Sem foco e com a libido em alta, BBBs se comportam como se estivessem em festa de final de ano da firma

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • Reprodução/TV Globo

    Laisa e Yuri, um dos casais formados no "BBB12"

    Laisa e Yuri, um dos casais formados no "BBB12"

O acontecido entre o Daniel e a Monique está dando o que falar. A questão ética está sendo discutida e a policia já está cuidando dessa parte. Mas eu quero fazer uma análise de uma dinâmica que está acontecendo na casa: uma boa parte dos participantes está sem foco e as conseqüências negativas já podem ser observadas! Muitos deles estão paquerando todo mundo sem prestar atenção ao que realmente importa.

Ser irresponsável a ponto de beber além da conta, buscar sexo impulsivamente em um jogo com o prêmio de uma montanha de dinheiro e uma oportunidade ímpar de criar uma imagem de alguém especial é um retrato do que muitas pessoas fazem com as suas carreiras.

No inicio da competição, todos os participantes da casa falam em chegar à final e ganhar o grande prêmio, mas o que vemos são atitudes que mostram que alguns deles já perderam o rumo.

Lógico que cada um deles estudou a dinâmica do programa e a própria personalidade para criar a sua estratégia. Não se iluda: ninguém é bobinho ali! O João assumiu o papel da pessoa que cuida de todos. A Jakeline deixou de ser chorona para poder sobreviver. O Jonas já se arrependeu de estar com a Renata porque quer estar a vontade para jogar melhor.. Mas o que mais me chama a atenção é que muitas pessoas estão deslumbradas com os corpos , as sombras e cores e se esquecendo do jogo.
 

Olhando o comportamento das pessoas no programa, lembro das festas de fim de ano nas empresas: gente que bebe muito, fala o que não deve, faz o que não pode e esquece que todo o seu departamento também está na festa

As mulheres estão falando muito sobre os homens, quem é o mais bonito, o mais interessante, os seus prediletos. E é claro que os homens não estão fazendo outra coisa: também atirando para todos os lados. Os olhares de sedução brotam o tempo todo.

Até concordo que montar casais pode fazer parte de uma estratégia, mas parece que a libido alta está tomando conta das decisões de muitos participantes. E aí tem o risco fatal: perder o foco do objetivo final.

Qual deveria ser o objetivo dos participantes do jogo: ganhar o prêmio ou atacar uma garota? Ser conhecido por ter uma estratégia ou por estar tão bêbado que não sabe o que aconteceu?

Olhando o comportamento das pessoas no programa, lembro daquelas festas de fim de ano nas empresas: gente que bebe muito, fala o que não deve, faz o que não pode e esquece que todo o seu departamento também está na festa – inclusive seus chefes. E o que era para ser uma simples confraternização vira uma exposição ridícula, que pode até mesmo comprometer a carreira do indivíduo na empresa.

Tenha certeza de que os excessos na festa de final de ano está custando a promoção de muita gente. Quando sair para vender, venda. Quando for contratar, contrate. Não se perca no meio do caminho.

Quando eu estava começando minha vida profissional, o Aristóteles Onassis era um dos empresários mais famosos e ricos do mundo. Ele disse algo em uma entrevista que eu nunca esqueci: “Eu sempre como bem antes de um almoço de negócios. Então, enquanto os outros prestam atenção na comida, porque estão com fome, eu levo o negócio para onde quero”.

Sempre antes de um almoço ou jantar de negócios, a minha equipe me prepara um lanche. Eu não deixo a fome me distrair. Geralmente nem toco no prato de comida, por mais interessante que possa estar.

Guarde esta frase: o seu foco tem de estar no seu objetivo. Não se distraia. Senão, ao invés de estar atingindo a meta, a pessoa corre o risco de ficar dando depoimentos à policia em vez de lutar para vencer a partida.

No "BBB" não é diferente: aquele que focar no objetivo de vencer o jogo e se mantiver caminhando nesse objetivo, sem dúvida, vai levar o milhão e meio!

E você? Tem foco nos seus objetivos ou deixa uma pessoa bonita te distrair?
 
PS: Por que a Analice saiu e a Jakeline ficou? Quando houver uma luta entre uma carpa e um tubarão, quase sempre o tubarão vai vencer!

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos