Max Porto: Ameaça de desistência de Mariza expõe fraqueza sob pressão

Max Porto

Max Porto

Especial

"Pede pra sair! Pede pra sair", gritava Capitão Nascimento durante o árduo processo de recrutamento dos "caveiras" em "Tropa de Elite", seguidos de sonoros tapas na cara. Muitos devem ter se perguntado o porquê de tudo isso, e a resposta se torna óbvia quando se entende que o processo seletivo tem que ser extremamente rigoroso, pois estar numa realidade tão arriscada é somente para os mais fortes. Bravos guerreiros são forjados na base da pressão!

Ainda falando de cinema, lembro-me claramente de dois filmes que foram fundamentais no meu preparo psicológico dentro do processo rigoroso de seleção do "BBB": "300" e "Um Sonho de Liberdade".
 
Na antiguidade, os espartanos adotaram um processo de seleção chamado agogê. Somente as crianças mais fortes e saudáveis poderiam crescer dentro do regime espartano, os meninos não primogênitos eram obrigado a entrar em treinamento militar com 6 anos de idade para se tornarem os melhores soldados da história. Em "Um Sonho", um homem foi preso injustamente e durante décadas teve a persistência e paciência suficientes para sobreviver dentro do confinamento da prisão e bolar um plano de fuga perfeito na busca da realização do seu sonho de liberdade.
 
Quem se dispõe a entrar no "Big Brother Brasil" e não tem a consciência de que está indo para a guerra ou que o confinamento é uma experiência dolorosa e rigorosa já perdeu! Nos meus 11 dias de total reclusão dentro daquele quarto de hotel, onde só havia uma cama, eu determinei na minha cabeça que aquele seria o meu agogê e que, assim como o Sr. Dufresne, personagem principal de "Um Sonho de Liberdade", eu trabalharia a minha mente para ter o autocontrole além dos meus limites. Essa me parecia a única solução. Portanto, como aceitar alguém que passa por todo esse processo seletivo intenso e, quando já está dentro da casa, vivendo o sonho, pensa em desistir? Eu não aceito.
 
Na última festa, Garagem, Mariza, claramente desgastada pela rotina massacrante e numa terrível crise de abstinência de nicotina, disse que iria desistir do "BBB15". Pediu arrego, jogou a toalha, amarelou, se acovardou e deixou que suas fraquezas a dominassem numa nítida situação de derrota para si mesma.
 
Antes de entrar na casa mágica, a produção nos explica como funciona a desistência. São muito didáticos com relação a isso e, ao assistir Mariza pedindo para sair na despensa da casa, me pareceu um belo golpe de vitimização, numa tentativa de sensibilizar o público. Não pode ter sido sério, já que todos ali dentro sabem que esse pedido tem que ser feito dentro do confessionário.
 
Desertores em qualquer batalha ou disputa levam consigo a vergonha e a desonra. Qualquer combatente busca acima de tudo o triunfo e o sacrifício é o preço a ser pago para se obter a vitória. Quem imagina a possibilidade de desistir já prova não merecer a glória. Mariza perdeu pontos preciosos comigo por demonstrar tamanha vulnerabilidade
 
Torcia por ela pelo fato de ser o coringa do jogo, tenho fascínio por aqueles que levam desvantagem pois esses têm chances superiores de se reinventar e escrever belas histórias de superação. Mariza começou o "BBB" assim, com total descrença e provou seu valor já na primeira prova de resistência desta edição.
 
O rigor na seleção do "BBB" tem com base garantir que todos os eleitos tenham condições psicológicas suficientes para encarar todos os duros desafios dessa missão. Toda uma logística e planejamento são feitos em cima dessa garantia e, quando algum dos participantes desiste, quebra tudo isso. Essa garantia é consolidada após muitos tapas na cara, assim como os do Capitão Nascimento – só que verbalmente, a cadeira elétrica é a essência disso, passar por ela prova que você tem planas condições de pisar naquela casa. Só os fortes sobrevivem
 
Assisti a uma entrevista do Bial assim que Rogério, bailarino de Recife, desistiu ainda no hotel este ano. O apresentador explicou o sentimento de toda a equipe: "Nos sentimos traídos". Entendo perfeitamente. O candidato faz de tudo para te convencer que merece estar no "BBB" e se compromete ir além dos seus limites, daí, por conta da falta de cigarros ou saudade da família, o cara desmorona e quer voltar para sua zona de conforto. De fato, decepcionante.
 
Como sempre digo, toda escolha traz consequências. Tenha consciência disso, abrace o desafio e vá adiante, doa a quem doer. Medo, insegurança, saudade, fome, fraqueza todos nós sentimos, mas o soldado, o guerreiro não pode se dar a esse luxo! Erga-se e siga adiante! Motive-se ciente de que todo sacrifício é recompensado. E, com propriedade, afirmo: não há nada melhor do que sentir na alma o orgulho de chegar lá! 
 
Torço por todos lá dentro, pois o que mais me fascina é ver os novatos indo além. Espero que todos encontrem dentro de si a força que precisam para dar o melhor. Com isso, todos ganham, principalmente quem assiste! 
 
O "BBB" é um sucesso há 13 anos porque nele pessoas comuns conseguem se projetar, se inspirar. Sabendo que alguém como você pode viver aquele sonho e através dele provar ao mundo as suas capacidades, portanto novatos, não nos decepcionem e nos orgulhem mostrando o que vocês tem de melhor!!!
 
Até o próximo, turma!

Max Porto

Campeão do BBB 9, artista plástico, roqueiro, pai da Luna. Atualmente sou gerente de comunicação estratégica da maior rede de casas noturnas do Brasil.

UOL Cursos Online

Todos os cursos