Big Brother Brasil 10Crítica

14/02/2010 - 21h02

O "Mané no bom sentido" e o Mané sem sentido

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
  • Reprodução/TV

    Eliéser (esq) e Cadu (dir) são fortões, mas seguem caminhos diferentes no BBB 10

Com Dourado dominando a cena no papel de troglodita do BBB, os demais fortões foram obrigados a se reinventar. Alex, eliminado há uma semana, optou pela tática do enfrentamento agressivo, que não deu certo. Eliéser e Cadu, os dois outros fortões na casa, tentam seguir caminhos diferentes.

Dia desses, Eliéser estava arrumando o biquíni de Cacau quando bobeou e deixou os seios da menina à mostra. “O Brasil inteiro viu e você não viu, Mané”, observou Pedro Bial, ecoando um pensamento na cabeça de muita gente. Rapidamente, porém, o apresentador corrigiu: “Mané no bom sentido”.

Por alguns dias, o Brasil discutiu, em fóruns na Internet, em blogs e pelo Twitter esta questão fundamental para a humanidade: o que seria um “Mané no bom sentido”? Diz o Houaiss que “Mané” é sinônimo de “indivíduo sem capacidade, pouco inteligente; bobo, paspalhão, tolo”. No “bom sentido” seria o sujeito com essas características, mas bem intencionado?

Outro dia, Eliéser foi flagrado por Cacau lambendo o prato que acabara de comer. Aparentemente chocada, a menina repreendeu o modelo. Sua resposta foi de uma candura comovente. “Mas em casa eu faço isso”.

Pensando nisso tudo, tento entender o voto de Eliéser, o líder da semana, em Lia. Quando todo mundo esperava um voto em Angélica, ele resolveu surpreender e mexer com a maior encrenca da casa – por ela “estar criando muitos atritos”. Como assim? O que ela fez? Explica isso direito, Eliéser!

Personal trainer, o enorme Cadu parece em casa no BBB. Orienta os confinados na sala de ginástica, faz massagem nas costas de Serginho, é gentil com todo mundo, e provoca suspiros por onde passa. Maroca brincou de tentar agarrá-lo por algumas semanas. Sem sucesso. Educadamente, o macho rejeitou a “alegria do proletariado”.

O fã-clube de Fernanda torce por um namoro de Cadu com a loirinha, mas ele dá a entender que não quer. Elenita sentiu alguma coisa no ar quando justificou ter escolhido os dois para enfrentarem juntos um castigo esta semana. O fortão e a loirinha ficaram revoltados. “Eu e ela temos pessoas lá fora”, disse Cadu.

O fortão aproximou-se mais, até agora, de Lia. No início, parecia segurança dela. Com o tempo, passou a agir como secretário da dançarina. Amigas minhas que assistem ao programa não concordam com esta visão. “Cadu é o homem que toda mulher gostaria de ter em casa”, dizem. Pode ser...

O personal trainer tenta, com frequência, teorizar sobre os golpes e contragolpes que rolam no programa. Suas aulas, quase pueris, têm como platéia justamente os mais espertos do seu clã no BBB – Dourado, Lia e Fernanda. “Ele tem motivo para votar em você? Não. Você tem motivo para votar nele? Tem. Então, pronto. O Brasil vai ver isso, entendeu?” Entendi, Cadu.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Compartilhe:

    Crítica

    Hospedagem: UOL Host