UOL Entretenimento Televisão

18/04/2009 - 00h05

É impossível na TV viver do passado

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
Na semana passada, em São Paulo, durante evento da nova programação, a direção da TV Globo enumerou uma série de investimentos em outras mídias - Internet, celular, ônibus -, mas sempre deixando claro que a menina dos olhos é a televisão aberta.

Em vários momentos, Octavio Florisbal, o diretor geral, falou em "respeito ao telespectador", ao anunciar as novidades da grade, algo que outras emissoras parecem não levar muito a sério.

Na contramão de tudo isso, o SBT, que já foi a segunda emissora do país, hoje brinda seu público com uma coisa velha, "Dona Beija", totalmente fora dos padrões atuais. Acreditaram os seus diretores, como anunciam nos bastidores, que apenas a imagem nua de Maitê Proença numa cachoeira seria o bastante, o grande gancho de audiência. Até agora não foi. Aliás, além da imagem sofrível, o Ibope também é muito ruim. São medíocres os índices registrados.

Com todo esse avanço que se observa nas mais diversas áreas, viver do passado na televisão de hoje, comprova-se, não dá. Burrice insistir.

Pegou essa mania

A obrigação leva nossos profissionais a se submeter a muita coisa, agora, virar aluno do treinador Vanderlei Luxemburgo, é um pouco demais! Este senhor, em todas as entrevistas ao final de jogos ou treinos, resolveu ensinar aos jornalistas sobre o que devem e não devem perguntar ou comentar. Chega ao requinte de chamar atenção daquele que não reza na sua cartilha. Que mal pergunte: quem ele pensa que é?

Lá e cá

Os ex-Alinne Moraes e Cauã Reymond dividiram os bastidores do "Faustão" no último domingo. Desde o rompimento, nunca estiveram próximos, mas tudo na maior civilidade. Até porque foi sempre guardada uma distância regulamentar de 10 metros.

Anúncio

Octávio Florisbal, no lançamento da nova programação da Rede Globo, anunciou que nos próximos dois anos a emissora deverá construir e finalizar as obras de três novos prédios. Um em São Paulo, outro no Rio e o último em Brasília.

Expansão

O canal "Shoptour", antes restrito à capital de São Paulo, hoje já está em 10 cidades do País. E, se o atual cronograma de trabalhos for mantido, este número deve dobrar até o final do ano. Isto sem considerar a possibilidade de uma emissora nos Estados Unidos, possivelmente Miami.

Perspectiva

Globo e Bandeirantes foram muito bem com a transmissão de Corinthians e São Paulo, no último final de semana. Juntas, somaram 41 de audiência, na volta de um feriado prolongado. Acredite-se que neste domingo, jogo decisivo no Morumbi, reunindo as mesmas equipes, as duas emissoras possam ultrapassar a casa dos 50 pontos.

Virou moda

Entre os cantores e artistas da nossa TV, calçar sapatos que aumentam os seus tamanhos, hoje virou uma coisa natural. Alguns chegam a ganhar até cerca de 10 centímetros. Mas é tudo interno. Saltinho por dentro, ninguém percebe. Um desses, que forma uma das duplas sertanejas de maior sucesso, cresceu inesperadamente depois que passou dos 40 anos. Outro caso foi de um ator da Globo. Começou a novela do mesmo tamanho que a sua parceira e terminou muito mais alto que ela.

A próxima

O mundo está diferente. A ex-BBB Josiane acertou com a "Playboy", mas o seu cachê em nada lembra os que foram pagos no passado. Os tempos agora são outros. Capa e recheio da revista em maio.

Agenda

Os diretores da Rede TV!, depois da feira NAB em Las Vegas, seguem viagem para Los Angeles. Eles terão uma reunião com o pessoal da Fox Broadcasting Company e o assunto, embora ninguém entre nos menores detalhes, tem muito a ver com a compra de produções e formatos para diversos setores da programação.

Sala de espera

O SBT não vai alterar nada. O planejamento quanto ao "Casos de Família" continua o mesmo. O programa, agora com a apresentação de Cristina Rocha, vai voltar ao ar entre os dias 4 e 11 de maio. Para o mesmo mês são esperadas as estreias de Ratinho e Netinho. Tudo isso é certo. As datas é que podem mudar.

TV fechada

Segundo números da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, ABTA, hoje são 6,2 milhões de domicílios com TV paga no Brasil. O crescimento observado em 2008 foi 19% maior comparado ao ano anterior.

Novo seriado

Débora Falabella integra o elenco de "Som e Fúria", minissérie que tem estreia confirmada para julho, na Globo. Trata-se de uma produção da Globo em parceria com a O2 Filmes, adaptada da série canadense "Slings and Arrows". Retrata os bastidores de uma companhia de teatro que interpreta obras de Shakespeare.

Palavra final

A direção de Entretenimento da Globo, entenda-se Manoel Martins, torce pela volta do autor Benedito Ruy Barbosa ao principal horário de novelas da emissora. Mas isso quando ele estiver 100% recuperado. Do contrário, o bom senso recomenda não arriscar.

Nova dança

"Cachorrada Vip" e "Faustolândia" são dois quadros que devem estrear em breve no "Domingão do Faustão". E, no programa deste domingo, Fausto Silva vai apresentar os participantes da nova "Dança dos Famosos".

C´est fini

Não foi por falta de aviso. O excesso de violência, cenas em detalhes de pessoas mortas e outros abusos cometidos levaram o juiz da 4ª Vara Cível de Salvador, Manuel Bahia, determinar a retirada do ar do programa "Na Mira", apresentado na TV Aratu, afiliada do SBT. Sob o título "O pior do mundo cão", em 21 de março último, está coluna falou tudo o que tinha a dizer sobre o assunto. Ficamos assim, mas amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host