UOL Entretenimento Televisão

04/04/2009 - 00h05

"Caminho das Índias" viaja no imaginário

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery
O que aconteceu nesses últimos capítulos de "Caminho das Índias" merece melhor reflexão.

Quer dizer que a Letícia Sabatella dá uma injeção no Alexandre Borges e ele fica sem respirar por todo aquele tempo? De que jeito? E se respira, a Débora Bloch e a filha, que ficam abraçadas nele, não percebem? Mas ele não morreu, como é isso?

Segundo a autora Glória Perez explicou no blog dela, "a catalepsia já fez muitas vítimas no passado e faz ainda hoje. Mas já existem exames capazes de distinguir uma morte verdadeira desta aparência de morte provocada pela catalepsia". E diz que foi o dr. Talvane de Moraes quem deu o caminho das pedras.

Duas coisas que, já de algum tempo, noto falta nas novelas: Instituto Médico Legal e atestado de óbito. Esta até teve, mas foi fajutado. E, como uma família rica daquelas não tem um médico de confiança convocado numa situação dessas? É preciso um mínimo de ordem.

Mil coisas podem ser e já foram armadas para sumir com personagens. Alguém já disse que em novela cabe qualquer coisa, mas convenhamos, "Caminho das Índias" ultrapassou todos os limites do imaginário.

Glória Perez, com a sua reconhecida capacidade, poderia muito bem ter inventado uma outra coisa. Agora me contam que no seriado "24 Horas", com o seu herói Jack Bauer, existiu uma cena semelhante. Pior do que imaginava: nem original é.

Roberto Carlos e um show de mulheres

Entre os vários shows programados para comemorar os 50 anos de carreira de Roberto Carlos, existe um, já confirmado, para o dia 26 de maio no Theatro Municipal de São Paulo. O elenco convidado justifica o título do espetáculo: "Elas cantam Roberto".

Só mulheres, e todas muito amigas do cantor. Amizades importantes conquistadas ao longo de sua carreira. Com direção geral de Guto Graça Mello já é possível confirmar as presenças de Wanderléa, Fafá de Belém, Rita Lee, Ivete Sangalo e Hebe Camargo, entre outras. Ainda não está 100% certo, mas é provável que Maria Rita venha a se juntar a elas, muito mais pelo que representou a mãe dela, Elis, na vida dele.

Voando baixo

Ratinho e RR Soares, parceiros e amigos. O jatinho do apresentador acaba de ser alugado pelo religioso, que assim espera abreviar os seus deslocamentos pelo Brasil, para atender compromissos da igreja.

Muito feio isso

A Record está com pegadinhas à tarde, mas induzindo o seu telespectador imaginar que o "off" é do Fausto Silva. Tudo igualzinho ao apresentador da Globo, inclusive a risada e expressões muito próprias. Claro que para isto estão usando - e usando mal - o imitador Pedro Manso.

Padrinho de fé

Se hoje tem alguém que a Cláudia Leitte confia é o Boninho da Globo. Parceiros do bem. E de algum tempo. Aliás, quando ainda estavam no BBB, os participantes Mirla e Ralf apareceram no trio elétrico da cantora, em Salvador, durante o Carnaval.

Volta ao passado

No final da década passada, o SBT tinha os programas da Márcia e do Ratinho quase colados um no outro, alavancando a grade da noite. A história se repete. Agora com o "Casos de Família", sob o comando de Cristina Rocha, e o mesmo Ratinho. O comercial da casa não sabe de audiência, mas já tem certeza que não vai conseguir vender coisa nenhuma.

Arrepia

Até por uma questão de segurança, recomenda-se não perguntar ao Chico Anysio qualquer coisa da "Escolinha da Band". Muito menos sobre o desempenho do seu professor, Sidney Magal. Ele muda de cor.

Copa do Mundo

A Bandeirantes deve receber o "sinal verde" da Fifa nos próximos dias, para iniciar a venda da próxima Copa da África do Sul. Como se sabe, os patrocinadores internacionais como Kia e Fly Emirates, além de outros, têm preferência e só depois da negativa deles, é que as vendas podem começar por aqui. Já existem interessados.

Gisele a qualquer custo

Com muito otimismo, diretores da Record entendem que nos próximos dias, mais tardar até o final da semana que vem, estará resolvida a contratação de Gisele Itiê para o principal papel da novela "Bela, a feia". Ao que parece, mecanismos foram montados para que ela possa se desvincular imediatamente do contrato que ainda tem com a TV Globo. Entenda-se por isso pagamento de multa.

Novas famílias

Começaram as gravações de "Tudo Novo de Novo", um dos próximos seriados da Globo para esta temporada, com estreia confirmada para o dia 17. O programa terá inicialmente 12 episódios. "Tudo Novo de Novo" leva assinatura da autora Licia Manzo, e direção-geral de Denise Saraceni. O seriado mostra a vida de famílias que saem do tradicional. No elenco Julia Lemmertz, Marcelo Spektor, Guilherme Fontes, Marco Ricca, Arieta Correa, Poliana Aleixo e Marina Ruy Barbosa.

Provocação

A Record, com o Tom Cavalcante, gravou uma sátira em cima da vinheta da Globo "carioca como você". Ninguém confirmou nada até agora, mas deve ir ao ar neste final de semana. Perigoso. Não convém continuar cutucando com vara tão curta.

C´est fini

Perderam a mão. Tanto o "Fantástico", da Globo, como o "Domingo Espetacular", da Record, preocupados com audiência, hoje exageram nos assuntos policiais. Não fosse isso, as matérias continuam exatamente as mesmas. Este problema, coincidência de pautas, hoje se estende a outros programas do nosso vídeo. Os matinais "Dia Dia", da Band, e "Hoje em Dia", da Record, por exemplo. É isso. Amanhã tem mais. Tchau!

Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host