Grafiteiro veterano e artista estreante na Globo dividem decoração do "BBB"

Bruna Nastas

Do UOL, em São Paulo

A casa do "BBB" foi repaginada para a 14ª edição do reality show. Além do colorido das paredes e da área externa – a sala foi pintada de cor-de-rosa e tem detalhes em estampa de zebra, por exemplo –, o espaço conta com um painel feito pelo grafiteiro e artista plástico Rui Amaral e com esculturas de animais da artista plástica Vânia Braga.

O felino da piscina, a pantera amarela que enfeita o corredor e os hipopótamos da sala são obras de Vânia. Filha de artista plástico e com mais de 30 anos de carreira, ela é uma estreante na Rede Globo. "No dia 29 de outubro, inaugurei a escultura 'Maternidade' no Aeroporto de Confins (MG). Na mesma tarde, recebi um e-mail da Rede Globo com um convite de Luiz Fernando Cardoso [diretor de arte do "BBB"], dizendo que tinham visto diversas imagens de bichos, mas que haviam gostado das minhas peças", lembra Vânia em entrevista ao UOL.

A artista conta ainda que foi recebida com carinho pela equipe do programa e que agora tem recebido elogios do Brasil inteiro. "Tenho recebido e-mails do Brasil inteiro. Acho que as peças ficaram bem legais dentro do reality. A exposição das minhas obras no programa deu um 'upgrade' na minha carreira. Agora tenho recebido e-mails de Manaus, Rio Grande do Sul e outras cidades procurando minhas peças", diz.

Grafite de veterano
Rui Amaral já é veterano dentro da casa mais vigiado do Brasil. Um dos principais nomes do movimento grafite no Brasil, o paulista também trabalha com desenho animado, pinturas e instalações. "Eu trabalho na Rede Globo há muitos anos. O Boninho é meu parceiro, somos amigos desde criança. Já trabalhei no 'Perdidos na Noite' e no quadro Sufoco, do 'Domingão do Faustão', que foi um piloto do 'BBB'. Mas também já trabalhei com cantores como Roberto Carlos, Marisa Monte e a banda Capital Inicial", conta.

Como um dos pioneiros no grafite, Rui conta que já chegou a ser preso por conta da sua arte. "Na época, as pessoas não entendiam o movimento artístico. Uma hora estou dentro da Cracolândia e outra dentro do Projac. Meu trabalho é muito bacana e ao mesmo tempo complicado", diz o artista, que já desenhou aproximadamente 10 painéis para a casa do "BBB". "Eu tenho liberdade total com a equipe, os diretores do programa são meus amigos. Tenho carta branca. O bacana de lá é que me sinto em casa", conta.

Nesta edição, Rui fez um painel do Bicudo, um personagem que nasceu do grafite. "O Bicudo eu inventei em um bar quando estava com John Howard [americano conhecido como Dinossauro do grafite]. Ele já chegou a virar até desenho animado", diz.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos