Globo pode ter sinal cortado por "excesso" no BBB; emissora acusa concorrentes de repetirem imagens do PPV

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Globo

    Daniel e Monique namoram após festa (15/1/12)

    Daniel e Monique namoram após festa (15/1/12)

A suspeita de estupro entre participantes do "BBB12" levou o Ministério das Comunicações a avaliar se a TV Globo infringiu algum dos preceitos do Código Brasileiro de Comunicações, que "não permite a transmissão de palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico” (Lei 4117, de 1962).

"Sabemos que passou no pay-per-view, mas não sabemos se foi exibido na TV aberta. Precisamos ter certeza se realmente a lei foi infringida, se sim ou não. Em caso positivo, o Ministério vai instaurar processo de apuração de infração, e as sanções podem envolver multa e até mesmo a interrupção dos serviços", explicou o assessor. Segundo a assessoria do Ministério das Comunicações, o caso está em avaliação deste segunda-feira (16), antes da polícia abrir inquérito para apurar se  houve ou não estupro.

Independentemente se foi considerado estupro ou não, o Ministério das Comunicações diz que é responsável pela fiscalização de conteúdo das emissoras de TV aberta. Já a Globo afirma que as imagens em questão só foram exibidas no pay-per-view (TV por assinatura) e agora estão sendo repetidas pelas emissoras concorrentes.

O Ministério solicitou à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para análise. Se estiverem "em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão", será instaurado um processo e, entre as sanções cabíveis está a interrupção dos serviços.

A Anatel, que fiscaliza o conteúdo veiculado pelas emissoras de TV por assinatura, declara que não tem competência legal para atuar no caso. "Faremos apenas a coleta das imagens para remessa ao Minicom, que tocará o processo", informou o assessor. A operadora (de TV paga) não teria responsabilidade sobre o conteúdo da programação e, se veiculou algum conteúdo impróprio, não pode ser alcançada pela ação regulatória da Anatel, cabendo apenas ao Ministério das Comunicações uma ação de regulação do conteúdo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos