UOL Entretenimento Televisão

03/04/2009 - 00h05

Migração da audiência da TV para outras mídias é um fato e pode explicar ibope de "Paraíso"

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Contra 19 pontos na terça-feira, "Paraíso" marcou 20 de média na quarta. Participação de audiência praticamente inalterada na casa dos 34. Já de algumas semanas esses índices observam suaves oscilações, tanto para cima, como para baixo.

Os números da novela neste dia, quarta-feira, são suficientes para um desenho completo de seu desempenho: recebeu de "Malhação" com 17 e entregou para o jornal local com 20. O pico não passou de 21.

É uma situação que a Globo tem procurado analisar com muito cuidado, partindo de um dado consolidado: o percentual de ligados entre 5 da tarde e 8 da noite diminuiu drasticamente em tempos recentes. Principalmente de 2005 para cá.

IBOPE DE PARAÍSO PREOCUPA A GLOBO

  • Divulgação

Problema que não atinge somente a Globo, mas a televisão por inteiro nesta faixa. Trata-se, na verdade, de uma fuga de audiência que esses números provam e identificam com muita facilidade. Existe um buraco por aí.

Várias autoridades no assunto - o Boni, por exemplo -, ainda não admitem que a televisão tem prejuízos com a interferência de outras mídias. Será?

A migração para Internet, DVD e tevê fechada, hoje comprova-se, é de algo em torno de 8% nos últimos 4 anos. Isto faz por merecer uma análise mais cuidadosa por parte de todas as emissoras.

Grade 2009

Na próxima quarta-feira, dia 8, no edifício jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, o alto comando da Rede Globo, em um evento especial, estará promovendo a apresentação oficial da programação deste ano.

Bola rolando

A Rede TV! está com o seu futebol deste ano assegurado. Além da Liga Europa, divulgada oficialmente ontem, também foi acertada a transmissão da Série B do campeonato brasileiro. E como sempre aconteceu: jogos nas tardes de sábado.

Tapas e beijos

Quem assistiu Brasil e Peru na quarta-feira viu Tino Marcos, repórter da TV Globo, antes e no intervalo da partida, entrevistar o treinador da seleção brasileira, Dunga. Nunca se observou tamanha cordialidade entre as partes. O quê ou quem mudou?

Vamos combinar?

Luciano do Valle pode não estar no melhor da sua forma. É até natural entender que, este oitavo casamento, prestes a se realizar, mexe com o interior de cada um. No Equador, por exemplo, ele botou o Renato Gaúcho, chuteiras penduradas há mais de 10 anos, pra jogar. Mas aqui em Porto Alegre, na quarta-feira, a Bandeirantes não colaborou. Foram muitos os desastres técnicos e operacionais. Todo mundo perdidinho.

Oficial

Manoel Martins, número 1 do Entretenimento da Globo, ainda não definiu quem ocupará o espaço de Aloysio Legey na cobertura do Carnaval. Wolf Maya, oficialmente, vai cuidar apenas do "Criança Esperança" e já nas próximas semanas irá apresentar o seu projeto para a edição deste ano. Como o Wolf não vai deixar as novelas, é certo que um outro profissional assumirá o Carnaval. Mas tem tempo para decidir isso.

Batendo medo

Apesar de todo barulho em cima, a Record ainda não tem nada vendido do "The Farm Brasil". Com estreia antecipada para o mês que vem, isto já causa certo desconforto em setores da emissora. Não fossem por outros motivos, o custo de produção é muito alto.

Animação

A Globo, além de um novo pacote da série "Hannah Montana", adquiriu os direitos de exibição de "Phineas e Ferb", produção do "Disney Channel", para apresentar nas manhãs de sábado.

Entrevista

De férias na Globo depois da novela "Negócio da China", Grazi Massafera passou a tarde de ontem na TV Globo-SP, gravando o programa do Serginho Groisman deste final de semana. Além dela, o ator Rodrigo Lombardi, de "Caminho das Índias".

Distância regulamentar

Jô Soares voltará às gravações, na Globo, no mesmo dia em que a emissora exibirá o seu primeiro programa do ano, ou seja, no dia 13. Os convidados ainda não foram definidos pela produção. O Jô quer abrir a temporada com uma grande entrevista.

Um festival

Os ginecologistas de plantão certamente nunca viram nada parecido. Na noite de quarta-feira, o "Superpop", da Luciana Gimenez, se superou. O programa colocou várias modelos de calcinha e sutiã no palco e escancarou suas partes mais íntimas. Várias dessas peças com muita ou total transparência. O logo do programa, como convinha a ocasião, foi devidamente carimbado nas mais protuberantes.

Concurso de miss

O apresentador Gilberto Barros, afastado da televisão, tem a preferência para apresentar os próximos "Miss São Paulo" e "Miss Brasil", na Bandeirantes.

Galisteu a bordo

A serviço do seu novo programa da Bandeirantes, Adriane Galisteu passou os últimos dois dias gravando com o cantor Fábio Junior no MSC Opera. Nesse navio, roteiro Santos - Rio de Janeiro, ele apresenta o show "Descobrindo o Mar Azul". Hoje é o último dia.

Luta livre

A Rede TV! e a produtora norte-americana M 1 Global bateram o martelo, para exibição de séries de artes marciais mistas - o popular Vale Tudo. Os eventos são "Affliction" e "M 1 Challenge", ambos com a participação de brasileiros.

É o fim

A Record marcou para o dia 29 de abril, uma quarta-feira, a exibição do último capítulo de "Chamas da Vida". A partir daí o seu espaço será ocupado pela novela "Poder Paralelo", do Lauro César Muniz.

C?est fini

Mais uma situação daquelas. Os operadores de áudio da RBS, escalados para o Beira Rio na quarta-feira, tentaram de tudo para encobrir as "homenagens" prestadas ao Galvão Bueno durante o jogo. Missão impossível. Não teve como. Ele, constrangido, diante do inevitável, ficou no "faz parte". Depois da seleção, a Globo restabelece a sua ordem. Já a partir deste final de semana, o Galvão reassume o comando da Fórmula 1. E assim vamos indo. Amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host