"É aceitável segurar a urina por 30 horas", diz nefrologista sobre prova do "BBB12"

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Kelly e Jakeline se abraçam após passarem 30 horas na primeira prova de resistência do "BBB12" (11/01/12)

    Kelly e Jakeline se abraçam após passarem 30 horas na primeira prova de resistência do "BBB12" (11/01/12)

Segurar a vontade de urinar foi fator determinante para a vitória de Kelly na primeira prova de resistência do "BBB12", que entrou para a história do programa como a mais longa já disputada no reality show.

O desafio, que valia a imunidade na primeira votação e um automóvel, exigia que os participantes ficassem fechados dentro de um carro sem comer, beber, dormir ou urinar. Após 30 horas, Jakeline desistiu alegando estar apertada para ir ao banheiro e entregou a vitória para Kelly.

De acordo com o Dr. Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, as participantes conseguiram controlar a vontade de ir ao banheiro porque não ingeriram alimentos e bebidas durante o período da prova. "Habitualmente, se nada for ingerido, o organismo produz 300 ou 400 ml de urina por dia. É uma quantidade pequena, que não chega a encher a bexiga, causando dores", explicou o médico. "É difícil precisar quanto tempo uma pessoa consegue aguentar sem urinar, mas, para pessoas saudáveis é aceitável segurar a urina por 30 horas", afirmou.

Para o médico, Kelly e Jakeline ainda se beneficiaram de um fator cultural para não sucumbir às necessidades fisiológicas. "Elas tiveram uma vantagem psicológica em relação aos homens. As mulheres são mais controladas porque resistem a usar banheiros públicos e não se aliviam na rua como os homens", explicou

Santos ainda alertou que segurar a urina nunca é recomendado. "O que aconteceu com elas é o mesmo que ocorre com pessoas que se perdem no deserto. A urina que vai sendo produzida é muito concentrada e controlar a vontade continuamente pode até causar insuficiência renal", alertou o médico. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos