Max Porto: Tamires foi de uma das favoritas à vergonha dos desistentes

Max Porto

Max Porto

Especial para o UOL
  • Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

    Tamires não aguentou e deixou o "BBB15"

    Tamires não aguentou e deixou o "BBB15"

"Se você soubesse quem você é? Até onde vai a sua fé? O que você faria? Pagaria pra ver?". O tema de abertura do "Big Brother Brasil" resume todo o conceito do jogo e poucas pessoas percebem isso. O que estava iminente, finalmente aconteceu. Faltava apenas saber quem sairia. Eis que Tamires arruma as malas e desiste do "BBB15".

A nova temporada do "BBB" começou com a promessa de ser a melhor de todos os tempos. No meu ponto de vista, um tremendo tiro no pé! Como prever o sucesso de algo, ainda mais com tantos fatores mutáveis? O "BBB15" pode não ter se tornado ainda o melhor de todas as 15 edições, mas já entrou para a história por conta da desistência de uma de suas participantes
 
Tal evento ratifica quase tudo aquilo que venho falando aqui desde que estreei esta coluna. Compartilhei com vocês a minha percepção a respeito do quão é arriscado prever resultados, o favorito de hoje pode ser o vilão de amanhã, pois seres humanos são instáveis e imprevisíveis. Dividi com vocês também a minha indignação com desertores ou simplesmente aqueles que fraquejam ao ponto de pensar em desistir. Tamires saiu da condição de ser uma das favoritas para entrar para o grupo vergonhoso dos desistentes.
 
Tamires defendeu um belo discurso de "Eu desisti pois eu percebi que não vale tudo por R$ 1,5 milhão, estar com minha família não tem preço". Mas precisou entrar, depois de muita batalha, e se sacrificar lá dentro em vão para perceber isso, anjo?
 
Tenho certeza de que a cirurgiã-dentista se arrependeu amargamente ao saber que era forte candidata ao grande prêmio assim que saiu da casa. Será por muito tempo atormentada pela maldição do "se". E se eu tivesse ficado? E se eu tivesse tido um pouco mais de coragem? E se eu tivesse respirado fundo e segurado mais a minha onda? Inevitável pensar nisso e não enlouquecer, ainda mais tendo a certeza da aceitação de boa parte dos fãs do "Big Brother". Tamires tem mais é que se agarrar nesta ideia de que está muito melhor aqui fora, de volta a sua zona de conforto, do que lá dentro sofrendo a terrível e insuportável tortura do confinamento forçado. Porque, se ficar pensando na ideia fixa de como teria sido se tivesse ido além do seu processo de autofalência, com certeza iria surtar de vez.
 
Me pergunto neste momento qual teria sido o discurso de Tamires durante o processo seletivo que convenceu os psicólogos e diretores do programa. Pior: como conseguiu camuflar toda essa fragilidade com relação a sua imagem? Esse sim é um grande mérito.
 
Tamires foi sim irresponsável, pois agora todo o jogo (e aqueles que estão lá dentro) está indefinido. Sua deserção influencia o rumo do jogo e o de todos os que seguem resistentes diante da pressão quase desumana do "BBB". 
 
Divulgação/TV Globo
Novidade no "BBB9', o quarto branco causou a eliminação de Leonardo (centro). Já Newton (à dir.) e Ralf (à esq.) passaram ilesos pela experiência
Até entendo que bata uma fraqueza, afinal somos humanos e frágeis. Porém, estamos aqui justamente para superar nossos limites e seguir adiante. Na minha edição, eu testemunhei o drama de alguém que pensou em desistir. Todos deram forças para Leo Jancu e conseguimos fazê-lo desistir de sair. Infelizmente, ele acabou sendo selecionado aleatoriamente para o Quarto Branco, onde se viu obrigado a desistir, saindo do "BBB" sem glórias. 
 
Tal evento nos deixou apavorados e aos prantos. Muitos de nós da 9ª edição lamentamos e entramos em luto por ele. Essa sensação é pavorosa, o abatimento e desmotivação para o jogo é inevitável, mas logo em seguida entendemos que, assim como na vida, o jogo tinha que continuar, tínhamos que seguir adiante. Sei exatamente como todos da 15ª edição se sentiram diante da saída de Tamires.
 
O esporro motivacional do "chefe" sintetiza tudo isso! Concordo plenamente com a postura da direção do programa em banir Tamires de todos os benefícios pós-"BBB". Por mais que a eliminação seja dolorosa, pelo menos resta o consolo de ter tentado e dado o melhor de si até o final. Ainda existe o respeito por aqueles que "morrem" tentando em batalha. 
 
Como sempre digo, o "BBB" é um desafio mental acima de tudo. Não existe maior e pior inimigo do que você mesmo. Meu maior orgulho por ter vencido o "BBB" foi por ter provado para mim mesmo que eu conseguiria e consegui. Infelizmente, Tamires nunca terá esta emoção, pelo menos não diante de milhões de testemunhas. Lamento profundamente que Tamires tenha perdido a chance da sua vida pra si mesma, que tenha falhado diante do inferno que se criou dentro da sua cabeça. Por não ter tido a sabedoria e paciência suficientes para se manter na disputa.
 
Me mantenho, assim como todo o Brasil, curioso sobre os novos rumos do "BBB15" e desde já desejo sorte para quem for substituir Tamires e para todos aqueles que se mantêm firmes na guerra contra o tédio dentro daquela casa insana.
 
Segue o jogo! Até o próximo!
 

Max Porto

Campeão do BBB 9, artista plástico, roqueiro, pai da Luna. Atualmente sou gerente de comunicação estratégica da maior rede de casas noturnas do Brasil.

UOL Cursos Online

Todos os cursos