Big Brother Brasil 10Crítica

08/03/2010 - 01h12

E o Oscar de roteiro adaptado vai para... o BBB

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
  • Reprodução

    Depois de ganhar a liderança, Fernanda leu a carta que reescreveu seu roteiro no BBB

Sem roteiro, diferentemente de uma novela, as histórias no BBB se desenvolvem espontaneamente ao sabor da interação entre os participantes – a partir da empatia ou falta de química entre eles, de eventuais romances, dos atritos, das confusões, das brigas... O papel da seleção dos candidatos é fundamental nesse sentido – uma má escolha pode contribuir para deixar o programa com menos graça ou interesse.

A escolha de Fernanda, ao que parece, se enquadrou nesta categoria. Apagada, depois de 40 dias sem dizer a que veio no programa, a dentista foi alvo, em meados de fevereiro, de um comentário pouco usual do diretor Boninho, no Twitter. Assim como quem não quer nada, ele disse que Fernanda não tinha mais “salvação”, pois estava mais preocupada em preservar sua imagem diante do namorado do que em jogar. “Tá querendo pegar o riquinho de São José dos Campos. Esqueceu do BBB”, escreveu Boninho.

Uma semana depois do comentário de Boninho, Pedro Bial deu “um toque” em Fernanda. O programa primeiro mostrou a dentista se recusando a brincar, como Lia e Maroca, da sensual dança da “bundinha maluca”. Justificou ela: “Meu namorado é evangélico”. Quando a câmera retornou a Bial, o apresentador disse: “Deus não acha feio, não”.

Fernanda, no entanto, não entendeu o recado e continuou recatada e inexpressiva. Até que, finalmente, na quinta-feira, 4 de março, a dentista se tornou líder do programa. Teve direito, então, a receber uma carta dos parentes. A mensagem escrita pela irmã dizia: “Lembre do seu sonho e se doe a essa oportunidade. Você conseguiu isso na melhor época da sua vida - solteira e começando sua profissão. Esqueça do mundo aqui fora”.

Talvez porque a palavra “solteira” estivesse escrita em maiúsculas, desta vez Fernanda entendeu o recado. O impacto da notícia foi visto já no dia seguinte, na festa do BBB. “Fernanda estava cheia de amor pra dar”, comentou Bial. “Faz tanto tempo que eu não tiro uma camisa”, disse a loirinha, antes de deixar Dourado seminu. “Minha cama é muito mais gostosa”, disse, convidando o lutador para o quarto da líder. “Fu...”, exclamou Dourado. “Foi a caps lock (a tecla que se usa para digitar as letras em maiúsculas)”, completou.

Ao voltar para Bial, o apresentador dirigiu-se a Fernanda e avisou: “Minha obrigação é dizer que preciso achar um namorado para você.” Assim se adapta um roteiro no BBB.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Compartilhe:

    Crítica

    Hospedagem: UOL Host