Por que Netinho e Fernanda desistiram do "BBB" antes mesmo de o programa começar?

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

Especial para o UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Netinho e Fernanda desistiram de participar do BBB12 ainda no hotel onde estavam confinados

    Netinho e Fernanda desistiram de participar do BBB12 ainda no hotel onde estavam confinados

Todo mundo já sabe que o Netinho e a Fernanda saíram do "BBB12".

Qual será a razão que leva uma pessoa a desistir de participar de um programa em que ela pode conseguir um monte de dinheiro, além de outras oportunidades incríveis na vida?

Então eu faço uma pergunta para você: “Será que você jogaria uma chance como essa pelo ralo? Desistiria de tudo, depois de já ter chegado até esse ponto?”

A resposta para isso não é tão simples como parece. E exige um bocado de questionamento interior. Afinal, as cobranças são muitas e a pressão é grande.

Mas, por que Netinho e Fernanda desistiram do "BBB" antes mesmo de o programa começar? Por que muitas pessoas abandonam seus projetos antes mesmo de darem a largada? Por que muitos atletas desistem do pódio logo nos primeiros passos de uma competição?

Existem dois principais motivos que identifico como razões para que as pessoas desistam de seus projetos:

Um grande campeão sabe que no caminho de um objetivo tem sempre encrencas e ele não gasta o seu tempo se torturando nem reclamando dos outros.

1.Algumas pessoas desistem quando descobrem que pegaram um caminho que não satisfaz.

Nesse caso, a pessoa descobre que o sistema e as regras, ou mesmo o trabalho que escolheu não são para ela – percebem rapidamente que os seus valores, desejos, sonhos e o que ela acha certo não vão ser respeitados. Então ela abandona o programa ou o emprego e parte para novas direções.

Nesse casos, sempre que você perceber que os seus valores vão ser massacrados é melhor sair e partir para outra

2.Outras pessoas desistem quando descobrem o trabalho e a pressão que vão ter de enfrentar para chegar onde querem.

Na verdade, ninguém desiste de um sonho.  As pessoas desistem das cobranças que vão ter de enfrentar no caminho do sucesso.

Logo que a primeira pressão acontece elas desistem: acontece assim com muita gente quando são promovidas ou quando montam o seu negócio. Acontece assim também na vida: vejam quantos casais se separam no começo do casamento!!!

A maioria das pessoas abandona seus projetos quando percebe que junto com a medalha olímpica vem um monte de treino, cobranças, dores. Daí vem o cansaço e o medo de não conseguir. É quando elas desistem de seus projetos, antes mesmo de começarem.

Essas pessoas não querem pagar o preço do sucesso. É como naquele ditado: “Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer para isso”.

Tenho visto muitas pessoas que abandonam seus sonhos por essa razão. No caso do "BBB", existe um teste forte em que os participantes têm de passar por um período de confinamento. Terão de ficar muito tempo com si próprios. E poucas pessoas aguentam isso - nem os piores criminosos resistem a um tempo de solitária.

Quando a pessoa está só, consigo mesma, milhões de vozes surgem em sua mente, mostrando os problemas que tem de enfrentar. E então bate o medo e o cansaço.

Na vida, sempre vai bater o cansaço no meio da jornada, na caminhada para realizar projetos grandiosos. A grande derrota, a verdadeira desgraça, é quando a pessoa desiste por causa disso.

Quando um corredor de maratona está na metade do percurso, bate o cansaço e vem à sua mente a frase “Eu não vou aguentar”. Se atravessa essa etapa em que se culpa pelos problemas, ele vai para a próxima etapa, em que culpa fatores externos, culpa seu técnico, culpa a organização do evento, reclama do tênis que não é o ideal, busca mil motivos para justificar uma derrota a que ele está se entregando.

Um grande campeão sabe que no caminho de um objetivo tem sempre encrencas e não gasta o seu tempo se torturando nem reclamando dos outros. Ele mantém focado em seu objetivo e trabalha forte para consegui-lo. Só quem passa dessa fase de provação extrema é que tem como continuar na luta e atingir o pódio.

O ano de 2012 está só começando. Então, se você tem um projeto grande na sua vida, tenha em mente que é bem provável que você vai ter de trabalhar sábados, domingos, feriados, madrugadas, e vai ter de se manter focado sem dar atenção para as dificuldades.

Não perca a oportunidade da sua vida, senão a sua mente vai cobrar muito o seu abandono.

Tenho certeza de que, se o Netinho e a Fernanda não tiverem o espírito muito forte, vão passar a vida inteira se perguntando "O que teria acontecido se eu tivesse participado do BBB?"

Não carregue dúvidas! Avance sempre.

Roberto Shinyashiki

Médico psiquiatra com doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP, viaja o Brasil e o mundo como palestrante, liderando seminários e atuando como consultor para empresários, políticos e esportistas. É autor de vários best sellers, entre eles “Sucesso É Ser Feliz” e “Problemas? Oba!” e já vendeu mais 6 milhões de livros. Saiba mais no site oficial do Shinyashiki

UOL Cursos Online

Todos os cursos