"Será que a gente falou besteira?", diz Angela após aula sobre HIV

Do UOL, no Rio

Os participantes do "BBB14" receberam nesta quinta-feira (20) a visita da médica infectologista Rosana Richtmann, que deu uma aula sobre o vírus HIV. Depois de ouvirem sobre formas de contágio do vírus e sobre a Aids, os confinados ficaram curiosos sobre o motivo da entrada da especialista na casa. "Será que a gente falou besteira?", perguntou Angela.

O esclarecimento da médica veio depois que entidades que defendem pessoas que vivem com HIV exigiram uma retratação da Globo por uma conversa exibida no programa da última sexta-feira (14).

Na ocasião, Cássio e Angela, observados por TatieleClara e Vanessa, travaram o seguinte diálogo: "O que o governo gasta com remédios para os portadores de Aids, se ele gastasse apenas três vezes mais, em 40 anos acabaria a Aids no mundo. Porque daria remédio para todas as pessoas. Quem já tem, geralmente não dura mais de 40 anos, falecem, e a Aids acaba", disse o gaúcho. "Vamos matar todo mundo", sugeriu Angela, reclamando ainda que "um idiota foi transar com um macaco".

A infectologista não informou aos confinados o motivo de sua visita, mas enfatizou que os portadores do vírus HIV podem levar uma vida normal.

A médica deu como exemplo uma sala de aula. "Vamos supor que tenham 80 alunos na sua classe. Tem chances de algum deles ter o vírus do HIV? Lógico que tem. Você vai saber algum dia? Não, só se eventualmente ele quiser te contar. Felizmente, as pessoas hoje estão vivendo numa excelente qualidade de vida. Como eu falei para vocês, a cura a gente ainda não tem, mas o controle da doença a gente tem".

E orientou os brothers para não falarem o que não têm certeza. "Vocês e todo mundo que está nos ouvindo, nós temos uma responsabilidade social de dar uma informação correta. Se caso você tiver dúvida sobre o HIV ou outras coisas, o que você tem que falar para a sua amiga é: 'procure um médico'. Procure uma assistência, porque às vezes as pessoas ficam com mitos, então quanto mais claro a gente for com nossos filhos, com adolescentes, mais claro vai ser isso. Eles têm que entender a transmissão para eles darem importância ao uso da camisinha.

Angela
Angela

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos