao fraco desempenho do novo programa da Adriane Galisteu. Na verdade, 2 foi a média de audiência. E a nota, pela presença.

Pegou também, e muito forte, um comentário do jornalista e apresentador Ricardo Boechat no Bandnews, com críticas ao ministro das Comunicações, Helio Costa.

No fim, queriam que ele pedisse desculpas ou mudasse o tom do comentário. Para algumas pessoas, Boechat teria informado que não fará isso de jeito nenhum. Caso criado.

É o que dá

Simples consequência. A Record está se dando bem com "Poder Paralelo", escrita pelo competente Lauro César Muniz. Novela é isso. Não é necessário inventar demais, basta simplesmente contar uma história. Pé no chão. Sábia, inclusive, a decisão do autor em partir do livro "Honra ou Vendetta", do Silvio Lancelotti. Audiência estável.

Alavanca

Por duas semanas, a partir da estreia, a Record entra com "Poder Paralelo" sem abertura e nem abre espaço para intervalos. Essa é a ordem. Prender atenção do público, usando também como esteira os últimos capítulos de "Chamas da Vida".

Mas também tem o seguinte: até agora não existe a música de abertura. Ainda não bateram o martelo.

Copa do Mundo

No decorrer desta semana, os responsáveis pelos canais Bandsports e Espn irão assinar, junto a Globosat, a compra da Copa da África do Sul em 2010. A partir disso, as duas passam a ter prioridade para 2014, que será uma outra história e um outro dinheiro.

Arma secreta

Nos interiores do SBT, hoje, já existe uma aposta: até quando Silvio Santos irá segurar "Dona Beija"? O prejuízo é grande. Não bastassem os fracassos comercial e de audiência, ainda existem as despesas relativas. Pagamentos dos direitos de imagem, por exemplo. Passo errado.

Tem tempo

As mudanças que a Record vai realizar na sua programação, estreia do Geraldo Luís e saída da Maria Cândida da parte da tarde, só irão acontecer durante o mês de julho. Impossível qualquer antecipação.

Outra coisa

Só no segundo semestre, a Record vai liberar verba para contratações no seu esporte. Antes, nada vai acontecer. Inclusive o falado programa das manhãs de domingo terá que esperar mais um pouco. A versão da Record para o "Esporte Espetacular", da Globo, será exibida das 8h ao meio-dia. Eventos estão sendo negociados para ocupar essa longa faixa. Estreia prevista para setembro.

Curta duração

O projeto da Globo baseado na trajetória de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, que estreia em janeiro de 2010, será uma microssérie em 5 capítulos, e não uma minissérie. Durante o mês de maio, executivos da emissora irão se reunir com os herdeiros para definir todos os detalhes. Roteiro de Maria Adelaide Amaral e direção de Dennis Carvalho.

Vem aí

Atende por "Amnésia" uma das próximas novidades do SBT. O comediante Zé Américo, do elenco da "Praça", gravou o primeiro, que foi aprovado por Silvio Santos, e agora já está no segundo.

Consolação

Uma coisa impressionante. O SBT dispensou praticamente todo o grupo da novela "Revelação". Não escaparam nem mesmo os diretores, antigos de casa, David Grinberg e Henrique Martins, fato que provocou revolta na emissora. Mas como toda regra tem sua exceção, o elenco, a autora, por acaso mulher do proprietário, e os colaboradores dela foram poupados. Menos mal.

Nas entrelinhas

Luiza Curvo não chega ao fim da novela "Chamas da Vida", da Record. Michelle, sua personagem, morre atropelada. A explicação para o desaparecimento dela vai acontecer numa passagem de tempo. Detalhe: Michelle terá uma filha com o soropositivo Guilherme (Roger Gobeth). A autora Cristianne Fridman, baseada nos últimos avanços da medicina, quer passar a ideia de que, hoje, é mais fácil morrer atropelado do que doente de aids.

Aniversário

O telejornal "Hoje", atualmente sob o comando de Sandra Annenberg e Evaristo Costa, comemora 38 anos amanhã. Informativo vai divulgar vídeos de telespectadores enviados pela Internet.

Interação

A Record pretende gravar apenas no dia da exibição do último capítulo de "Chamas da Vida" a cena que revela o misterioso incendiário da história. Está prevista inclusive uma campanha envolvendo Internet e telefonia, para que o público participe desse desfecho.

C?est fini

A exemplo da Globo, a Record também vai participar da concorrência da Olimpíada de 2016, que tem o Rio de Janeiro como candidato a sede. Em comum o fato de que tanto uma emissora, quanto à outra, não fará absurdos para adquirir os direitos. A crise mundial não permite mais torrar fortunas num evento desta natureza, que não tem o mesmo poder de venda de uma Copa do Mundo. Amanhã, com feriado e tudo, tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host