Num jogo como o "BBB", não basta ser justo, é preciso parecer justo

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

Para um programa que classificou como “o amor é lindo” um caso de suspeita de estupro, não chega a surpreender a falta de transparência com que voltou a lidar com seus próprios erros e problemas nesta semana de Carnaval.

Quarenta e oito horas depois da prova que definiu Yuri como o líder da semana, a direção do “BBB12” identificou “um erro nos dados fornecidos” aos candidatos e “invalidou o resultado”.

O erro referia-se a uma característica do produto que patrocinava a prova. Ou seja, além de indicar como vencedor alguém que não merecia o prêmio, promoveu propaganda enganosa durante a disputa.

Constatado o erro -  grosseiro num programa do porte do “BBB” -, haveria várias maneiras de lidar com ele. Como de hábito, Boninho optou pela mais simples, do seu ponto de vista, pouco se importando com os participantes e o público.

De quem foi o erro? Pedro Bial não informou. Como corrigi-lo? A prova poderia ser inteiramente anulada – uma solução aceitável, mas drástica. A disputa entre Yuri e Fabiana, onde ocorreu o erro, poderia ser anulada e refeita – a solução mais justa, na minha opinião.

A opção escolhida foi dizer que os dados estavam errados e que, na verdade, Fabiana deveria ter vencido Yuri, e não o contrário. Houve uma encenação de disputa entre os dois, mas Bial já sabia qual seria o resultado.

Quarenta e oito horas depois de proclamado o resultado, em poucos minutos, sem explicar direito, Bial notificou os candidatos do erro e inverteu o resultado, deixando todos perplexos.

De fato, corrigiu-se uma injustiça, mas sem deixar muito claro para ninguém o que, de fato, ocorreu. Se o objetivo era criar uma polêmica, ponto para Boninho. Mas, a esta altura, esta é uma polêmica que apenas ajuda a corroer a credibilidade do programa.

Parafraseando a célebre frase sobre a mulher de César, num programa que é um jogo, não basta ser justo, é preciso parecer justo.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos