Bial vê 'guerra' com quem assiste, mas não gosta do 'BBB'

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Crítico do UOL
  • Reprodução

    "O BBB revela muito mais sobre quem vê do que sobre vocês que estão aí para ser vistos", disse Bial aos confinados momentos antes de anunciar a eliminação de Ronaldo

    "O BBB revela muito mais sobre quem vê do que sobre vocês que estão aí para ser vistos", disse Bial aos confinados momentos antes de anunciar a eliminação de Ronaldo

Num discurso claro e coerente, artigo cada vez mais raro no “BBB”, o apresentador Pedro Bial aproveitou a eliminação de Ronaldo para se dirigir ao público do programa, a respeito de quem fez várias considerações interessantes. Sem poesia.

Primeiro, Bial esclareceu que seus discursos de eliminação, quase sempre incompreensíveis, não são dirigidos aos candidatos. “Parte do público acha que quando faço o discurso de eliminação estou me dirigindo a vocês”, disse aos confinados. “Vocês funcionam como uma cortina de filó, uma transparência entre mim e eles (o público)”.

O apresentador, então, manifestou estranheza com o fato de existir uma parcela do público que assiste ao “BBB” mesmo não gostando do reality show. “Este programa é tanto que ainda suscita mais que espectadores. Espectadores assíduos, divididos entre a favor e contra, acreditem”, disse, antes de ironizar. “Na 12ª edição!!!”

Na visão de Bial, esta parcela do público vê o programa como se estivesse participando de uma guerra. “Contra ou a favor não deixam de assistir, como se fosse guerra fria, como se não fosse um programa de televisão.”

Em seguida, o apresentador concluiu: “E é verdade. Não é só um programa de televisão. É um espetáculo de natureza humana que, ao contrário do que rumina o senso comum, sem dúvida revela muito mais sobre a natureza de quem espia do que de quem é espiado”, disse. “Revela muito mais sobre quem vê do que sobre vocês que estão aí para ser vistos.”

Gostaria de comentar dois aspectos do discurso. Primeiro, que acho normal parte do público assistir ao “BBB” mesmo não gostando do programa. O próprio Bial contou no “Altas Horas”, de Serginho Groisman: “Eu gosto de ver coisa ruim na televisão. Os piores programas. É onde eu aprendo mais”. Ao que Boni, que estava presente, o interrompeu: “Quer dizer que você assiste o BBB!?”. Risos gerais…

Concordo inteiramente com Bial quando ele diz que o “BBB” revela muito mais sobre quem assiste ao programa do quem sobre quem está confinado. Mais do que espiar, o prazer de um reality show de confinamento é a possibilidade de julgar o outro. E, ao julgar, o público revela seus valores, suas preferências, seus preconceitos.

Só acrescentaria algo ao discurso de Bial. Tanto quanto sobre o público, o “BBB” também revela muito sobre quem faz o programa, em especial sobre quem seleciona os participantes, edita, dirige e apresenta o reality show.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos