UOL Entretenimento Televisão

08/04/2009 - 00h05

A falta de compromisso e criatividade dão o tom da TV hoje

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
A Bandeirantes define como "Toda Sexta" o título da Adriane Galisteu, assim como "Boa Tarde" foi escolhido para o programa da Silvia Poppovic. O antigo "Dia Dia" veio - felizmente - substituir o pavoroso "Programão". Os executivos da nossa tevê já foram mais criativos.

Felizmente alguém se tocou da tragédia que seria estrear o reality "E-24" numa quinta-feira e, já a partir da semana seguinte, apresentar às terças, como se anunciou. A ficha caiu e o que seria o último guaraná do deserto foi descartado.

A Band, até por relações familiares, continua dispensando atenção muito além do especial ao campeonato da Indy, mas é necessário maior parcimônia. No domingo, decidiram botar a abertura da temporada, em VT, às 19h30. Ora, já que compraram os direitos do evento, seria correto arcar com as consequências e exibir a corrida, mesmo comprometendo o final do futebol. Tanto num caso, como no outro, alguém sairia perdendo. Como, de fato, saiu. Quem comprou a corrida, certamente, queria a prova ao vivo.

A Globo, por exemplo, nas noites de quarta, várias vezes entrou com futebol às 22h10, mas não deixou de exibir o "BBB" normalmente. Respeito com o público e anunciantes. Ninguém irá me convencer que um programete de 10 minutos do "Big Brother" vai alavancar o futebol. Não vai. Isso se chama compromisso, algo que não é levado muito a sério em outras emissoras.

E, ainda da série "só acredito vendo", como pode o SBT, em momento tão inexpressivo, se dar ao luxo de lançar uma novela sem revelar o nome? Dois erros graves foram cometidos: programaram este lançamento na véspera da final do "BBB", em semana de Libertadores, e mexeram com a "Revelação", agora exibida as 21h45, horário que "Caminho das Índias" mata a pau.

Isto sem considerar os prejuízos da linha de shows, caso da Hebe por exemplo, agora com meia hora a menos de duração.

Como se vê, não existe nenhuma estratégia. É quase um jogo, com chances de resultados positivos muito próximas de zero. Se acertar, bingo.

Quer mais?

"Toda Sexta" será o título do novo programa da Adriane Galisteu, certo? "Todo Seu" é o nome do programa do Ronnie Von, faz muito tempo, na Gazeta. Será que ninguém enxerga a coincidência? Ou não querem enxergar?

Vai dar confusão

O SBT tem informado, durante a exibição de "Dona Beija", que adquiriu legalmente a novela e aqueles que têm algo a receber pela reprise, devem procurar a sua produção. Pelo movimento nos bastidores, ainda está complicado prever o que vem por aí. Percebe-se forte inconformismo.

Maitê Proença, que ontem gravou o "Saia Justa" em São Paulo, disse por meio de assessores que só vai se manifestar depois de ouvir o seu advogado. Outros artistas ou parentes dos já falecidos também se mostraram interessados em saber o que o SBT tem a oferecer. É esperar pelos próximos capítulos.

Descartado

Henrique Martins, que nesses anos todos carregou o piano e dirigiu a maioria das novelas exibidas nos últimos tempos, foi dispensado pelo SBT na tarde de segunda-feira. Junto com ele, o gerente do departamento, Daniel Scherer.

Castigo

O programa "Aprendiz - Universitário", que estreia amanhã na Record, trará algumas novidades no seu formato. Entre elas, um castigo. O líder do grupo que vencer determinada prova deixará um dos integrantes fora da recompensa, entendendo, assim, que ele não trabalhou tanto ou tão bem quanto os demais. Por exemplo: nas viagens recentes para o exterior, um universitário não pode deixar o Brasil.

Diferentes

Globo e Record, pura coincidência, realizaram suas convenções comerciais quase ao mesmo tempo, no final de semana. Uma em Salvador, outra no Guarujá. Uma só restrita aos seus executivos, outra com os seus executivos podendo levar mulher, filhos, não sei se o papagaio.

Fenômeno sertanejo

Maior investimento da gravadora Sony-BMG para esta temporada, os sertanejos Victor e Leo, mesmo em tempos de crise, impressionam pelos resultados. Simplesmente não há mais espaço na agenda de shows até outubro. Tudo vendido.

Mudou

O SBT ainda não anuncia oficialmente, mas a estreia do Netinho nas suas tardes de sábado ficou para o dia 9 de maio. Programa com 3 horas de duração, inicialmente gravado.

Volta por cima

A Record pretende estrear "Poder Paralelo" no dia 14, com cerca de 20 capítulos inteiramente gravados. O diretor-geral da novela, Ignácio Coqueiro, depois de infeliz passagem na Band, tem recebido elogios pela qualidade do trabalho. O vídeo apresentado na coletiva de segunda-feira impressionou a todos.

Favorito

As três principais redes, Globo, Record e SBT, estão com chamadas no ar, anunciando a sua coleção de filmes para os próximos meses. Fácil perceber que o SBT leva vantagem sobre as demais. Santa parceria com a Warner.

Vem aí

Rodrigo Faro já está no ar, pela Record, anunciando a próxima edição do "Ídolos". Cabe a pergunta: cadê o vencedor de 2008? O que aconteceu com ele? Afinal, já se vão quase 4 meses!

Esse sumiço joga contra. É a pior propaganda. A emissora tem parcela de culpa, porém nota-se que a Sony-BMG também não se esforça para mudar esse estado de coisas.

Começar do zero

A Record promete três novelas inéditas no segundo semestre, só que não informa os horários de exibição. Sabe-se que uma das faixas terá roteiros da parceira Televisa, como "Bela, a feia" e "Rebelde", por exemplo. Mas vamos combinar: fazer novela de verdade. Com qualidade. "Poder Paralelo", do Lauro César Muniz, pode ser um bom começo.

Festa na Hebe

Na próxima segunda-feira, Hebe Camargo apresenta um especial com Zezé di Camargo e Luciano. Os dois completam 18 anos de carreira. A plateia será formada apenas por amigos ou parentes da dupla.

Plantão da madrugada

Passava de uma da manhã de terça-feira, quando o "Jornal da Globo" entrou no ar. William Waack, natural, com cara de sono e, desta vez, sozinho, sem a companhia de Christiane Pelajo. Provavelmente, nem ela aguentou.

C´est fini

O "CQC" perdeu fôlego nas noites de segunda-feira, e o SBT, mesmo sem grandes investimentos, já encostou na Bandeirantes na faixa de confronto. As emissoras dividem a terceira posição, com a Record em segundo, e a Globo em primeiro. Ainda falta um apoio forte nessa faixa da Band. Filmes do "Mister Bean" não se mostram suficientes para resolver o estrago causado pelo programa religioso das 21 horas. Então é isso. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host